Avançar para o conteúdo principal

Amaro Antunes: “Início de época correu na perfeição”

Amaro Antunes voltou a entrar fortíssimo em mais uma temporada de ciclismo ao mais alto nível. O agora ciclista da W52-FC Porto abriu o ano de 2017 a rivalizar e imperar sobre a nata do ciclismo WorldTour, conquistando a etapa do Malhão na Volta ao Algarve. Dias mais tarde, arrecadou a segunda vitória na dura prova internacional lusa Clássica da Arrábida.

O novo ano significou novas cores para Amaro Antunes, que aos 26 anos ingressou na poderosa W52-FC Porto, após dois anos de franco crescimento na LA Alumínios-Antarte, equipa com a qual se impôs como um dos mais fortes contenders do pelotão nacional. As últimas três temporadas confirmaram o potencial demonstrado nas camadas de formação, tornando-se num dos principais rostos nacionais e forte candidato à conquista da prova rainha Volta a Portugal, terminando sempre entre os dez primeiros da geral.

De azul e branco, deu a pedalada de saída da presente temporada na Vuelta a la Comunitat Valenciana, conseguindo um notável pódio na etapa rainha com final no alto de 1ª categoria de Llucena del Cid, apenas superado por Merhawi Kudus (Dimension Data) e Nairo Quintana (Movistar Team). Fechou a competição espanhola em 20º da geral, partindo em seguida para a Volta ao Algarve.

Já em solo lusitano, entregou à equipa W52-FC Porto a primeira vitória da temporada no alto do Malhão, deixando atrás de si nomes como Tiesj Benoot (Lotto Soudal) e Michal Kwiatkowski (Team Sky), e terminou a Algarvia em 5º da geral. Rumou dias depois à segunda vitória na Clássica da Arrábida, prova inserida no Troféu Liberty Seguros, no qual ficou em 2º lugar. Alcançou ainda lugares cimeiros na Clássica Aldeias do Xisto (5º) e no Grande Prémio Mortágua (7º), sendo uma vez mais protagonista de um excelente início de temporada ao ocupar até ao momento o 2º lugar no Ranking Ciclista do Ano 2017, elaborado pela APCP - Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais.



Ao Cycling & Thoughts, Amaro Antunes falou sobre a estreia de sucesso na equipa W52-FC Porto.

“Acho que o início de época falou por si, correu tudo na perfeição. Tinha delineado com a equipa entrar bem mais uma vez na Volta ao Algarve. Fui para a Volta a Valência fazer um teste à minha forma física, aí vimos que tínhamos opções de chegar a um bom nível na Volta ao Algarve e apostámos tudo na etapa do Malhão. As coisas na etapa da Fóia não me correram na perfeição, mas no Malhão conseguimos a tão esperada vitória e isso deixou-me bastante feliz. Foi um início de época muito positivo para mim e para a equipa.”

Amaro Antunes é um corredor que se caracteriza por entrar bastante forte a cada início de temporada, em particular na Volta ao Algarve. O segredo, como nos revelou, está nas gentes algarvias, no sabor especial de pedalar na sua terra.

“Na Volta ao Algarve estou a correr em casa. É uma corrida junto daquelas pessoas que mais gostam de ciclismo e de mim. Este ano tive um apoio fenomenal no Malhão, tinha a estrada toda repleta de apoio desde cá de baixo até lá acima, tanto escrito na estrada como as pessoas a gritarem pelo meu nome. Fiz a primeira subida do Malhão com pele de galinha, porque cheguei lá e deparei-me com aquela multidão toda a gritar por mim.”

“Acho que isso é o que nos deixa orgulhosos, é o que faz com que o trabalho flua cada vez mais, com que trabalhemos com dedicação e, claro, estar no Algarve e conseguir uma vitória daquele nível foi fantástico. É isso que me motiva a preparar todos os inícios de época.”

O valor demonstrado nas épocas anteriores e o sucesso alcançado nos primeiros meses de 2017 acenderam os rumores de uma possível ida para o pelotão internacional. Amaro Antunes mostrou-se cauteloso sobre essa possibilidade.

“É natural agora falar-se disso. Depois do que fiz, tenho sido abordado constantemente pelas pessoas acerca do meu futuro. Neste momento, gosto de ter os pés bem assentes na terra. Estou focado na equipa onde estou, nas corridas que temos pela frente, nos objectivos a que ainda me propus e só depois de passar a Volta a Portugal, como as outras competições, irei pensar e decidir o que poderei fazer ou o que poderá estar à minha espera.”

Precisamente, a Volta a Portugal cumpre 90 anos de vida e a W52-FC Porto irá tentar vencer a prova pelo quinto ano consecutivo, contando com as edições ganhas ainda na estrutura designada OFM-Quinta da Lixa. Pela equipa venceram Alejandro Marque (2013), Gustavo Veloso (2014/2015) e Rui Vinhas (2016). Amaro Antunes desvendou-nos o papel a assumir na competição.

“Acima de tudo, é cumprir o que o director me propuser. Sabemos que o nosso líder para a Volta a Portugal é o Gustavo Veloso. Partimos para essa Volta com esse objectivo. Quanto a mim, estarei ao dispor do que a equipa me propuser, seja trabalhar, ter que atacar, ter que defender algo. Estarei às ordens do director desportivo.”

Desde a chegada do Futebol Clube do Porto ao patrocínio da equipa, tem sido falado o tema da subida ao escalão Profissional Continental.

“Era das coisas mais positivas que poderíamos vir a ter no ciclismo nacional. É algo que faz falta, que enriquecia o nosso pelotão e ia ser muito positivo para os ciclistas portugueses. De facto, já ouvi falar muito disso, não sei ao certo se irá para a frente ou não, mas como disse era algo muito benéfico para o ciclismo em geral e faço votos para que possa acontecer.”

Amaro Antunes cruzou a linha em 7º no GP Mortágua (© Helena Dias)

W52-FC Porto triunfou por equipas no GP Mortágua e obteve com Joaquim Silva o 2º lugar na geral (© Helena Dias)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.