Avançar para o conteúdo principal

David Rodrigues vence prova da Taça em Mortágua

Uma fuga de sucesso deu à equipa RP-Boavista a primeira vitória da temporada pelos pedais de David Rodrigues no 17º Grande Prémio Mortágua. Sobre a linha de meta bateu ao sprint o companheiro de fuga Joaquim Silva (W52-FC Porto) e a 5 segundos chegou o pelotão a alta velocidade com Samuel Caldeira (W52-FC Porto) a fechar o pódio da jornada. Antonio Angulo (LA Alumínios-Metalusa-BlackJack) segurou o comando da Taça de Portugal em Elite e Xuban Errazkin (RP-Boavista) em Sub-23.

Depois de erguer os braços para a vitória, David Rodrigues declarou ao jornal O Jogo: “Foi uma vitória arrancada a ferros. No final, eu e o Joaquim Silva trabalhámos para chegarmos com alguma vantagem sobre o pelotão e, no final, quase que ia sendo surpreendido por ele. Mas consegui arrancar a um palmo da roda e fiquei feliz. Toda a equipa trabalhou para conseguirmos esta vitória e, no final, fomos felizes.”

ÁLBUM DE FOTOGRAFIAS, AQUI

David Rodrigues vence sprint frente a Joaquim Silva (© Helena Dias)

O feriado de 25 de Abril em Mortágua reservou ao pelotão, composto por 146 corredores de 13 equipas lusas e 5 espanholas, um circuito com final à terceira passagem pela meta num total de 144 km. A dificuldade montanhosa do dia superou-se por três vezes na 3ª categoria de Felgueira.

Desde os primeiros quilómetros, a jornada ficou marcada por uma fuga de sete elementos, dos quais dois viriam a disputar a vitória. David Rodrigues (RP-Boavista), António Barbio (Efapel), César Martingil (Liberty Seguros-Carglass), Francisco Campos (Miranda-Mortágua), João Matias (LA Alumínios-Metalusa-BlackJack), Tiago Ferreira e Joaquim Silva (W52-FC Porto) chegaram a alcançar uma vantagem de 5m40s para um pelotão predominantemente comandado pela RP-Boavista. Um trio composto pelo jovem Gonçalo Santos (Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade) e dois corredores da formação espanhola Rias Baixas tentou durante vários quilómetros chegar ao grupo da frente, sem sucesso.

Com o final do dia a aproximar-se e o desgaste da contagem de montanha a produzir o seu efeito, a fuga de sete ficou reduzida a um trio na abordagem à derradeira passagem por Felgueira, a 10,5 km da meta. António Barbio não acompanhou Joaquim Silva e David Rodrigues no derradeiro esforço de levar a fuga à vitória da jornada, ficando a luta pela linha de meta entregue aos dois corredores.

A dupla acreditou até aos metros finais, mesmo tendo na sua roda os pedais do pelotão a toda a velocidade. David Rodrigues agarrou a primeira vitória da temporada, premiando a equipa RP-Boavista pelo controlo efectuado na corrida.

Após o dia em fuga, Tiago Ferreira conquistou a camisola da montanha e Francisco Campos a camisola das metas volantes. O colectivo da W52-FC Porto triunfou por equipas, seguida da RP-Boavista e Miranda-Mortágua. Entre os mais jovens do pelotão, Venceslau Fernandes (Liberty Seguros-Carglass) vestiu a camisola de melhor corredor de equipa de clube e Xuban Errazkin a da juventude.

Concluída a segunda prova pontuável da Taça de Portugal, em elite Antonio Angulo lidera com 155 pontos, seguido de Daniel Mestre (Efapel) com 132 e Domingos Gonçalves (RP-Boavista) com 108. Em sub-23 comanda Xuban Errazkin com 175 pontos, seguido de David Ribeiro (Liberty Seguros-Carglass) com 128 e Venceslau Fernandes (Liberty Seguros-Carglass) com 125.

A terceira e última prova pontuável da Taça de Portugal Elite/Sub-23 vai para a estrada nos dias 13 e 14 de Maio, na 3ª edição do Grande Prémio do Dão.

Classificação Geral [resultados completos]
1º David Rodrigues (Por) RP-Boavista 3:44:18
2º Joaquim Silva (Por) W52-FC Porto m.t.
3º Samuel Caldeira (Por) W52-FC Porto +5s
4º Antonio Angulo (Esp) LA Alumínios-Metalusa-BlackJack +5s
5º Daniel Freitas (Por) W52-FC Porto +5s
6º Daniel Mestre (Por) Efapel +5s
7º Amaro Antunes (Por) W52-FC Porto +5s
8º Domingos Gonçalves (Por) RP-Boavista +5s
9º Luís Fernandes (Por) Sporting-Tavira +5s
10º Xuban Errazkin (Esp) RP-Boavista +5s


David Rodrigues vence GP Mortágua (© Helena Dias)

Pódio do GP Mortágua (© Helena Dias)

Xuban Errazkin lidera Taça de Portugal em Sub-23 (© Helena Dias)

Antonio Angulo lidera Taça de Portugal em Elite (© Helena Dias)

Comentários

  1. Aqui a informação é sempre feita com o máximo rigor e quem lê estas crónicas fica a saber o que o que se passou nas provas. Eu gosto de ser bem informada e por isso acompanho este trabalho.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.