Avançar para o conteúdo principal

Antonio Angulo vence Volta à Bairrada e comanda Taça

O espanhol Antonio Angulo (LA Alumínios-Metalusa-BlackJack), de 25 anos, chegou este domingo ao comando da Taça de Portugal Elite/Sub-23 com a vitória da segunda etapa e da geral da 4ª edição da Volta à Bairrada – 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada. O conterrâneo Xuban Errazkin (RP-Boavista) destacou-se no comando da Taça em Sub-23.


“A ideia era discutir a Volta à Bairrada com o César Fonte. Mas vi-me na frente numa corrida louca, alcançando uma vitória há muito ambicionada”, comentou Antonio Angulo ao site da Federação Portuguesa de Ciclismo.

Antonio Angulo vence etapa e conquista Volta à Bairrada (© João Fonseca)

A derradeira jornada ligou o Luso a Pampilhosa do Botão em 170,3 km. A primeira fase do percurso contou com uma subida de 2ª categoria com 28 km pedalados, seguida de duas passagens pela 2ª categoria do Salgueiral, terminando com um circuito a encerrar o dia na quarta passagem pela linha de meta.

O dia ficou marcado por uma fuga de 13 corredores, incluindo Antonio Angulo, Samuel Caldeira (W52-FC Porto), Daniel Mestre (Efapel) e o fugitivo do dia anterior Domingos Gonçalves (RP-Boavista), que ainda tentou a sua sorte e foi alcançado nos derradeiros metros.

Antonio Angulo mostrou-se mais forte na chegada a Pampilhosa, conquistando o primeiro triunfo no seu ano de estreia no pelotão nacional e dando à equipa LA Alumínios-Metalusa-BlackJack a primeira vitória da temporada. Cruzaram a linha em seguida os lusos Samuel Caldeira (W52-FC Porto) e Daniel Mestre (Efapel), repetindo o 4º lugar do dia anterior Xuban Errazkin.

Na classificação geral da Volta à Bairrada, Antonio Angulo subiu ao lugar mais alto do pódio, seguido de Daniel Mestre a 8s e Xuban Errazkin a 11s, sendo o pódio da Taça ocupado por estes corredores igualmente nesta ordem com Angulo a totalizar 100 pontos, estando Mestre a 13 pontos e Errazkin a 20.

Entre os mais jovens do pelotão, Xuban Errazkin ocupa a liderança da Taça em Sub-23 com 100 pontos, seguido da dupla lusa César Martingil e Gaspar Gonçalves (Liberty seguros-Carglass) com 87 e 80 pontos respectivamente.

Nas demais classificações da Volta à Bairrada, Angulo venceu também a camisola dos pontos, Domingos Gonçalves a montanha, autarquias e metas volantes, César Martingil destacou-se em primeiro entre os ciclistas das equipas de clube. Por equipas, a vitória pertenceu à W52-FC Porto, seguida da Efapel e Louletano-Hospital de Loulé.

A próxima prova pontuável para a Taça de Portugal Elite/Sub-23 realiza-se no dia 25 de Abril, o 17º Grande Prémio de Ciclismo Mortágua.

Ainda este domingo, antes da chegada do pelotão Elite-Sub-23 a Pampilhosa do Botão, realizou-se a primeira prova da Taça de Portugal de Paraciclismo. Na classe D a vitória coube a João Marques (Academia Joaquim Agostinho/UDO), seguido de Ricardo Gomes (Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade). Na classe C4 o triunfo sorriu a João Monteiro (Mozinho-MTB-Vale da Aldeia-Martos-Hmed), em C5 Manuel Ferreira (Silva & Vinha/Adrap/Sentir Penafiel), em H4 André Sobreiro e em H3 João Pinto.

Antonio Angulo e Xuban Errazkin, líderes da Taça de Portugal em Elite e Sub-23 (© João Fonseca)

 
Resultados Etapa 2 [resultados completos]
1º Antonio Angulo (Esp) LA Alumínios-Metalusa-BlackJack 4:04:17
2º Samuel Caldeira (Por) W52-FC Porto mt
3º Daniel Mestre (Por) Efapel mt
4º Xuban Errazkin (Esp) RP-Boavista mt
5º Domingos Gonçalves (Por) RP-Boavista mt
6º Oscar Hernández (Esp) Louletano-Hospital de Loulé mt
7º Ricardo Mestre (Por) W52-FC Porto mt
8º David de la Fuente (Esp) Louletano-Hospital de Loulé mt
9º Rui Vinhas (Por) W52-FC Porto +9s
10º David Livramento (Por) Sporting-Tavira +9s

Classificação Geral Final
1º Antonio Angulo (Esp) LA Alumínios-Metalusa-BlackJack 7:29:08
2º Daniel Mestre (Por) Efapel +8s
3º Xuban Errazkin (Esp) RP-Boavista +11s
4º Domingos Gonçalves (Por) RP-Boavista +14s
5º Ricardo Mestre (Por) W52-FC Porto +18s
6º Rui Vinhas (Por) W52-FC Porto +45s
7º Oscar Hernández (Esp) Louletano-Hospital de Loulé +55s
8º David Livramento (Por) Sporting-Tavira +55s
9º David de la Fuente (Esp) Louletano-Hospital de Loulé +1:49s
10º Sérgio Paulinho (Por) Efapel +3:09s

______

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.