Avançar para o conteúdo principal

Vicente de Mateos conquista Troféu Liberty Seguros

O espanhol Vicente de Mateos (Louletano-Hospital de Loulé) venceu este domingo a Clássica Aldeias do Xisto e conquistou a geral do Troféu Liberty Seguros. O jovem Francisco Campos (Miranda-Mortágua) revelou-se o melhor sub-23 do Troféu e Sporting-Tavira a melhor equipa.

Vicente de Mateos conquista Troféu Liberty Seguros (© João Fonseca / UVP-FPC)

Na Clássica Aldeias do Xisto percorreram-se 140,6 km com partida na Aldeia da Barroca, Fundão, e chegada na Aldeia da Cerdeira, Lousã. No menu montanhoso, quatro prémios de montanha: Portela de Unhais (3ªcat km 43,8), Alto do Fajão (3ªcat km 56,9), Catarredor (1ªcat km 132,5) e chegada na Aldeia da Cerdeira (2ªcat).

O dia ficou marcado pela fuga de Hugo Sancho (LA Alumínios-Metalusa-BlackJack), Ricardo Mestre (W52-FC Porto) e Mario González (Sporting-Tavira), trio que não teve êxito e viu a aventura chegar ao fim à falta de 28 km.

O momento decisivo chegou à entrada da última subida, com Vicente de Mateos a lançar o ataque que o levou à conquista em solitário da Clássica Aldeias do Xisto. Completaram o pódio o italiano Rinaldo Nocentini (Sporting-Tavira), a 12s, e o norueguês Andreas Vangstad (Team Sparebanken Sor), a 15s.

Com este triunfo, Vicente de Mateos subiu em definitivo ao comando da geral, conquistando o Troféu Liberty Seguros com 130 pontos, competição composta pela Prova de Abertura, Clássica da Arrábida e Clássica Aldeias do Xisto. O vencedor da segunda prova Amaro Antunes (W52-FC Porto) ficou no 2º lugar com 125 pontos, seguindo de Sérgio Paulinho (Efapel) e Andreas Vangstad (Team Sparebanken Sor) com 120 pontos.

Na geral sub-23, o ex-líder e vencedor da primeira prova Francisco Campos (Miranda-Mortágua) revelou-se o melhor jovem com 75 pontos, seguido de César Martingil (Liberty Seguros-Carglass) com 65 pontos e Ivo Oliveira (Equipa Portugal) com 51 pontos.

Vicente de Mateos está a viver em grande forma este início de temporada, somando no seu palmarés o 2º lugar na quinta etapa da Volta ao Algarve, 3º no Trofeo Serra de Tramuntana, 4º na Clássica da Arrábida, 10º no Trofeo Andratx e 10º no Trofeo Porreres.

Resultados, Top 10 [resultados completos]

Vicente de Mateos (Esp) Louletano-Hospital de Loulé
3:58:34
Rinaldo Nocentini (Ita) Sporting-Tavira
+12s
Andreas Vangstad (Nor) Team Sparebanken Sor
+15s
Sérgio Paulinho (Por) Efapel
+21s
Amaro Antunes (Por) W52-FC Porto
+21s
Joni Brandão (Por) Sporting-Tavira
+24s
André Cardoso (Por) Equipa Portugal
+27s
Edgar Pinto (Por) LA Alumínios-Metalusa-BlackJack
+29s
Frederico Figueiredo (Por) Sporting-Tavira
+29s
10º
Tiago Machado (Por) Equipa Portugal
+29s

Ranking final Troféu Liberty Seguros, aqui



Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.