Avançar para o conteúdo principal

Amaro Antunes conquista Clássica da Arrábida

Amaro Antunes (W52-FC Porto) escalou para a vitória da Clássica da Arrábida, segunda prova pontuável do Troféu Liberty Seguros. Seguiu-se na meta a 2 segundos Sérgio Paulinho (Efapel) e Andreas Vangstad (Team Sparebanken Sor). A liderança do Troféu manteve-se no jovem Francisco Campos (Miranda-Mortágua), com igual pontuação a Amaro Antunes.

Amaro Antunes na Volta ao Algarve (© João Fonseca)

A Clássica da Arrábida ligou Setúbal ao Castelo de Palmela em 186,6 km, pontuados na segunda parte do percurso por cinco prémios de montanha, o último a coincidir com a meta: 3ª cat. (km 115,7), 3ª cat. Arrábida (km 132), 3ª cat. Alto das Necessidades (km 160,2), 3ª cat. Alto dos Barris (km 176,3) e 2ª cat. chegada a Palmela.

O jovem Francisco Campos (Miranda-Mortágua) partiu de amarela, depois de surpreender o pelotão na Prova de Abertura com um sprint vitorioso, que lhe garantiu o comando do Troféu Liberty Seguros.

Com 40 km percorridos formou-se a fuga do dia, composta pelo luso Samuel Caldeira (W52-FC Porto), Logan Owen (Axeon Hagens Berman), Dmitrii Sokolov (Lokosphinx), Pierrick Naud (Rally Cycling) e Trond Trondesen (Team Sparebanken Sor).

O quinteto manteve a sintonia até à entrada das dificuldades montanhosas, com Logan Owen e Trond Trondsen a destacarem-se na luta pela camisola da montanha. O jovem norte-americano, vencedor da penúltima etapa da Volta ao Alentejo, coroou os três primeiros prémios de montanha.

Na aproximação à penúltima subida, a dupla em fuga viu chegar à sua companhia Carlos Jimenez (Equipo Bolivia) e Matteo Dal-Cin (Rally Cycling). Na subida do Alto dos Barris, apenas Logan Owen e o canadiano Dal-Cin resistiram na frente.

Owen coroou novamente em primeiro a penúltima ascensão, garantindo a vitória da camisola da montanha, e a dupla partiu para os últimos 10 km de jornada com uma vantagem de escassos segundos para o pelotão, sendo alcançados antes da derradeira subida.

Amaro Antunes (W52-FC Porto) atacou aos primeiros metros da ascensão, escalando para a vitória em Palmela e assegurando desta forma a segunda vitória de um forte início de temporada, depois do triunfo no Alto do Malhão na Volta ao Algarve.

Por equipas o triunfo coube à Efapel, seguida da Sporting-Tavira e W52-FC Porto. Alexander Evtushenko (Lokosphinx) venceu as metas volantes.

O Troféu Liberty Seguros termina no próximo domingo, 12 de Março, com a realização da terceira e última prova pontuável, a Clássica Aldeias do Xisto.

Resultados, Top 10 [resultados completos]
Amaro Antunes (Por) W52-FC Porto
4:36:34
Sérgio Paulinho (Por) Efapel)
+2s
Andreas Vangstad (Nor) Team Sparebanken Sor
+2s
Vicente de Mateos (Esp) Louletano-Hospital de Loulé
+17s
Edward Dunbar (Irl) Axeon Hagens Berman
+21s
Manuel Sola (Esp) Caja Rural-Seguros RGA
+26s
Joni Brandão (Por) Sporting-Tavira
+31s
Frederico Figueiredo (Por) Sporting-Tavira
+36s
Igor Merino (Esp) Burgos BH
+38s
10º
Mario González (Por) Sporting-Tavira
+41s



Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.