Avançar para o conteúdo principal

Notícias Diárias Cycling & Thoughts

Nas Notícias Diárias Cycling & Thoughts deste domingo: Francisco Campos inaugura calendário luso com vitória; Quintana conquista Volta Valenciana, Amaro Antunes 20º; Diego Ulissi conquista GP Etruschi; Mantecón e Worst bisam em Lanzarote; Trek: acreditar nas bicicletas (Vídeo).


Francisco Campos inaugura calendário luso com vitória


Francisco Campos, de 19 anos, é o primeiro vencedor do calendário português de estrada. O jovem corredor da equipa de clube Miranda-Mortágua superou todo o pelotão, também composto por equipas continentais, e venceu a Prova de Abertura – Região de Aveiro, batendo ao sprint César Martingil (Liberty Seguros-Carglass) e Fábio Silvestre (Sporting-Tavira).

O primeiro confronto do ano juntou na Prova de Abertura, de 160,8 km entre Anadia e Ovar, um total de 15 equipas mais a Selecção Nacional, que se mostrou logo de início ao colocar em fuga o campeão mundial de maratonas Tiago Ferreira, que formou o trio na frente de corrida juntamente com os espanhóis Mario González (Sporting-Tavira) e o recém-chegado ao pelotão nacional Xuban Errazkin (RP-Boavista), jovem vencedor de uma etapa na Volta a Portugal do Futuro de 2016.

O trio em fuga superou os dois prémios de montanha de 2ª categoria, situados em Talhadas (km 91) e Sever do Vouga (km 103,9), após os quais ficou somente Errazkin na frente, resistindo à perseguição do pelotão até aos derradeiros 10 km.

O final decidiu-se com o esperado sprint, tendo a surpresa de ver os mais novos corredores a alcançarem os lugares cimeiros da geral. Francisco Campos estreou a camisola da Miranda-Mortágua com uma vitória sobre o vencedor da Taça de Portugal Sub-23 em 2016 César Martingil e o regressado ao pelotão nacional Fábio Silvestre.

Francisco Campos não só venceu a jornada, como também a camisola de melhor jovem, seguido nesta classificação por César Martingil e o internacional Ivo Oliveira (Axeon Hagens Berman), 5º na meta a correr pela Selecção Nacional. Esta é uma vitória que assenta bem à Miranda-Mortágua, equipa com novo patrocinador e novas cores em 2017.

Mario González (Sporting-Tavira) viu o esforço da fuga recompensado ao coroar as duas subidas do dia e conquistar desta forma a camisola de melhor trepador.

A RP-Boavista destacou-se na vitória por equipas, seguida da Liberty Seguros-Carglass e da Equipo Bolivia. Na geral das equipas sub-23, o triunfo recaiu na referida Liberty Seguros-Carglass, seguida da Miranda-Mortágua e da Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade.

Esta foi a primeira das três provas pontuáveis do Troféu Liberty Seguros, que regressa à estrada a 5 de Março com a Clássica da Arrábida e a 12 de Março com a Clássica Aldeias do Xisto. Antes, a competição no calendário português continua com a Volta ao Algarve, entre 15 e 19 de Fevereiro.

Classificação Geral, Top 10 [resultados completos, aqui]
Francisco Campos (Por) Miranda-Mortágua
3:53:25
César Martingil (Por) Liberty Seguros-Carglass
m.t.
Fábio Silvestre (Por) Sporting-Tavira
m.t.
Egoitz García (Esp) Equipo Bolivia
m.t.
Ivo Oliveira (Por) Selecção Nacional
m.t.
Luís Mendonça (Por) Louletano-Hospital de Loulé
m.t.
Daniel Sánchez (Esp) RP-Boavista
m.t.
Rafael Silva (Por) Efapel
m.t.
Luís Gomes (Por) RP-Boavista
m.t.
10º
André Crispim (Por) Liberty Seguros-Carglass
m.t.

Francisco Campos abre temporada com vitória (© João Fonseca)


Quintana conquista Volta Valenciana, Amaro Antunes 20º


Nairo Quintana (Movistar Team) conquistou a 68ª edição da Volta a la Comunitat Valenciana, ladeado na geral pela dupla da BMC Ben Hermans e Manuel Senni. O português Amaro Antunes (W52-FC Porto) fechou em 20º da geral, enquanto a vitória da última etapa sorriu ao francês Bryan Coquard (Direct Energie).

Quintana disse: “Estou muito feliz com esta vitória. Sabíamos que hoje não ia ser fácil e foi um dia de bastantes nervos, devido ao vento tão forte que fazia. Felizmente, tanto eu como a equipa estivemos muito atentos em todo o momento e, no final, não tivemos problemas para manter o maillot. Não penso que tenha sido um triunfo mais fácil do que outros. Depois de tantos meses sem competir, o contra-relógio por equipas foi um dia duro e com as diferenças que se marcaram pensávamos inclusive que seria complicado aceder à liderança. Os restantes dias não foram fáceis, sempre com vento, com tensão… Ontem talvez tenha sido menos difícil, porque cheguei muito completo à subida final, graças ao trabalho da equipa e assim pude terminar bem. O mérito é dos meus companheiros, que estiveram a proteger-me durante toda a semana.”

O colombiano acrescentou ainda: “A minha forma é parecida ao início de outros anos. Este ano temos em mente objectivos bem claros, que são o Giro e o Tour, e sabemos que acertar com a preparação será a chave. De momento, pensamos estar no caminho certo para chegar a 100% ali, mas isso não faz com que sempre que podermos ganhar o façamos. Sou um dos corredores que começa a ganhar em Janeiro ou em Fevereiro e que até à última corrida do ano tenta estar a um bom nível. Agora é recuperar um pouco e preparar o Tour de Abu Dhabi e a Tirreno-Adriatico, que serão as minhas duas próximas corridas.”

A última etapa foi encurtada para 51,2 km, dado as condições climatéricas pelo forte vento não se mostrarem propícias para o pelotão pedalar os iniciais 130,2 km. Diminuído o percurso, a fuga não tardou a aparecer pelos pedais de Iljo Keisse (Quick-Step Floors), que viu chegar à sua companhia Sep Vanmarcke (Cannondale-Drapac). Mas Keisse estava disposto a seguir a aventura em solitário, deixando Vanmarcke ser alcançado pelo pelotão.

Seguiu-se nova tentativa de chegar à fuga de Keisse, mas a acção de David Formolo (Cannondale-Drapac) não durou muito tempo, ficando o belga novamente sozinho na frente até à chegada de nova companhia, o polaco Michal Kwiatkowski (Team Sky).

O duo esteve perto de disputar entre si a vitória da última jornada, não fosse a força das equipas dos sprinters terminar com a aventura a poucos metros da linha de meta.

Na luta pela vitória, Bryan Coquard conquistou a terceira vitória da temporada para a equipa Direct Energie, frente a Nacer Bouhanni (Cofidis) e Coen Vermeltfoort (Roompot-Nederlandse Loterij).

O francês Cyril Gautier (AG2R La Mondiale) conquistou a camisola da montanha e o 3º à geral Manuel Senni (BMC) a camisola da juventude. A Movistar Team arrecadou o prémio de melhor equipa, ficando a lusa W52-FC Porto em 13º entre 25 equipas classificadas.

A prestação da equipa portuguesa W52-FC Porto foi bastante positiva ao longo da prova de 5 etapas. Terminou três jornadas entre os dez primeiros na meta, destacando-se Samuel Caldeira em 6º na luta ao sprint e o 3º lugar de Amaro Antunes na etapa rainha, ciclista que fechou a competição no Top 20 da geral.

Resultados, Top 10 e Lusos
Bryan Coquard (Fra) Direct Energie
1:01:23
Nacer Bouhanni (Fra) Cofidis
m.t.
Coen Vermeltfoort (Ned) Roompot-Nederlandse Loterij
m.t.
Yves Lampaert (Bel) Quick-Step Floors
m.t.
Iljo Keisse (Bel) Quick-Step Floors
m.t.
Viacheslav Kuznetsov (Rus) Katusha-Alpecin
m.t.
Magnus Cort Nielsen (Den) Orica-Scott
m.t.
Guillaume Boivin (Can) Israel Cycling Academy
m.t.
Enrique Sanz (Esp) Espanha
m.t.
10º
Kristian Sbaragli (Ita) Dimension Data
m.t.
20º
Samuel Caldeira (Por) W52-FC Porto
m.t.
61º
Amaro Antunes (Por) W52-FC Porto
m.t.
73º
Gustavo Veloso (Esp) W52-FC Porto
m.t.
80º
Rui Vinhas (Por) W52-FC Porto
m.t.
98º
António Carvalho (Por) W52-FC Porto
+1:45s
102º
Raúl Alarcón (Esp) W52-FC Porto
+1:45s
132º
Joaquim Silva (Por) W52-FC Porto
+1:45s

Classificação Geral Final
Nairo Quintana (Col) Movistar Team
15:21:49
Ben Hermans (Bel) BMC
+13s
Manuel Senni (Ita) BMC
+32s
Wout Poels (Ned) Team Sky
+52s
Daniel Martin (Irl) Quick-Step Floors
+1:09s
Jakob Fuglsang (Den) Astana
+1:42s
David de la Cruz (Esp) Quick-Step Floors
+1:53s
Steven Kruijswijk (Ned) LottoNL-Jumbo
+2:12s
Merhawi Kudus (Eri) Dimension Data
+2:13s
10º
Jonathan Castroviejo (Esp) Movistar Team
+2:25s
20º
Amaro Antunes (Por) W52-FC Porto
+4:17s
71º
Rui Vinhas (Por) W52-FC Porto
+27:37s
76º
Joaquim Silva (Por) W52-FC Porto
+29:16s
83º
Samuel Caldeira (Por) W52-FC Porto
+30:10s
101º
Gustavo Veloso (Esp) W52-FC Porto
+35:28s
122º
Raúl Alarcón (Esp) W52-FC Porto
+41:27s
123º
António Carvalho (Por) W52-FC Porto
+41:38s

Nairo Quintana conquista Volta Valenciana (© Photo Gomez Sport)


Diego Ulissi conquista GP Etruschi


O italiano Diego Ulissi venceu em solitário a corrida de um dia GP Costa degli Etruschi. Os conterrâneos Manuel Belletti (Wilier Triestina) e Francesco Gavazzi (Androni Giocattoli-Sidermec) completaram o pódio.

A prova italiana disputou-se entre San Vincenzo e Donoratico num total de 190,6 km. O momento chave foi protagonizado por Diego Ulissi, que na segunda passagem pela subida de Torre Segalari, a menos de 15 km para o final, atacou e ganhou e segurou a vantagem suficiente para conquistar em solitário a linha de meta.

Esta é a segunda vitória da temporada para a equipa UAE Abu Dhabi, após o triunfo do português Rui Costa na quinta etapa da Vuelta a San Juan.

Ulissi mostrou-se satisfeito com esta primeira vitória na temporada. “Depois de dois pódios em anteriores edições, foi bom alcançar a minha primeira vitória a correr na minha cidade. A minha forma é boa e a equipa apoiou-me na perfeição. Ganna, Troia e Conti aumentaram o ritmo no grupo com vista ao final da corrida. Marcato, Ravasi e Mori acompanharam-me na aproximação à subida e Petilli controlou a situação dos perseguidores. Não poderia pedir mais, uma mecânica fantástica, uma equipa perfeita, composta de tantos jovens que se expressaram da melhor forma. Pude demorar a atacar, porque na descida consolidei a vantagem por conhecer bem as estradas. É bom quebrar o gelo logo nas primeiras corridas. A minha próxima prova será o Trofeo Laigueglia, para de seguida ir ao Abu Dhabi Tour, corrida que representa um compromisso de grande relevo para a equipa.”

No pelotão esteve João Almeida, jovem luso de 18 anos, que se estreou pela equipa Unieuro Trevigiani-Hemus 1896.

Classificação Geral
Diego Ulissi (Ita) UAE Abu Dhabi
4:32:24
Manuel Belletti (Ita) Wilier Triestina
+14s
Francesco Gavazzi (Ita) Androni Giocattoli-Sidermec
+14s
Roman Maikin (Rus) Gazprom-Rusvelo
+14s
Davide Mucelli (Ita) Meridiana Kamen Team
+14s
Mikel Aristi (Esp) Delko Marseille Provence KTM
+14s
Asbjorn Kragh Andersen (Den) Delko Marseille Provence KTM
+14s
Palo Totò (Ita) Sangemini-MG Kvis
+14s
Eduard Michael Grosu (Rom) Nippo-Vini Fantini
+14s
10º
Simone Petilli (Ita) UAE Abu Dhabi
+14s
DNF
João Almeida (Por) Unieuro Trevigiani-Hemus 1896


Diego Ulissi triunfa no GP Etruschi (© Bettini)


Mantecón e Worst bisam em Lanzarote


A vitória da segunda etapa da 4 Stage MTB Race Lanzarote sorriu novamente ao espanhol Sergio Mantecón e do lado feminino à holandesa Annemarie Worst. Na representação lusa, Luís Leão Pinto manteve o 3º lugar na geral e Celina Carpinteiro subiu a 10ª da geral feminina.

Ao contrário do dia inaugural, o vento fez-se notar na segunda etapa da 4 Stage MTB Race Lanzarote, que percorreu 52 km, incluindo 800m de subida. Na prova masculina, desde o início que se formou um grupo de 10 a 15 corredores na frente, incluindo o Top 3 da geral Sergio Mantecón, Soren Nissen e o português Luís Leão Pinto, além de Karl Markt e Sascha Weber. O grupo manteve-se unido com o espanhol Mantecón a tomar o comando do grupo nas passagens mais técnicas do percurso. Precisamente na última dessas passagens, Mantecón atacou e conseguiu abrir um curto espaço para os demais rivais, chegando à vitória da segunda jornada com 6s sobre o alemão Weber e 9s sobre o austríaco Markt. O luso Luís Leão Pinto terminou o dia na 5ª posição, a 12s, segurando o 3º lugar na geral.

Sergio Mantecón afirmou: “Hoje foi uma etapa de doidos. Foi muito difícil romper o grupo e ganhar vantagem com o vento que fazia. A minha táctica passou por manter-me no grupo, ser cuidadoso nas secções técnicas e tentar lutar pela vitória no final. Estivemos num grupo o tempo todo, mas cheguei à última secção em primeiro e fui a todo o gás até à linha de meta para conseguir abrir espaço. Estou feliz com a minha performance, senti-me bem e continuo numa boa posição. Espero recuperar bem e fazer bem o contra-relógio de amanhã, onde irei tentar encontrar um bom ritmo e manter a alta velocidade.”

Do lado feminino, Annemarie Worst valeu-se das suas qualidades de trepadora para ganhar a frente de corrida com os companheiros masculinos e, à imagem de ontem, abrir uma boa vantagem para as rivais. O resultado foi uma vitória em solitário, a 5m34s da polaca Marlena Drozdziok e 6m26s da espanhola Sandra Santanyes. A ciclista lusa Celina Carpinteiro fechou o dia em 12º lugar, subindo a 10ª da geral feminina.

Annemarie Worst disse: “Correu bem, mas não tão bem como ontem, porque senti um pouco de dor no meu joelho depois da queda de há uma semana. Mas não me posso queixar, foi emocionante cruzar a linha em primeiro. Gostei do percurso de hoje, mas foi difícil devido ao vento. Corri com um grupo de homens, o que me ajudou a evitar o vento. Na terça-feira será uma longa etapa e espero estar bem. Agora vou descansar e preparar-me para o contra-relógio de amanhã.”

A terceira e penúltima etapa disputa-se num contra-relógio de 21 km, incluindo 600m de ascensão, partindo de Caleta de Famara com chegada à Ermita de Las Nieves.

Os tempos da prova podem ser seguidos em directo, aqui.

Resultados Masculinos, Top 10 e Lusos
Sergio Mantecón (Esp)
1:54:18
Sascha Weber (Ger)
+6s
Karl Markt (Aut)
+9s
Ben Zwiehoff (Ger)
+11s
Luís Leão Pinto (Por)
+12s
Sebastien Carabin (Bel)
+14s
Soren Nissen (Den)
+15s
Patxxi Cia (Esp)
+17s
Anton Sintsov (Rus)
+17s
10º
Joseph de Poortere (Fra)
+21s
19º
David Rosa (Por)
+3:12s
23º
José Silva (Por)
+3:24s
24º
André Henriques (Por)
+4:02s
47º
Bruno Rosa (Por)
+11:04s
55º
Valério Ferreira (Por)
+11:49s
66º
Rui Grilo (Por)
+14:59s

CG Masculinos, Top 10 e Lusos
Sergio Mantecón (Esp)
3:12:26
Soren Nissen (Den)
3:13:27
Luís Leão Pinto (Por)
3:13:29
Karl Markt (Aut)
3:13:48
Nicholas Petina (Ita)
3:13:48
Ben Zwiehoff (Ger)
3:13:50
Sebastien Carabin (Bel)
3:13:56
Anton Sintsov (Rus)
3:13:57
Joseph de Poortere (Fra)
3:14:04
10º
Sascha Weber (Ger)
3:14:07
19º
David Rosa (Por)
3:17:54
22º
José Silva (Por)
3:18:50
23º
André Henriques (Por)
3:19:33
44º
Bruno Rosa (Por)
3:30:34
58º
Valério Ferreira (Por)
3:34:33
75º
Rui Grilo (Por)
3:40:00

Resultados Femininas, Top 10 e Lusa
Annemarie Worst (Ned)
2:13:27
Marlena Drozdziok (Pol)
+5:34s
Sandra Santanyes (Esp)
+6:26s
Kataiza Sierra (Esp)
+6:26s
Rocia Martin (Esp)
+6:32s
Susana Alonso (Esp)
+7:11s
Mayalen Noriega (Esp)
+7:21s
Michalina Ziolkowska (Pol)
+10:17s
Anna Urban (Pol)
+11:16s
10º
Eleonore Barmaverain (Ita)
+13:07s
12º
Celina Carpinteiro (Por)
+14:27s

CG Femininas, Top 10 e Lusa
Annemarie Worst (Ned)
3:45:39
Rocia Martin (Esp)
3:56:18
Mayalen Noriega (Esp)
3:57:07
Kataiza Sierra (Esp)
3:57:31
Susana Alonso (Esp)
3:58:37
Sandra Santanyes (Esp)
3:59:26
Marlena Drozdziok (Pol)
4:01:35
Michalina Ziolkowska (Pol)
4:04:56
Anna Urban (Pol)
4:05:33
10º
Celina Carpinteiro (Por)
4:08:27

Worst e Mantecón lideram 4 Stage MTB Race Lanzarote (© Bob Foy)


Trek: acreditar nas bicicletas (Vídeo)


O vídeo da edição de domingo é da autoria da marca de bicicletas Trek, que nos deixa a simples mensagem: “A geografia pode separar-nos, mas a bicicleta tem o poder de nos unir.”


Comentários

  1. Acompanho o blogue desde sempre e considero o trabalho aqui feito de grande profissionalismo qualidade e acima de tudo com a finalidade de informar. Hoje li que a Helena por falta de oportunidades e sobretudo por não sentir o retorno quando tanto se dá sem nada em troca nem sequer um simples convite irá abandonar o ciclismo. Estranho País este que não sabe ou não quer aproveitar quem trabalha quem se esforça enfim quem põe alma no que faz. No entanto Helena o meu conselho é que não desista do seu sonho.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Tour de France 2015: percurso e lusos da 102ª edição

A prova rainha do ciclismo mundial está a chegar. O 102º Tour de France estará entre nós de 4 a 26 de Julho, naquela que promete ser uma das edições mais emocionantes dos últimos anos. A razão prende-se com o luxuoso pelotão que irá percorrer 3360 quilómetros de Utrecht a Paris, onde nos magníficos Champs-Élysées se conhecerá o vencedor de 2015. Alberto Contador (TCS), Chris Froome (SKY), Nairo Quintana (MOV) e Vincenzo Nibali (AST) são os máximos favoritos ao maillot jaune , mas as surpresas sempre sucedem no decorrer de uma grande volta e esta, provavelmente, não será excepção na luta pelo pódio. Maior é a expectativa pelo desafio que o campeão espanhol e recente vencedor do Giro d’Itália traz nos pedais. Contador quer alcançar a dupla vitória Giro-Tour no mesmo ano , nesta que transparece ser uma edição de dureza extrema e de escaladas colossais nas duas últimas semanas. Na luta pelos lugares cimeiros da geral, há que ter em conta os nomes de Rui Costa (LAM) , Joaquim ‘Purito’ Ro