Avançar para o conteúdo principal

Notícias Diárias Cycling & Thoughts

Nas Notícias Diárias Cycling & Thoughts desta segunda-feira: Equipa Kuwait-Cartucho.es apresentada em Madrid; LA Alumínios-Metalusa-BlackJack conquista o ouro nos nacionais de Pista; Nelson Oliveira no pelotão do Dubai Tour; UAE Abu Dhabi contrata campeão marroquino Anass Ait El Abdia; Movistar Team: Tecnologia para chegar mais longe (Vídeo).


Equipa Kuwait-Cartucho.es apresentada em Madrid


Este domingo, Alcalá de Henares recebeu a apresentação oficial da equipa continental Kuwait-Cartucho.es e da sua equipa satélite amadora EC Cartucho.es-Magro.

No evento em Madrid foram apresentados os equipamentos de ambas as equipas, estando a estreia nas estradas marcada para breve. A equipa continental irá dividir o plantel no início da temporada no Tour de Filipinas, entre 18 e 21 de Fevereiro, e no Tour du Haut Var-matin, nos dias 18 e 19 do mesmo mês.

A equipa amadora irá estrear-se no Memorial San Roma, a 18 e 19 de Fevereiro, encarando posteriormente um dos principais objectivos do ano, a Copa de Espanha Elite/Sub-23 com a primeira competição a ser celebrada em Don Benito, Badajoz, no Circuito Guardiana a 26 de Fevereiro.

Entre os convidados presentes no evento, destacam-se as palavras do vereador do desporto da câmara de Alcalá de Henares, Alberto Blazquez: “Estou muito orgulhoso de poder contar com este projecto na nossa cidade, levam no maillot o nome de Alcalá de Henares, algo que espero que levem ao mais alto nível em cada corrida. Também gostaria de os ver dentro de meses no GP Macario, prova final da Copa de Espanha que se disputa aqui, saindo como vencedor um de vocês.”

Presente esteve também uma figura mítica do ciclismo espanhol e mundial, Miguel Indurain, que disse aos corredores para “Colocar o mesmo entusiasmo e garra que Jesús Rodríguez Magro tinha enquanto ciclista, aproveitar a oportunidade, pois estão dentro de um projecto com uma pessoa que sabe muito deste trabalho. Lutar ao máximo, mas antes de tudo para chegar a profissionais devem ter muita vontade, o resto chegará por si.”

Pedro Delgado, outro nome ímpar do ciclismo espanhol, acrescentou: “Estes dias antecedentes à temporada são de euforia e vontade de começar a correr, mas logo virá a realidade onde aparecem as chuvas, as quedas ou as doenças, é aí que mais têm de aprender e ser capazes de superar as adversidades. Por isso, convido-os a desfrutar do que estão a fazer. Se conseguirem ganhar uma corrida, bem, se chegarem a profissionais, pois estupendo, mas acima de tudo não percam o entusiasmo e o amor por este desporto.”

Por último, o director desportivo Jesús Rodríguez Magro também proferiu algumas palavras. “O ciclismo é a minha vida, é o meu mundo. Estou aqui para ajudá-los, a minha maior meta e conquista seria poder vê-los algum dia em corridas como o Tour de France, a Vuelta ou num Giro d’Italia.”

A equipa continental Kuwait-Cartucho.es é composta por David Rebelline (Ita), Andreas Keusser (Ger), Stephan Schumacher (Ger), Björn Thurau (Ger), José Manuel Gutiérrez (Esp), Matt Boys (Aus), Salman Hasan Alsaffar (Kuw), Songenzo Jim (RSA), Fernando Grijalba (Esp), Salah Eddine Mraouni (Mor), Hamad Alhattab (Kuw), Ali Moslim (Kuw), Axel Costa (Esp), Khaled Alkhalaifah (Kuw), Abdulhadi Alajmi (Kuw) e Edwin Yair Torres (Vem).

Da equipa amadora EC Cartucho.es-Magro fazem parte os sub-23 Jorge Juan Gómez, Alberto Serrano, Miguel Rodríguez, Javier Hernández, Miguel Ángel Rincón, Jorge Camacho, Sergi Iglesias, Leangel Linares, Adrián Escobar, Ourluis Aular, Sean Grimes, Francisco Casaus, Javier Iglesias, Jorge González, Antonio Gómez, Jesús Medrano, Andrés López e os elites Gonzalo Herranz, Carlos Eduardo Molina, Marcos Rodríguez, Ángel Gutiérrez, José Nehme, Awet Gebremedhin, Rúben Calle e Antonio J. Olivares.

Equipa Kuwait-Cartucho.es 2017 (© Equipa)
Equipa continental Kuwait-Cartucho.es e equipa amadora EC Cartucho.es-Magro (© Equipa)


LA Alumínios-Metalusa-BlackJack conquista o ouro nos nacionais de Pista


A LA Alumínios-Metalusa-BlackJack estreou as cores de 2017 com a obtenção de vários títulos nacionais no Campeonato de Pista. No Velódromo Nacional, em Sangalhos, a equipa viu subir ao pódio o elite João Matias e os paraciclistas Carlos Santos e Telmo Pinão.

João Matias sagrou-se campeão nacional na disciplina de scratch, superando nesta disciplina Rui Oliveira (Axeon Hagens Berman) e Miguel Amorim (Individual). Matias sagrou-se ainda vice-campeão em omnium e perseguição individual, apenas superado por Ivo Oliveira (Axeon Hagens Berman).

“Finalmente, depois de tanta luta, a tão esperada camisola de campeão nacional. Prova muito bem disputada, assim como o omnium, onde fico na 2ª posição atrás de um Ivo Oliveira muito forte. Encontrei um ritmo competitivo muito elevado e um ambiente muito bem preenchido, tanto em número de atletas como espectadores”, afirmou João Matias.

No que toca aos atletas paraciclistas, na classe C2 Telmo Pinão obteve o ouro no contra-relógio 500m e em perseguição individual, enquanto na classe C5 Carlos Santos conquistou o ouro em perseguição individual e a prata no contra-relógio 500m.

João Matias sagra-se campeão nacional de scratch (© João Fonseca)

 

Nelson Oliveira no pelotão do Dubai Tour


Os Emirados Árabes Unidos recebem mais uma edição do Dubai Tour, entre os dias 31 de Janeiro e 4 de Fevereiro. A representação lusa no pelotão estará a cargo do campeão nacional de contra-relógio Nelson Oliveira, pela espanhola Movistar Team.

Para suceder no palmarés a Marcel Kittel (2016), Mark Cavendish (2013) e Taylor Phinney (2014), um total de 16 equipas [lista] irá lutar pela vitória da 4ª edição do Dubai Tour (2.HC), que este ano conta com mais um dia de corrida perfazendo cinco etapas, sendo a quarta de Hatta a mais decisiva ao conter a curta mas difícil ascensão de 200m com pendentes a rondar os 20%.

Etapa 1
Dubai / Palm Jumeirah
181 km
Etapa 2
Dubai / Ras al Khaimah
188 km
Etapa 3
Dubai / Al Aqah
200 km
Etapa 4
Dubai / Hatta
172 km
Etapa 5
Dubai / Dubai
124 km

Sob o comando desportivo de Chente García Acosta, Nelson Oliveira estará ao lado dos companheiros Winner Anacona, Carlos Barbero, Daniele Bennati, Héctor Carretero, Alex Dowsett, Imanol Erviti e Rory Sutherland na defesa das cores Movistar Team.

Movistar Team na apresentação das equipas no Dubai Tour (© Bettini)


UAE Abu Dhabi contrata campeão marroquino Anass Ait El Abdia


O campeão marroquino Anass Ait El Abdia é a mais recente contratação da equipa emiradense UAE Abu Dhabi, do ciclista português Rui Costa.

Anass Ait El Abdia, de 23 anos, é natural de Casablanca e sagrou-se em 2016 campeão nacional de fundo, contando no seu palmarés com a vitória em 2015 do Challenge du Prince – Trophée de la Maison Royale e o triunfo de uma etapa no Tour du Maroc de 2014. No percurso de Anass Ait El Abdia há também a destacar os dois anos (2014/2015) passados no Centro Mundial de Ciclismo da UCI em Aigle, Suíça, a participação nos Jogos Olímpicos do Rio (47º na prova de fundo) e nos Campeonatos do Mundo de 2016 (22º na prova de fundo).

O director geral da equipa, Giuseppe Saronni, declarou: “Estamos felizes por acolher Anass na nossa equipa, sendo um jovem corredor com uma formação certificada de dois anos passados no Centro Mundial de Ciclismo. Em temporadas passadas tivemos na equipa Tsgabu Grmay, que tinha um percurso similar e estamos convencidos que Ait El Abdia pode chegar ao mesmo nível. O corredor tem determinação e coragem, como demonstrou nos recentes Campeonatos Mundiais, e o staff da nossa equipa, após avaliar as suas prestações, encontrou um bom potencial.”

Anass Ait El Abdia (Mor) junta-se aos companheiros de equipa UAE Abu Dhabi: Darwin Atapuma (Col), Matteo Bono (Ita), Simone Consonni (Ita), Valerio Conti (Ita), Rui Costa (Por), Kristijan Durasek (Cro), Roberto Ferrari (Ita), Filippo Ganna (Ita), Andrea Guardini (Ita), Marko Kump (Slo), Vegard Stake Laengen (Nor), Marco Marcato (Ita), Louis Meitjes (RSA), Yousef Mirza (UAE), Sacha Modolo (Ita), Matej Mohoric (Slo), Manuele Mori (Ita), Przemyslaw Niemiec (Pol), Simone Petilli (Ita), Jan Polanc (Slo), Edward Ravasi (Ita), Ben Swift (GBr), Oliviero Troia (Ita), Diego Ulisi (Ita) e Federico Zurlo (Ita).

Anass Ait El Abdia (© UAE Abu Dhabi)


Movistar Team: Tecnologia para chegar mais longe (Vídeo)


Por trás de uma grande equipa estão grandes marcas. A Movistar Team, galardoada nos últimos quatro anos com o título de melhor equipa do mundo pelo Ranking UCI WorldTour, apresenta no vídeo eleito para esta edição a tecnologia que ajuda a traçar o sucesso na estrada, graças a trinta marcas que se esforçam diariamente para que os ciclistas alcancem os seus objectivos.


Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.