Avançar para o conteúdo principal

Notícias Diárias Cycling & Thoughts

Nas Notícias Diárias Cycling & Thoughts deste domingo: Richeze vence etapa e Mollema conquista Vuelta a San Juan; Vitória de Daniel McLay no fecho da Challenge Mallorca; Nikias Arndt conquista Cadel Evans Great Ocean Road Race; Joana Monteiro termina no pódio da Costa Blanca Bike Race; Wout van Aert e Joris Nieuwenhuis campeões do mundo de Ciclocrosse; Ivo Oliveira, João Matias, Daniela Reis e Soraia Silva sagram-se campeões nacionais de Pista 2017; Emoção nos pedais do pelotão (Vídeo).

Richeze vence etapa e Mollema conquista Vuelta a San Juan


A equipa Quick-Step Floors venceu cinco das sete etapas na Vuelta a San Juan. No derradeiro dia, o argentino Maximiliano Richeze agarrou a segunda vitória consecutiva e o holandês Bauke Mollema (Trek-Segafredo) conquistou a geral da 35ª edição.

À imagem do dia anterior, a última etapa foi encurtada dos iniciais 138,2 km para 122 km, devido à temperatura superar os 40ºC. Com duas das sete voltas cumpridas no circuito em San Juan, o italiano Vincenzo Nibali (Bahrain-Merida) e os argentinos Juan Pablo Dotti e Gonzalo Najar (SEP San Juan) fugiram ao pelotão para tentar a sua sorte no derradeiro dia. O esforço e sintonia do trio em fuga duraram até à última volta, com Nibali a ser o mais resistente.

Quando se previa um final ao sprint, entre as últimas tentativas de fugir ao pelotão surgiu o forte ataque do vencedor da jornada anterior. Maximiliano Richeze lançou-se ainda longe da meta rumo a mais um triunfo, que parecia inglório face à velocidade da perseguição do grande grupo. Mas o argentino não se deu por vencido e, com o pelotão nos calcanhares, ergueu os braços para mais uma vitória na Vuelta a San Juan.

Nas classificações secundárias, Franco Lopez (ACV Fatima) venceu a montanha e o companheiro de equipa Nicolás Naranjo as metas sprint, Egan Arley Bernal (Androni Giocattoli-Sidermec venceu a geral sub-23, Ricardo Escuela (ACV Fatima) venceu a geral argentinos e a geral San Juan. A equipa Bahrain-Merida venceu no colectivo.

Quanto à participação lusa, Rui Costa (UAE Abu Dhabi) e Rafael Reis (Caja Rural-Seguros RGA) iniciaram de forma brilhante a temporada, terminando a Vuelta a San Juan nos lugares cimeiros da geral. Costa venceu uma etapa e fechou em 5º da geral. Reis finalizou duas etapas no Top 20, pedalando no contra-relógio o 17º melhor tempo e fechando em 15º da geral.

Resultados, Top 10 e Lusos:
Maximiliano Richeze (Arg) Quick-Step Floors
2:16:48
Tom Boonen (Bel) Quick-Step Floors
+3s
Matteo Malucelli (Ita) Androni Giocattoli-Sidermec
+3s
Andrea Guardini (Ita) UAE Abu Dhabi
+3s
Nicola Ruffoni (Ita) Bardiani CSF
+3s
Jose Rivera (Arg) ECM Pocito
+3s
Ramunas Navardauskas (Ltu) Bahrain-Merida
+3s
Attilio Viviani (Ita) Itália
+3s
Daniel Juárez (Arg) AC Mardan
+3s
10º
Mattia Viel (Ita) Unieuro Trevigiani-Hemus1896
+3s
24º
Rafael Reis (Por) Caja Rural-Seguros RGA
+3s
44º
Rui Costa (Por) UAE Abu Dhabi
+3s

Classificação Geral:
Bauke Mollema (Ned) Trek-Segafredo
20:19:00
Oscar Sevilla (Esp) Medellin-Inder
+14s
Rodolfo Torres (Col) Androni Giocattoli-Sidermec
+16s
Ricardo Escuela (Arg) AV Fatima
+20s
Rui Costa (Por) UAE Abu Dhabi
+26s
Laureano Rosas (Arg) Argentina
+27s
Ramunas Navardauskas (Ltu) Bahrain-Merida
+49s
Vincenzo Nibali (Ita) Bahrain-Merida
+1:15s
Egan Arley Bernal (Col) Androni Giocattoli-Sidermec
+1:29s
10º
Pieter Serry (Bel) Quick-Step Floors
+1:31s
15º
Rafael Reis (Por) Caja Rural-Seguros RGA
+2:36s

Segunda vitória consecutiva de Richeze na Vuelta a San Juan (© Vuelta a San Juan)


Vitória de Daniel McLay no fecho da Challenge Mallorca


A Challenge Mallorca fechou com o triunfo do britânico Daniel McLay (Fortuneo-Vital Concept) no Trofeo Playa de Palma-Palma, num sprint confirmado a photo-finish com o italiano Matteo Pelucchi (BORA-hansgrohe) a terminar em segundo e o francês Nacer Bouhanni (Cofidis) a fechar o pódio.

O quarto e último dia reservou 161,5 km a um pelotão, que tudo fez para anular as sucessivas fugas. A primeira aventura terminou ao km 105, seguindo-se uma nova fuga desta feita solitária do colombiano Nairo Quintana (Movistar Team), a quem se juntou após a subida de Coll De Sa Creu o espanhol e companheiro de equipa Alejandro Valverde e Jurgen Roelandts (Lotto Soudal). O trio ainda cruzou na frente a primeira passagem pela meta, sendo alcançados à falta de 11 km para o final.

O desfecho da jornada ficou marcado pelo choque do vencedor do Trofeo Daniel McLay com um dos fotógrafos acreditados, impedindo desta forma a subida do vencedor ao pódio, sendo substituído pelos companheiros de equipa da Fortuneo-Vital Concept.

Na representação lusa, Nuno Bico (Movistar Team) fechou este último dia em Espanha na 50ª posição e Nuno Meireles (Equipo Bolivia) em 123º lugar. O ciclista espanhol Vicente de Mateos, da equipa lusa Louletano-Hospital de Loulé a correr pela Selecção Espanhola, finalizou em 19º lugar.

Entre os vencedores do dia destaca-se Nairo Quintana com os prémios da montanha e sprints especiais, Alejandro Valverde com os prémios do combinado e da combatividade, Pello Olaberria com o prémio das metas volantes.

Resultados, Top 10 e Lusos:
Daniel McLay (GBr) Fortuneo-Vital Concept
3:43:31
Matteo Pelucchi (Ita) BORA-hansgrohe
m.t.
Nacer Bouhanni (Fra) Cofidis
m.t.
André Greipel (Ger) Lotto Soudal
m.t.
Raymond Kreder (Ned) Roompot-Nederlandse Loterij
m.t.
Coen Vermeltfoort (Ned) Roompot-Nederlandse Loterij
m.t.
Lukasz Wisniowski (Pol) Team Sky
m.t.
Enrique Sanz (Esp) Espanha
m.t.
Jonas Koch (Ger) Alemanha
m.t.
10º
Alexander Porsev (Rus) Gazprom-Rusvelo
m.t.
50º
Nuno Bico (Por) Movistar Team
+11s
123º
Nuno Meireles (Por) Equipo Bolivia
+4:46s

Pelucchi festeja, mas photo-finish dita vitória de McLay (© Challenge Mallorca)


Nikias Arndt conquista Cadel Evans Great Ocean Road Race


Nikias Arndt conquistou a primeira vitória da Team Sunweb na Cadel Evans Great Ocean Road Race, segunda prova do calendário UCI WorldTour. O ciclista alemão bateu ao sprint os australianos Simon Gerrans (Orica-Scott) e Cameron Meyer (Korda Mentha Real Estate Australia).

Apesar das habituais tentativas de fuga, o pelotão trabalhou para que o final dos 173,9 km em Geelong terminasse ao sprint. Nikias Arndt foi o mais forte na luta pela linha de meta, declarando à imprensa: “Hoje, a equipa fez um trabalho verdadeiramente impressionante. Eu e o Wilko [Kelderman] estivemos muito bem protegidos até ao final. Tínhamos um bom plano para cobrir diferentes cenários na difícil volta final. Tive de lutar bastante para sobreviver nas subidas finais e os meus companheiros certificaram-se que eu estava pronto para o sprint. Estou realmente feliz por terminar a viagem à Austrália desta maneira e satisfeito de poder recompensar a equipa com uma vitória, depois de todo o seu trabalho ao longo das últimas três semanas.”

Presentes em prova, os ciclistas lusos Tiago Machado e José Gonçalves (Katusha-Alpecin) terminaram a 37s do vencedor, respectivamente em 40º e 46º lugar. O campeão nacional sub-23 Rúben Guerreiro (Trek-Segafredo) não terminou a prova.

Com este resultado, Guerreiro manteve os 30 pontos no Ranking UCI WorldTour, descendo de 20º para 29º lugar. Gonçalves também desceu de 29º para 33º lugar, mas somou pontos, totalizando agora 25. Machado desceu de 59º para 64º lugar, obtendo pontos na prova australiana e tendo agora 8 pontos.

Na liderança do Ranking UCI WorldTour permaneceu o australiano Richie Porte (BMC) com 672 pontos, seguido do colombiano Esteban Chaves (Orica-Scott) com 422 e do australiano Nathan Haas (Dimension Data) com 395 pontos.

1
Nikias Arndt (Ger) Team Sunweb
4:19:15
2
Simon Gerrans (Aus) Orica-Scott
m.t.
3
Cameron Meyer (Aus) Korda Mentha Real Estate Australia
m.t.
4
Jhonatan Restrepo (Col) Katusha-Alpecin
m.t.
5
Luke Rowe (GBr) Team Sky
m.t.
6
Petr Vakoc (Czr) Quick-Step Floors
m.t.
7
Nathan Haas (Aus) Dimension Data
m.t.
8
Gianluca Brambilla (Ita) Quick-Step Floors
m.t.
9
Jay McCarthy (Aus) BORA-hansgrohe
m.t.
10
Paul Martens (Ger) LottoNL-Jumbo
m.t.
40
Tiago Machado (Por) Katusha-Alpecin
+37s
46
José Gonçalves (Por) Katusha-Alpecin
+37s
DNF
Rúben Guerreiro (Por) Trek-Segafredo


Sprint vitorioso de Nikias Arndt na Austrália (© Cadel Evans Great Ocean Road Race)


Joana Monteiro termina no pódio da Costa Blanca Bike Race


O quarto e último dia da Costa Blanca Bike Race voltou a ser de glória para a campeã nacional Joana Monteiro (Primaflor-Mondraker-Rotor), que juntamente com a sua companheira de dupla Raiza Goulão conquistaram mais um 2º lugar na etapa e na geral final.

Na competição UCI de quatro dias, a dupla composta pela lusa Joana Monteiro e pela brasileira Raiza Goulão terminaram todas as etapas no 2º lugar, obtendo na geral final o mesmo posto no pódio. Neste último dia, a corrida de 40 km foi ganha pela dupla Anna Van Der Bregger e Margot Moschetti (CST Sand Boels Dolmans Team), ficando em 3º lugar a dupla Merce Pacios e Muriel Bouhet (MTBPro).

Na prova masculina, o português Mário Costa (Primaflor-Mondraker-Rotor) em dupla com Milton Ramos finalizaram a quarta e última corrida na 9ª posição, ficando na geral em 5º lugar. A vitória coube à dupla Jan Skarnitzl e Sergio Mantecon (Trek Factory Racing), seguidos da dupla Carlos Coloma e Catriel Andres Soto (Primaflor-Mondraker-Rotor) e a fechar o pódio a dupla Marusz Michalek e Anton Sintsov (JBG-2 Professional MTB Team).

Joana Monteiro e Mário Costa brilharam com a equipa Primaflor-Mondraker-Rotor (© PMRA Racing Team)


Wout van Aert e Joris Nieuwenhuis campeões do mundo de Ciclocrosse


Terminou este domingo o Campeonato do Mundo de Ciclocrosse em Bieles, no Luxemburgo, com vitória de Wout van Aert em elites e Joris Nieuwenhuis (Team Sunweb) em sub-23.

O belga Wout van Aert (Veranda’s Willems-Crelan) conquistou o seu segundo título mundial de Ciclocrosse consecutivo na corrida de elites, batendo o holandês Mathieu van der Poel (Beobank-Corendon) por 44s e o belga Kevin Pauwels (Marlux Napoleon Games) por 2m09s.

No final da prova, Wout van Aert disse: “Realmente, não esperava isto. A semana passada estava há uma semana sem bicicleta. Parecia que ninguém acreditava em mim. Não foi a melhor preparação. Só quis estar a todo o gás por uma hora. É pena que a má sorte tivesse com o Mathieu quando furou, mas estou muito feliz com o meu segundo título mundial. Mentalmente, tive de enfrentar muita coisa na semana passada e não foi fácil manter o foco na corrida, mas consegui e estou muito orgulhoso de mim e da equipa. Quero agradecer a todas as pessoas que tornaram possível aparecer na melhor forma na linha de partida.”

A corrida sub-23 viu brilhar o jovem holandês Joris Nieuwenhuis (Team Sunweb), que agarrou o triunfou por 1m23s sobre o espanhol Felipe Orts Lloret (Ginestar-Delikia-Ridley) e 1m29s sobre o holandês Sieben Wouters.

Depois de vencer a Taça do Mundo de Ciclocrosse no fim-de-semana passado, Joris Nieuwenhuis somou o título de campeão mundial. O ataque lançado cedo na corrida mostrou-se crucial para conquistar a camisola arco-íris: “Sabia que estava pronto e senti-me bem a chegar à corrida, embora tu nunca saibas como se sentem as pernas até realmente começar. Apenas fiz a minha própria corrida e fui o mais rápido que pude, o que resultou muito bem. Estou extremamente contente de conquistar o título mundial e satisfeito por dar à Team Sunweb a sua primeira camisola arco-íris.”

Wout van Aert conquista segundo título mundial consecutivo de Ciclocrosse (© Balint Hamvas)


Ivo Oliveira, João Matias, Daniela Reis e Soraia Silva sagram-se campeões nacionais de Pista 2017


Os títulos nacionais de Pista foram este fim-de-semana entregues no Velódromo Nacional, em Sangalhos. Ivo Oliveira (Axeon Hagens Berman) e Daniela Reis (Lares WaowDeals) destacaram-se no maior número de medalhas de ouro alcançadas em elites. Ler artigo completo, aqui.

Campeões nacionais de Pista 2017 (© João Fonseca)


Emoção nos pedais do pelotão (Vídeo)


Não há melhor forma de terminar o dia do que deixarmo-nos guiar pelos pedais do pelotão da Cadel Evans Great Ocean Road Race, através do vídeo on-board da Velon.



Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.