Avançar para o conteúdo principal

Notícias Diárias Cycling & Thoughts

Nas Notícias Diárias Cycling & Thoughts desta sexta-feira: Rui Costa vence etapa rainha na Vuelta a San Juan; Tim Wellens vence Trofeo Serra de Tramuntana; Novo pódio de Joana Monteiro na Costa Blanca Bike Race; Efapel cumpre estágio em Ovar; Pelotão Continental Luso 2017; Cadel Evans Great Ocean Road Race (Vídeo).


Rui Costa vence etapa rainha na Vuelta a San Juan


O campeão do mundo de 2013 Rui Costa entregou a primeira vitória do ano à equipa emiradense UAE Abu Dhabi. O ciclista português conquistou a etapa rainha da Vuelta a San Juan no Alto Colorado, seguindo-se na meta o colombiano Rodolfo Torres (Androni Giocattoli-Sidermec) e o argentino Ricardo Escuela (Agrupacion Virgen de Fatima). Em 5º lugar cruzou a linha o holandês Bauke Mollema (Trek-Segafredo), novo líder da geral.

A quinta etapa percorreu 162,4 km entre Chimbas e a 1ª categoria do Alto Colorado. O dia foi bastante movimentado com diversas tentativas de fuga, todas infrutíferas. Apenas na derradeira subida de Colorado se jogou a vitória da jornada com Rui Costa (UAE Abu Dhabi) a bater toda a concorrência na escalada até à linha de meta. Com esta performance, escalou lugares na geral até à 5ª posição.

Sobre esta vitória histórica para a equipa UAE Abu Dhabi, Rui Costa declarou à imprensa: “Foi muito duro, devido ao calor. Por sorte, viemos para San Juan cinco dias antes de começar a corrida e, apesar de no início ser complicado, conseguimos adaptar-nos. Além disso, é sempre melhor correr com calor do que com a chuva, a neve e o frio que faz agora na Europa. É importante começar o ano a ganhar, dá tranquilidade.”

No seu blog, Rui Costa descreveu como viveu esta importante vitória pessoal e da equipa UAE Abu Dhabi. “Estou tão feliz... não imaginam o quanto é maravilhoso voltar a levantar os braços de novo. Já tinha saudades. Vitória que vai direitinha para a minha família e amigos, em especial para o meu bebé Valentino. No início da etapa não vinha com as melhores sensações, mas depois fui assimilando o ritmo. A táctica da equipa era mantermo-nos unidos, protegermo-nos do perigo e estar atentos às movimentações dos favoritos. Na subida derradeira estive sempre à espreita, mas sem desgastar demasiado, pois sabia o quanto longa e dura seria aquela montanha até ao risco final. O trabalho dos meus colegas foi fundamental e agradeço-lhes todo o apoio. Esta equipa começa da melhor maneira e a união do grupo é um ponto a nosso favor. Na parte final, tive de fazer uma boa leitura de corrida e aplicar as forças nos momentos certos. Poupei ao máximo para lançar a última cartada dentro do último quilómetro e fui feliz. As minhas pernas estiveram bem e responderam ao que pediu a cabeça. Parabéns UAE Abu Dhabi, esta é nossa!”

O também português Rafael Reis (Caja Rural-Seguros RGA) voltou fazer uma boa jornada, finalizando em 24º e subindo a 15º da geral.

A sexta e penúltima etapa irá percorrer 185,7 km com partida e chegada em Pocito.

A etapa pode ser seguida em directo no canal Youtube da Vuelta a San Juan.

Resultados, Top 10 e Lusos:
Rui Costa (Por) UAE Abu Dhabi
4:15:04
Rodolfo Torres (Col) Androni Giocattoli-Sidermec
+3s
Ricardo Escuela (Arg) AV Fatima
+7s
Oscar Sevilla (Esp) Medellin-Inder
+10s
Bauke Mollema (Ned) Trek-Segafredo
+12s
Egan Arley Bernal (Col) Androni Giocattoli-Sidermec
+14s
Eduardo Sepúlveda (Arg) Argentina
+14s
Laureano Rosas (Arg) Argentina
+21s
Eduardo Corte (Mex) México
+57s
10º
Vincenzo Nibali (Ita) Bahrain-Merida
+57s
24º
Rafael Reis (Por) Caja Rural-Seguros RGA
+2:14s

Classificação Geral:
Bauke Mollema (Ned) Trek-Segafredo
14:12:30
Oscar Sevilla (Esp) Medellin-Inder
+14s
Rodolfo Torres (Col) Androni Giocattoli-Sidermec
+16s
Ricardo Escuela (Arg) AV Fatima
+20s
Rui Costa (Por) UAE Abu Dhabi
+26s
Laureano Rosas (Arg) Argentina
+27s
Ramunas Navardauskas (Ltu) Bahrain-Merida
+52s
Vincenzo Nibali (Ita) Bahrain-Merida
+1:17s
Egan Arley Bernal (Col) Androni Giocattoli-Sidermec
+1:29s
10º
Pieter Serry (Bel) Quick-Step Floors
+1:31s
15º
Rafael Reis (Por) Caja Rural-Seguros RGA
+2:36s
Rui Costa conquista o Alto Colorado na Vuelta a San Juan (© Vuelta a San Juan)


Tim Wellens vence Trofeo Serra de Tramuntana


A vitória do segundo dia da Challenge Mallorca voltou a sorrir à equipa Lotto Soudal, desta feita pelos pedais de Tim Wellens. O ciclista belga venceu em solitário o Trofeo Serra de Tramuntana, deixando nos demais lugares do pódio o conterrâneo e companheiro de equipa Louis Vervaeke e o espanhol Vicente de Mateos (Selecção de Espanha), corredor da equipa lusa Louletano-Hospital de Loulé.

O Trofeo Serra de Tramuntana percorreu 153,9 km entre Sóller e Deià, tendo como protagonista uma fuga composta por Andrey Amador (Movistar Team), Tao Geoghegan Hart (Team Sky), Emanuel Buchmann (BORA-hansgrohe), David Belda (Burgos BH), Vicente de Mateos (Espanha), Jon Irisarri (Caja Rural-Seguros RGA), Louis Vervaeke e Tim Wellens (Lotto Soudal).

O momento chave da jornada surgiu a 30 km da meta com o vencedor Tim Wellens a lançar o decisivo ataque, que o levou a conquistar a vitória neste segundo dia da Challenge Mallorca.

A representação lusa fez-se pelos pedais de Nuno Bico (Movistar Team), que terminou o dia em 67º lugar e também José Mendes (BORA-hansgrohe) e Nuno Meireles (Equipo Bolivia), que não terminaram a prova.

Entre os vencedores do dia destaca-se Jon Irisarri (Caja Rural-Seguros RGA) com o prémio do combinado e das metas volantes, Louis Vervaeke (Lotto Soudal) com o prémio da montanha, Bart de Clercq (Lotto Soudal) com o prémio dos sprints especiais, Vicente de Mateos (Espanha) o prémio da combatividade e Joan Ruiz (Burgos BH), o prémio de primeiro maiorquino.

A Challenge Mallorca continua amanhã com a disputa do terceiro de quatro troféus, o Trofeo Andratx-Mirador des Colomer de 158,7 km com presença lusa de Nuno Bico (Movistar Team), José Mendes (BORA-hansgrohe) e Nuno Meireles (Equipo Bolivia).

Resultados, Top 10 e Lusos:
Tim Wellens (Bel) Lotto Soudal
4:06:42
Louis Vervaeke (Bel) Lotto Soudal
+24s
Vicente de Mateos (Esp) Espanha
+29s
Tao Geoghegan Hart (GBr) Team Sky
+58s
Andrey Amador (CRc) Movistar Team
+2:15s
Emanuel Buchmann (Ger) BORA-hansgrohe
+2:32s
David Belda (Esp) Burgos BH
+2:56s
Tiesj Benoot (Bel) Lotto Soudal
+3:43s
Alejandro Valverde (Esp) Movistar Team
+3:43s
10º
Elmar Reinders (Ned) Roompot-Nederlandse Loterij
+4:21s
67º
Nuno Bico (Por) Movistar Team
+20:03s
DNF
Nuno Meireles (Por) Equipo Bolivia

DNF
José Mendes (Por) BORA-hansgrohe


Tim Wellens vence o Trofeo Serra de Tramuntana (© Challenge Mallorca)

 

Novo pódio de Joana Monteiro na Costa Blanca Bike Race


Joana Monteiro (Primaflor-Mondraker-Rotor) continua em grande forma na Costa Blanca Bike Race. A campeã lusa e a companheira de dupla Raiza Goulão conquistaram o segundo pódio da competição, finalizando a segunda etapa no 2º lugar.

Na segunda etapa da Costa Blanca Bike Race, a dupla Anna Van Der Bregger e Margot Moschetti (CST Sand Boels Dolmans Team) bisaram, ficando no 2º lugar a lusa Joana Monteiro e Raiza Goulão (Primaflor-Mondraker-Rotor) e no 3º lugar a dupla Charlotte Davies e Iwona Szmyd (Mt Zoom/Foxgrove).

Na prova elite masculinos, o português Mário Costa em dupla com Milton Ramos (Primaflor-Mondraker-Rotor) terminou o dia em 12º lugar. A vitória sorriu uma vez mais à dupla Jan Skarnitzl e Sergio Mantecon (Trek Factory Racing), completando o pódio no 2º lugar Didier Bats e Hans Becking (CST Sandd American Eagle MTB Racing Team) e em 3º David Nordemann e Sebastian Carstensen (CST Sandd American Eagle MTB Racing Team).

Joana Monteiro brilha no 2º lugar do pódio na Costa Blanca Bike Race (© David Acedo 'Willow')


Efapel cumpre estágio em Ovar


A equipa continental lusa Efapel encontra-se estes dias em Ovar a realizar um estágio com vista à preparação da temporada, a iniciar já no próximo dia 5 de Fevereiro no Troféu Liberty Seguros.

Os nove ciclistas da Efapel reuniram-se no Hotel Meia Lua, dando início ao estágio com a definição de estratégias e políticas da equipa, passando em seguida à estrada para os habituais treinos em conjunto de diversas horas. Amanhã, irá realizar-se a apresentação oficial da equipa na sede da Efapel, em Serpins.

O director desportivo Américo Silva abordou as primeiras sensações, após dos dias de trabalho com os seus corredores. “Foram três dias muito proveitosos. Este tipo de estágios no início da época são especialmente importantes, porque o ciclismo é uma modalidade em que o trabalho de preparação física nem sempre é feito em conjunto. Mas as corridas são feitas em equipa e é necessário criar entrosamento entre os corredores. Foi isso que fizemos, para além podermos avaliar a condição física de todos. Nós temos um plantel de apenas nove elementos. A época vai ser intensa para todos, mas os objectivos são variados e este estágio ajudou a definir o trabalho específico de cada um, consoante as metas definidas.”

Para a temporada de 2017, a equipa Efapel é composta pelos portugueses António Barbio, Bruno Silva, Daniel Mestre, Henrique Casimiro, Rafael Silva, Sérgio Paulinho, o colombiano Mateo García e os espanhóis Álvaro Trueba e Jesús del Pino.

Equipa Efapel no estágio em Ovar (© Efapel)


Pelotão Continental Luso 2017


A União Ciclista Internacional publicou a lista completa de equipas continentais lusas para a temporada de 2017. No total, mantêm-se as seis esquadras do ano transacto: Efapel, LA Alumínios-Metalusa-BlackJack, Louletano-Hospital de Loulé, RP-Boavista, Sporting-Tavira e W52-FC Porto-Mestre da Cor. No artigo Cycling & Thoughts, as equipas podem ser vistas ao detalhe, aqui.

(© APCP / Helena Dias)


Cadel Evans Great Ocean Road Race (Vídeo)


É já no próximo domingo que se corre a segunda competição do calendário UCI WorldTour, a Cadel Evans Great Ocean Road Race e a Velon abre-nos o apetite com este vídeo sobre a prova.


Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Tour de France 2015: percurso e lusos da 102ª edição

A prova rainha do ciclismo mundial está a chegar. O 102º Tour de France estará entre nós de 4 a 26 de Julho, naquela que promete ser uma das edições mais emocionantes dos últimos anos. A razão prende-se com o luxuoso pelotão que irá percorrer 3360 quilómetros de Utrecht a Paris, onde nos magníficos Champs-Élysées se conhecerá o vencedor de 2015. Alberto Contador (TCS), Chris Froome (SKY), Nairo Quintana (MOV) e Vincenzo Nibali (AST) são os máximos favoritos ao maillot jaune , mas as surpresas sempre sucedem no decorrer de uma grande volta e esta, provavelmente, não será excepção na luta pelo pódio. Maior é a expectativa pelo desafio que o campeão espanhol e recente vencedor do Giro d’Itália traz nos pedais. Contador quer alcançar a dupla vitória Giro-Tour no mesmo ano , nesta que transparece ser uma edição de dureza extrema e de escaladas colossais nas duas últimas semanas. Na luta pelos lugares cimeiros da geral, há que ter em conta os nomes de Rui Costa (LAM) , Joaquim ‘Purito’ Ro