Avançar para o conteúdo principal

Notícias Diárias Cycling & Thoughts

Nas Notícias Diárias Cycling & Thoughts desta quinta-feira: Sam Bennett conquista Race Melbourne; André Greipel vence Trofeo Porreres na Challenge Mallorca; Joana Monteiro no pódio da Costa Blanca Bike Race; 79ª Volta a Portugal invade Alentejo; Equipas do Tour de France 2017; Liberty Seguros-Carglass apresentada oficialmente; 11 equipamentos a destacar em 2017 (Vídeo).

Segunda vitória para Gaviria na Vuelta a San Juan


Fernando Gaviria agarrou a segunda vitória na Vuelta a San Juan, entregando à Quick-Step Floors o terceiro triunfo da equipa na prova argentina. O colombiano bateu num renhido sprint a dupla italiana Elia Viviani (Itália) e Nicola Ruffoni (Bardiani-CSF). No comando da geral continua Ramunas Navardauskas (Bahrain-Merida).

Partindo de San Martín, o quarto dia de prova em solo argentino percorreu 160,5 km, tendo como animadores da jornada uma fuga com mais de dez corredores desde o km 20, que chegaram a alcançar uma vantagem de mais de 5 minutos. O esforço da fuga não foi recompensado, sendo alcançada pelo pelotão dentro dos 15 km finais.

A toda a velocidade, o pelotão rumou para o final ao sprint com o colombiano Fernando Gaviria a finalizar o grande trabalho efectuado pelos companheiros da Quick-Step Floors e que tem vindo a marcar as etapas da 35ª edição da Vuelta a San Juan.

A representação lusa superou mais uma jornada com Rui Costa (UAE Abu Dhabi) e Rafael Reis (Caja Rural-Seguros RGA) a cruzarem a meta integrados no pelotão, respectivamente em 39º e 46º lugar.

A quinta etapa irá ligar Chimbas a Alto Colorado em 162,4 km.

A etapa pode ser seguida em directo no canal Youtube da Vuelta a San Juan.

Resultados, Top 10 e Lusos:
Fernando Gaviria (Col) Quick-Step Floors
3:34:44
Elia Viviani (Ita) Itália
m.t.
Nicola Ruffoni (Ita) Bardiani-CSF
m.t.
Manuel Belletti (Ita) Wilier Triestina
m.t.
Luke Keough (USA) UnitedHealthcare
m.t.
Andrea Guardini (UAE Abu Dhabi
m.t.
Carlos Eduardo Alzate (Col) UnitedHealtcare
m.t.
Marco Coledan (Ita) Trek-Segafredo
m.t.
Laureano Rosas (Arg) Argentina
m.t.
10º
Ramunas Navardauskas (Ltu) Bahrain-Merida
m.t.
39º
Rui Costa (Por) UAE Abu Dhabi
m.t.
46º
Rafael Reis (Por) Caja Rural-Seguros RGA
m.t.

Classificação Geral:

Ramunas Navardauskas (Ltu) Bahrain-Merida
9:57:11
Bauke Mollema (Ned) Trek-Segafredo
+3s
Matthias Brändle (Aut) Trek-Segafedo
+7s
Rémi Cavagna (Fra) Quick-Step Floors
+7s
Elia Viviani (Ita) Itália
+17s
Sebastian Trillini (Arg) Italomat-dogo
+19s
Oscar Sevilla (Esp) Medellin-Inder
+19s
Laureano Rosas (Arg) Argentina
+21s
Tom Boonen (Bel) Quick-Step Floors
+29s
10º
Kanstantsin Siutsou (Blr) Bahrain-Merida
+32s
17º
Rafael Reis (Por) Caja Rural-Seguros RGA
+37s
22º
Rui Costa (Por) UAE Abu Dhabi
+51s

Gaviria agarra segunda vitória na Vuelta a San Juan (© Mario Sabato)


Sam Bennett conquista Race Melbourne


O sprint flamejante de Sam Bennett conquistou para a equipa alemã BORA-hansgrohe a primeira vitória da temporada na Race Melbourne, na Austrália. No risco de meta, o ciclista irlandês impôs-se ao holandês Danny van Poppel (Team Sky) e ao australiano Scott Sunderland (IsoWhey Sports SwissWellness).

A corrida de 116,6 km desenrolou-se num circuito de 22 voltas de 5,3 km em Albert Park, terminando num sprint ganho por Sam Bennett, que declarou à imprensa: “É óptimo obter uma vitória no início da temporada. Quero agradecer à BORA-hansgrohe pelo bom programa de corrida, por ter-nos aqui, pelo seu grande apoio e também aos meus companheiros de equipa. Eles fizeram um excelente trabalho apoiando-me hoje, gostava de lhes agradecer. Eles mantiveram-me bem protegido o dia todo e colocaram-me na perfeição para o sprint final.”

Em prova esteve presente a dupla lusa da Katusha-Alpecin, Tiago Machado e José Gonçalves, que finalizaram na meta em 23º e 104º respectivamente.

Esta prova antecede a segunda corrida WorldTour da temporada, a Cadel Evans Great Ocean Road Race do próximo dia 29 de Janeiro.

Resultados, Top 10 e Lusos:
Sam Bennett (Irl) BORA-hansgrohe
2:21:39
Danny van Poppel (Ned) Team Sky
m.t.
Scott Sunderland (Aus) IsoWhey Sports SwissWellness
m.t.
Edward Theuns (Bel) Trek-Segafredo
m.t.
Caleb Ewan (Aus) Orica-Scott
m.t.
Tyler Farrar (USA) Dimension Data
m.t.
Nikias Arndt (Ger) Team Sunweb
m.t.
Tom van Asbroeck (Bel) Cannondale-Drapac
m.t.
Matteo Montaguti (Ita) AG2R La Mondiale
m.t.
10º
Travis McCabe (USA) UnitedHealthcare
m.t.
23º
Tiago Machado (Por) Katusha-Alpecin

104º
José Gonçalves (Por) Katusha-Alpecin

DNS
Rúben Guerreiro (Por) Trek-Segafredo


Sam Bennett vence ao sprint Race Melbourne (© Race Melbourne)


André Greipel vence Trofeo Porreres na Challenge Mallorca


O ciclista alemão André Greipel (Lotto Soudal) venceu ao sprint o Trofeo Porreres-Felanitx-Salines-Campos, primeira prova da Challenge Mallorca. O belga Jonas Van Genechten (Cofidis) e o britânico Daniel Mclay (Fortuneo-Vital Concept) completaram o pódio.

A jornada de 161,8 km entre Porreres e Campos foi marcada por uma fuga composta por Kersten Thiele (Alemanha), Evgeny Shalunov (Gazprom-Rusvelo), Pablo Torres (Burgos BH) e Pello Olaberria (Euskadi-Murias). O quarteto teve liberdade até à falta de 20 km para a meta, momento no qual o pelotão alcançou a fuga.

Na luta pela linha de meta, André Greipel (Lotto Soudal) foi o mais forte ao bater toda a concorrência num forte sprint pela vitória. Em declarações à imprensa, André Greipel disse: “Era nosso objectivo terminar ao sprint e conseguimos. Rémy Mertz fez um trabalho extraordinário na sua primeira corrida profissional. Ele esteve na cabeça do pelotão por mais de 100 km, controlando a fuga. Realmente impressionante. Nos últimos 15 km, Bart De Clercq, Tomasz Marczynski e Frederik Frison foram para a frente. À entrada dos últimos 3 km, eu ainda tinha Tim Wellens, Moreno Hofland e Jürgen Roelandts no apoio. Moreno Hofland levou-me a mim e ao Jürgen até ao último quilómetro. Nós precisávamos de chegar em primeiro na passagem com as ilhas de tráfego e conseguimos. Comecei a sprintar à falta de 250 metros para a meta. Nós comandámos a etapa inteira, por isso, é bom concretizá-lo depois de tanto trabalho dos companheiros de equipa. Este é um começo perfeito da temporada. Amanhã e o dia seguinte serão para Tiesj Benoot, Louis Vervaeke e Tim Wellens. Eu terei outra hipótese no domingo.”

O português Nuno Bico (Movistar Team) estreou-se com as cores da equipa espanhola com um 43º lugar. Vicente de Mateos, da equipa lusa Louletano-Hospital de Loulé, esteve em prova pela Selecção de Espanha e alcançou o 10º lugar.

Entre os vencedores do dia destaca-se Evgeny Shalunov (Gazprom-Rusvelo) com o prémio da combatividade e do combinado, Pablo Torres (Burgos BH) com o prémio da montanha e das metas volantes, Xavier Cañellas (Espanha) com o prémio de primeiro maiorquino e Kersten Thiele (Alemanha) com o prémio dos sprints especiais.

A Challenge Mallorca continua amanhã com a disputa do segundo de quatro troféus, o Trofeo Serra de Tramuntana de 153,9 km com presença dos lusos Nuno Bico (Movistar Team), o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe) e Nuno Meireles (Equipo Bolivia).

Resultados, Top 10 e Lusos:
André Greipel (Ger) Lotto Soudal
3:41:35
Jonas Van Genechten (Bel) Cofidis
m.t.
Daniel Mclay (GBr) Fortuneo-Vital Concept
m.t.
Matteo Pelucchi (Ita) BORA-hansgrohe
m.t.
Raymond Kreder (Ned) Roompot-Nederlandse Loterij
m.t.
Jonathan Dibben (GBr) Team Sky
m.t.
Alexander Porsev (Rus) Gazprom-Rusvelo
m.t.
Coen Vermeltfoort (Ned) Roompot-Nederlandse Loterij
m.t.
Lukask Wisniowski (Pol) Team Sky
m.t.
10º
Vicente de Mateos (Esp) Espanha
m.t.
43º
Nuno Bico (Por) Movistar Team
+7s

André Greipel triunfador no primeiro dia da Challenge Mallorca (© Challenge Mallorca)


Joana Monteiro no pódio da Costa Blanca Bike Race


Joana Monteiro (Primaflor-Mondraker-Rotor) iniciou da melhor forma a Costa Blanca Bike Race. A campeã lusa e a companheira de dupla Raiza Goulão terminaram a primeira jornada no segundo lugar do pódio.

Na primeira etapa da Costa Blanca Bike Race, a dupla Anna Van Der Bregger e Margot Moschetti (CST Sand Boels Dolmans Team) conquistou a vitória no final dos 45 km, ficando no 2º lugar a lusa Joana Monteiro e Raiza Goulão (Primaflor-Mondraker-Rotor) e no 3º lugar a dupla Merce Pacios e Muriel Bouhet (MTBPro).

Na prova elite masculinos, o português Mário Costa em dupla com Milton Ramos (Primaflor-Mondraker-Rotor) terminou o dia na 8ª posição. A vitória ficou nas mãos da dupla Jan Skarnitzl e Sergio Mantecon (Trek Factory Racing), completando o pódio no 2º lugar Pietro Sarai e Hector Leonardo (Polimedical-FRM) e em 3º Didier Bats e Hans Becking (CST Sandd American Eagle MTB Racing Team).


Joana Monteiro no pódio da Costa Blanca Bike Race (© David Acedo 'Willow')



79ª Volta a Portugal invade Alentejo


A 79ª edição da Volta a Portugal promete invadir a região Alentejana logo à partida da segunda etapa em Reguengos de Monsaraz.

À Agência Lusa, o director da prova Joaquim Gomes assegurou: “O Alentejo Central e o Alto Alentejo vão ter uma presença plena na Volta a Portugal e logo na segunda etapa, que porventura será a mais longa.” Conhecido o prólogo em Lisboa, Joaquim Gomes acrescentou: “A primeira etapa em linha, e esta não poderei ainda revelar, fará a ponte entre Lisboa e a segunda etapa em linha”, que irá ligar Reguengos de Monsaraz a Castelo Branco.

O presidente da Câmara de Reguengos de Monsaraz, José Calixto falou à Agência Lusa sobre a importância desta iniciativa: “Era importante trazermos um evento de dimensão internacional, o maior do ciclismo português, a terras que queremos promover como a Capital dos Vinhos de Portugal e que queremos utilizar para a promoção e divulgação do nosso território.”

Organizada pela Podium Events, a 79ª Volta a Portugal Santander Totta estará na estrada entre os dias 4 e 15 de Agosto.

(© Helena Dias)


Equipas do Tour de France 2017


A organização do Tour de France divulgou hoje as quatro equipas convidadas para a 104ª edição, que se irão juntar às 18 esquadras WorldTour: a belga Wanty-Groupe Gobert e as francesas Cofidis, Direct Energie e Fortuneo-Vital Concept.

(© Tour de France)



Liberty Seguros-Carglass apresentada oficialmente


A equipa sub-23 lusa Liberty Seguros-Carglass foi hoje oficialmente apresentada em Oliveira de Azeméis, diante de uma plateia bem preenchida e com a presença dos patrocinadores do projecto do Bike Clube de Portugal.

O director de equipa Manuel Correia sublinhou: “É por momentos como este que tenho um enorme privilégio de continuar a fazer o que mais gosto, nunca abdicando dos nossos valores e princípios. Ter uma sala cheia de personalidades ligadas ao ciclismo, ter tantos amigos e ex-ciclistas presentes numa sala repleta é sinal que a nossa forma de estar está correcta e é coerente.”

Presente no evento esteve o presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, Isidro Figueiredo, que destacou: “O Bike Clube de Portugal tem como grande objectivo promover e lançar jovens sub-23 para o mercado internacional. Neste ano que terminou, a formação oliveirense alcançou uma espantosa marca, colocando três ciclistas nas equipas profissionais nacionais e outros três no estrangeiro, tudo isto após um espantoso ano, onde foram mais de 30 as vitórias alcançadas.”

O director de marketing da Liberty Seguros Rodrigo Esteves não faltou à apresentação, sendo já uma presença marcante no ciclismo português. “Mais uma vez, a Liberty Seguros associa-se a este projecto de sucesso, que apoiou desde o primeiro momento. Os nossos valores estão espelhados nestes atletas, onde o trabalho de equipa tem conquistado e continuará certamente a conquistar vários pódios e distinções.”

A representante da Carglass, Marta Dias também marcou com a sua presença o evento oficial. “Tal como a equipa do Bike Clube de Portugal, a Carglass tem o seu foco nas pessoas e um propósito, com sentido de dever e compromisso. É um orgulho sermos parceiros desta grande equipa Liberty Seguros-Carglass e, mais que isso, é uma missão para todos nós e os intervenientes sairmos mais uma vez vencedores.”

O ano de 2017 une na equipa Liberty Seguros-Carglass os jovens lusos André Crispim, César Martingil, David Ribeiro, Filipe Rocha, o campeão nacional sub-23 de contra-relógio Gaspar Gonçalves, José Neves, Luís Pereira, Miguel Duarte, Rafael Lourenço e Venceslau Fernandes.

Equipa Liberty Seguros-Carglass 2017 (© Bike Clube de Portugal)


11 equipamentos a destacar em 2017 (Vídeo)


A escolha do vídeo desta edição recai sobre o canal YouTube GCN – Global Cycling Network, que nos leva numa curta viagem de cores por 11 equipamentos de equipas profissionais em 2017.


Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.