Avançar para o conteúdo principal

Notícias Diárias Cycling & Thoughts

Nas Notícias Diárias Cycling & Thoughts desta terça-feira: Tom Boonen triunfa em San Juan; Nuno Bico estreia-se na Challenge de Mallorca; Richie Porte lidera WorldTour, Lusos no Ranking; Gémeos Oliveira na concentração Axeon Hagens Berman; Abu Dhabi Tour 2017 (Vídeo).

Tom Boonen triunfa em San Juan


O belga Tom Boonen (Quick-Step Floors) venceu ao sprint a segunda etapa da Vuelta a San Juan, superando na meta os italianos Elia Viviani (Itália) e Matteo Malucelli (Androni Giocattoli-Sidermec). Viviani subiu à liderança da geral e o português Rafael Reis (Caja Rural-Seguros RGA) foi 14º na meta.

A segunda jornada de 128,8 km partiu de San Juan e viu a fuga formar-se com mais de 30 km percorridos. Antonio Cabrera (Chile), Nicolás Naranjo (AV Fátima), Gerardo Tivani e Pedro González (ECM Pocito) tomaram a frente da corrida, sempre com o pelotão a pouco mais de 2 minutos de distância, terminando a aventura antes da segunda e última subida de 3ª categoria no Alto del Dique, à falta de 31 km.

À imagem da etapa anterior, o final disputou-se ao sprint com a mesma esquadra a sobressair no trabalho de equipa. O vencedor de ontem Fernando Gaviria e Maximiliano Richeze comandaram o comboio nos derradeiros momentos e Tom Boonen finalizou o trabalho dos companheiros ao arrecadar o segundo triunfo para a Quick-Step Floors.

Para a história do ciclismo, a vitória de Boonen marca o primeiro triunfo de uma bicicleta com travões de disco.

Na representação lusa, Rafael Reis (Caja Rural-Seguros RGA) foi 14º no sprint, subindo a 36º da geral, e Rui Costa (UAE Abu Dhabi) 41º na etapa, subindo a 53º da geral.

Amanhã, a terceira etapa disputa-se novamente em San Juan num contra-relógio individual de 11,9 km.

A etapa pode ser seguida em directo no canal Youtube da Vuelta a San Juan.

Resultados, Top 10 e Lusos:
Tom Boonen (Bel) Quick-Step Floors
3:00:40
Elia Viviani (Ita) Itália
m.t.
Matteo Malucelli (Ita) Androni Giocattoli-Sidermec
m.t.
Ricardo Escuela (Arg) AV Fatima
m.t.
Andrea Guardini (Ita) UAE Abu Dhabi
m.t.
Ramunas Navardauskas (Lit) Bahrain-Merida
m.t.
Luke Keough (USA) UnitedHealthcare
m.t.
Manuel Belletti (Ita) Wilier Triestina
m.t.
Eugenio Alafaci (Ita) Trek-Segafredo
m.t.
10º
Mattia Viel (Ita) Unieuro Trevigiani-Hemus1896
m.t.
14º
Rafael Reis (Por) Caja Rural-Seguros RGA
m.t.
41º
Rui Costa (Por) UAE Abu Dhabi
m.t.

Classificação Geral:

Elia Viviani (Ita) Itália
6:08:12
Fernando Gaviria (Col) Quick-Step Floors
+1s
Tom Boonen (Bel) Quick-Step Floors
+2s
Franco German Lopez (Arg) AV Fatima
+6s
Matteo Malucelli (Ita) Androni Giocattoli-Sidermec
+8s
Vincenzo Nibali (Ita) Bahrain-Merida
+12s
Gavin Mannion (USA) UnitedHealthcare
+12s
Duilio Ramos (Arg) AC Mardan
+12s
Oscar Sevilla (Esp) Medellin-Inder
+12s
10º
Bauke Mollema (Ned) Trek-Segafredo
+12s
36º
Rafael Reis (Por) Caja Rural-Seguros RGA
+12s
53º
Rui Costa (Por) UAE Abu Dhabi
+12s

Tom Boonen vence segunda etapa ao sprint (© Vuelta a San Juan)


Nuno Bico estreia-se na Challenge de Mallorca


O jovem português Nuno Bico iniciará a temporada na Challenge de Mallorca. A estreia com as cores da Movistar Team decorrerá entre os dias 26 e 29 de Janeiro na 26 ª edição da prova espanhola.

A liderar a Movistar Team vão estar Alejandro Valverde e Nairo Quintana, aos quais se juntam Andrey Amador, Jorge Arcas, Jonathan Castroviejo, Alex Dowsett, Dani Moreno, Antonio Pedrero, Dayer Quintana, Rory Sutherland e os dois estreantes da equipa azul Nuno Bico e Héctor Carretero.

A Challenge de Mallorca é composta por quatro Troféus, podendo participar oito corredores por equipa em cada prova: Trofeo Porreres-Felanitx-Ses Salines-Campos (169 km); Trofeo Serra de Tramuntana (140 km); Trofeo Andratx-Mirador d’Es Colomer (160 km); Trofeo Playa de Palma-Palma (162 km).

(© Movistar Team)


Richie Porte lidera WorldTour, Lusos no Ranking


Richie Porte (BMC) abriu a temporada como líder do Ranking UCI WorldTour, após a conquista do Santos Tour Down Under, na Austrália. Presentes na prova, os ciclistas lusos Rúben Guerreiro (Trek-Segafredo), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e Tiago Machado (Katusha-Alpecin) também pontuaram para o Ranking. Ler artigo completo, aqui.

Richie Porte venceu o Santos Tour Down Under e lidera Ranking UCI WorldTour (© TDWSport.com)


Gémeos Oliveira na concentração Axeon Hagens Berman


Os gémeos Ivo e Rui Oliveira estiveram presentes na primeira concentração da equipa Axeon Hagens Berman em Calabasas, California. Ao longo de 10 dias, os jovens da equipa comandada por Axel Merckx estreitaram laços e realizaram uma série de treinos específicos com vista a uma brilhante temporada, como nos tem vindo a habituar a esquadra norte-americana.

O site Cyclingnews publicou uma galeria de fotografias relativa à concentração em Calabasas, da autoria de Davey Wilson, que pode ser vista aqui.

Ivo e Rui Oliveira (© Davey Wilson)

 Abu Dhabi Tour 2017 (Vídeo)


O Abu Dhabi Tour ascende ao WorldTour em 2017, sendo a única competição disputada no Médio Oriente integrada no mais alto nível do ciclismo mundial. De 23 a 26 de Fevereiro, um luxuoso pelotão irá disputar a prova de quatro etapas ganha em 2016 por Tanel Kangert (Astana) e em 2015 por Esteban Chaves (Orica-Scott).


Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.