Avançar para o conteúdo principal

Notícias Diárias Cycling & Thoughts

Nas Notícias Diárias Cycling & Thoughts desta segunda-feira: Fernando Gaviria vence em San Juan; Rui Oliveira de bronze no regresso à competição; Mário Costa e Joana Monteiro na Costa Blanca Bike Race; Equipa Miranda-Mortágua prepara temporada; Apresentação Liberty Seguros-Carglass; Scott e Simon Gerrans (Vídeo).


Fernando Gaviria vence em San Juan


O colombiano Fernando Gaviria (Quick-Step Floors) venceu a primeira etapa da 35ª Vuelta a San Juan, na Argentina, destacando-se na meta sobre os italianos Elia Viviani (Itália) e Nicolas Marini (Nippo-Vini Fantini).

Partindo de San Juan, a primeira jornada percorreu um total de 142,5 km. A fuga iniciada por Rubén Ramos (Argentina), Eugenio Alafaci (Trek-Segafredo), Gaston Javier (SEP San Juan), Omar Azzem (Los cascos Esco-Agroplan), Leonardo Rodríguez (AC Mardan) e Franco Lopez (Agrupacion Virgen de Fátima) viu chegar mais cinco elementos já na fase final do percurso, sendo alcançados pelo pelotão dentro dos derradeiros 10 km.

No final disputado ao sprint, Fernando Gaviria (Quick-Step Floors) foi o mais forte na meta, após um grande trabalho do companheiro Tom Boonen na sua colocação.

Os portugueses presentes na Vuelta a San Juan finalizaram o dia em 126º Rafael Reis (Caja Rural-Seguros RGA) e 143º Rui Costa (UAE Abu Dhabi).

Na fase final da jornada, um grupo de corredores equivocou-se no percurso a 1,5 km da meta, tendo de saltar barreiras para voltar ao trajecto correcto e terminar a etapa, sendo creditado a todos o mesmo tempo do vencedor.

Amanhã, a segunda etapa terá novamente partida e chegada em San Juan, num total de 128,8 km.

A etapa pode ser seguida em directo no canal Youtube da Vuelta a San Juan.

Resultados, Top 10 e Lusos:
Fernando Gaviria (Col) Quick-Step Floors
3:07:44
Elia Viviani (Ita) Itália
m.t.
Nicolas Marini (Ita) Nippo-Vini Fantini
m.t.
Matteo Malucelli (Ita) Androni Giocattoli-Sidermec
m.t.
Vincenzo Nibali (Ita) Bahrain-Merida
m.t.
Tom Bonnen (Bel) Quick-Step Floors
m.t.
Matthias Brändle (Aut) Trek-Segafredo
m.t.
Alan Ramirez (Arg) M. Rawson Somos Todos
m.t.
Bauke Mollema (Ned) Trek-Segafredo
m.t.
10º
Oscar Sevilla (Esp) Medellin-Inder
m.t.
126º
Rafael Reis (Por) Caja Rural-Seguros RGA
m.t.
143º
Rui Costa (Por) UAE Abu Dhabi
m.t.

Classificação Geral:
Fernando Gaviria (Col) Quick-Step Floors
3:07:34
Elia Viviani (Ita) Itália
+4s
Nicolas Marini (Ita) Nippo-Vini Fantini
+6s
Matteo Malucelli (Ita) Androni Giocattoli-Sidermec
+10s
Vincenzo Nibali (Ita) Bahrain-Merida
+10s
Tom Bonnen (Bel) Quick-Step Floors
+10s
Matthias Brändle (Aut) Trek-Segafredo
+10s
Alan Ramirez (Arg) M. Rawson Somos Todos
+10s
Bauke Mollema (Ned) Trek-Segafredo
+10s
10º
Oscar Sevilla (Esp) Medellin-Inder
+10s
126º
Rafael Reis (Por) Caja Rural-Seguros RGA
+10s
143º
Rui Costa (Por) UAE Abu Dhabi
+10s



Fernando Gaviria vence em San Juan (© Vuelta a San Juan)


Rui Oliveira de bronze no regresso à competição


Rui Oliveira marcou o regresso à competição no Critério Alves Barbosa, disputado no passado sábado no Velódromo Nacional, em Sangalhos. O jovem ciclista estreou as cores da norte-americana Axeon Hagens Berman com uma medalha de bronze na corrida por pontos.

Relembre-se que Rui Oliveira esteve afastado da competição, devido a um longo período de recuperação da fractura do fémur, sucedida na segunda etapa do Tour de Gironde, França, em Maio de 2016.

Este regresso foi celebrado por Rui Oliveira na sua página no Facebook. “Para muitos, ontem foi mais um critério de pista, mais um pódio, mais umas voltas à pista. Para mim, foi das corridas mais especiais que já fiz no ciclismo. Depois de ter fracturado a perna e ter sido operado em Junho, depois novamente em Outubro, não sabia quando e em que condições ia voltar a correr. Vendo bem o que passei nestes últimos 7 meses e ter sido capaz de competir agora em Janeiro, num nível aceitável, foi muito importante e motivador para mim e penso que aqui começa uma nova fase e novos desafios. Claro que foi também tão especial, porque foi a 1ª vez que representei as cores da minha nova equipa Axeon Hagens Berman Cycling Team, o que é muito gratificante para mim.”

Rui Oliveira deixou ainda uma importante mensagem aos fãs de ciclismo, chamando particular atenção para o escasso público na plateia do Velódromo. “Para a semana temos o Campeonato Nacional de Pista e faço desde já um apelo às pessoas que gostam de ciclismo para aparecerem no Velódromo Nacional e verem um grande espectáculo de ciclismo, mesmo para nós ciclistas torna-se pouco interessante correr com meia dúzia de pessoas a assistir.”

O Campeonato Nacional de Pista realiza-se no próximo fim-de-semana de 28 e 29 de Janeiro no Velódromo Nacional em Sangalhos, Anadia.
 
Rui Oliveira alcança o bronze em scratch no Critério Alves Barbosa (© Facebook Atleta)


Mário Costa e Joana Monteiro na Costa Blanca Bike Race


Os portugueses Mário Costa e Joana Monteiro (Primaflor-Mondraker-Rotor Racing Team) iniciam a temporada na próxima quinta-feira, 26 de Janeiro, na Costa Blanca Bike Race.

Os dois lusos formarão dupla com os companheiros da equipa de BTT na competição de quatro dias integrada no calendário UCI, com etapas entre os 40 e os 60 km, à excepção da segunda especial.

Os oito corredores da Primaflor-Mondraker-Rotor Racing Team vão formar as seguintes duplas: Carlos Coloma e Catriel Soto; Milton Ramos e Mário Costa; Jesús Del Nero e Ramón Sagües; Raiza Goulao e Joana Monteiro.

Mário Costa: “Pouco a pouco, vamos ganhando ritmo e encontrando uma boa pedalada. Encontro-me bem de forma e, embora se trate da primeira corrida do ano, quero começar o melhor possível e conseguir um resultado destacado para começar um grande ano com o pé direito. Será a primeira vez que corro com Milton em competição, um autêntico especialista em corridas como esta, com o qual espero passar uma boa semana na Costa Blanca.”

As equipas, que deverão rolar com uma margem máxima de dois minutos entre os corredores, vão estrear-se quinta-feira numa etapa com partida e chegada em Finestrat e uma subida na primeira metade do percurso, que deverá marcar as primeiras diferenças. A jornada de sexta-feira, com partida na praia de Altea e final em El Albir, irá decidir-se na subida com o topo na linha de meta. As etapas de Villajoyosa e Polop, as mais longas, caracterizam-se por perfis de contínuo sobe e desce.

Duplas PMRA Racing Team presentes na Costa Blanca Bike Race (© Equipa)

 

Equipa Miranda-Mortágua prepara temporada


A equipa Miranda-Mortágua viveu um fim-de-semana repleto de acção. Os jovens sub-23 cumpriram o quarto estágio de preparação da nova temporada, ao mesmo tempo que brilharam no Velódromo Nacional, em Sangalhos.

Na pista, a equipa fez-se representar no Critério Alves Barbosa com o jovem Iúri Leitão, que subiu ao 2º lugar do pódio na disciplina de scratch, apenas superado pelo ciclista profissional António Barbio (Efapel).

“Foi uma boa experiência, em que competi pela primeira vez com os elites, e logo com um pódio. Uma grande estreia com as novas cores!”, declarou Iúri Leitão.

O companheiro Jorge Magalhães foi 4º no scratch e na corrida por pontos, enquanto Francisco Campos foi 6º no scratch.

Os jovens Miranda-Mortágua realizaram sessões de treino no estágio de preparação para a temporada, que inicia já no dia 5 de Fevereiro com o Troféu Liberty Seguros, prova que une no pelotão as equipas continentais e de clube sub-23.

Equipa Miranda-Mortágua (© Equipa)


Apresentação Liberty Seguros-Carglass


Na próxima quinta-feira, 26 de Janeiro, realiza-se a apresentação oficial da equipa sub-23 Liberty Seguros-Carglass no Hotel Digton, em Oliveira de Azeméis, pelas 18 horas.

A equipa pertencente ao Bike Clube de Portugal entra no seu terceiro ano de vida, promovendo a formação dos jovens ciclistas com ambições de alcançarem o patamar profissional. Sob o comando de Manuel Correia e Luís Pinheiro, esse objectivo foi conseguido no final da temporada transacta com a saída de Luís Gomes para a equipa continental lusa RP-Boavista, Zulmiro Magalhães para a LA Alumínios-Metalusa-BlackJack e Tiago Ferreira para a W52-FC Porto-Mestre da Cor. Além destes três nomes, a equipa viu ainda rumar ao estrangeiro André Carvalho para a equipa italiana Cipollini Iseo Rime e os gémeos Ivo e Rui Oliveira para a norte-americana Axeon Hagens Berman.

Segundo Manuel Correia: “O rigor, o talento, a inovação, a honestidade e o compromisso são os princípios defendidos pela formação oliveirense, que estes seis atletas que agora têm pela frente novos desafios, sempre defenderam e os ajudou a dar o tão ambicionado salto. Temos tido o cuidado de, além de recrutarmos bons ciclistas, tentarmos que possam ser bons rapazes, de forma a trabalharmos de forma séria todas as suas competências, para que no futuro possam ser verdadeiros exemplos para os mais novos.”

Luís Pinheiro referiu:  “Foram mais de 500 mil quilómetros percorridos, que resultaram em mais de 50 vitórias, entre estrada e pista. Mais de duas dezenas de convocatórias para as diversas selecções nacionais e uma imagem muito positiva, passada por todos os nossos atletas que dignificaram o nosso projecto ao longo destes dois anos. Queremos fazer um trabalho sério e competente e isso reflecte-se na estrada, onde vamos vendo alguns equipamentos do Bike Clube de Portugal num claro sinal que os verdadeiros amantes da modalidade nos vão dando ao adquirirem o mesmo para orgulhosamente o passearem por essas estradas fora.”

Para 2017, a equipa Liberty Seguros-Carglass é constituída por dez jovens lusos: André Crispim, César Martingil, David Ribeiro, Filipe Rocha, Gaspar Gonçalves, José Neves (ex GoldWin-Team José Maria Nicolau), Luís Pereira (ex EC Carlos Carvalho), Miguel Duarte (ex EC Bruno Neves), Rafael Lourenço (ex Sporting CP-Tavira) e Venceslau Fernandes (ex Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade).

Equipa Liberty Seguros-Carglass (© Equipa)



Scott e Simon Gerrans (Vídeo)


A escolha do vídeo desta edição recai nas imagens da Scott Sports com Simon Gerrans, ciclista australiano da equipa WorldTour Orica-Scott, tetracampeão do Santos Tour Down Under, vencedor de etapas nas três grandes voltas e de emblemáticas corridas como Liège-Bastogne-Liège e Milano-Sanremo.


Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.