Avançar para o conteúdo principal

Notícias Diárias Cycling & Thoughts

Nas Notícias Diárias Cycling & Thoughts desta quarta-feira: Rúben Guerreiro comanda a juventude no Tour Down Under; Equipas do Giro d’Italia 2017; Androni anuncia fim do patrocínio da equipa; GreenEdge lança equipa Continental; Vídeo de Rui Costa em San Juan.

Rúben Guerreiro comanda a juventude no Tour Down Under


O campeão nacional sub-23 Rúben Guerreiro (Trek-Segafredo) começou da melhor forma a sua primeira corrida WorldTour. Ao segundo dia do Santos Tour Down Under, foi 7º na chegada em alto e subiu à liderança da camisola da juventude. A vitória coube a Richie Porte (BMC), actual líder da geral.

À imprensa, Rúben Guerreiro afirmou: “Tínhamos três corredores que podiam posicionar-se no Top 10 e eu disse à equipa que me sentia bem hoje. Todos ajudaram e eu comecei a subida na frente. Gosto deste tipo de subidas. Eu estava a puxar para alcançar os primeiros corredores, mas talvez tenha puxado em demasia já que perdi dois ou três lugares no final. Mas sétimo ainda é bom e agora espero manter a camisola da juventude até ao fim e fazer Top 10 nesta corrida.”

A segunda etapa cumpriu 148,5 km entre a partida em Sterling e a chegada na subida de 1ª categoria em Paracombe. O primeiro ataque para uma fuga consolidada surgiu com 25 km percorridos pela acção do alemão Jasha Sutterlin (Movistar Team). O pelotão comandado pela Orica-Scott deixou a aventura rondar os 3 minutos de vantagem, até restarem 40 km para o final, momento em que terminou a fuga de Sutterlin.

Antes do início da subida final, os favoritos à geral posicionaram-se na frente para o ataque à vitória da etapa e liderança da prova. Richie Porte (BMC) mostrou ser o mais forte neste dia, deixando a 16 segundos na segunda posição Gorka Izagirre (Movistar Team) e em terceiro Esteban Chaves (Orica-Scott).

Dos três portugueses em prova, Rúben Guerreiro surpreendeu os mais fortes adversários ao finalizar em 7º somente a 19 segundos, seguindo-se em 49º José Gonçalves e em 56º Tiago Machado (Katusha-Alpecin).

A terceira etapa irá ligar Glenelg a Victor Harbor em 144 km.

Resultados, Top 10 e Lusos:
Richie Porte (Aus) BMC
3:46:06
Gorka Izagirre (Esp) Movistar Team
+16s
Esteban Chaves (Col) Orica-Scott
+16s
Rohan Dennis (Aus) BMC
+19s
Nathan Haas (Aus) Dimension Data
+19s
Diego Ulissi (Ita) UAE Abu Dhabi
+19s
Rúben Guerreiro (Por) Trek-Segafredo
+19s
Michael Storer (Aus) UniSA-Australia
+19s
Michael Woods (Can) Cannondale-Drapac
+19s
10º
Luis León Sánchez (Esp) Astana
+19s
49º
José Gonçalves (Por) Katusha-Alpecin
+1:06s
56º
Tiago Machado (Por) Katusha-Alpecin
+1:26s

Classificação Geral:
Richie Porte (Aus) BMC
7:10:14
Gorka Izagirre (Esp) Movistar Team
+20s
Esteban Chaves (Col) Orica-Scott
+22s
Jay McCarthy (Aus) BORA-hansgrohe
+24s
Nathan Haas (Aus) Dimension Data
+27s
Diego Ulissi (Ita) UAE Abu Dhabi
+29s
Nathan Earle (Aus) UniSA-Australia
+29s
Rohan Dennis (Aus) BMC
+29s
Luis León Sánchez (Esp) Astana
+29s
10º
Rafael Valls (Esp) Lotto Soudal
+29s
14º
Rúben Guerreiro (Por) Trek-Segafredo
+29s
49º
José Gonçalves (Por) Katusha-Alpecin
+1:14s
55º
Tiago Machado (Por) Katusha-Alpecin
+1:36s

Rúben Guerreiro no comando da juventude no Santos Tour Down Under (© Bettini)



Equipas do Giro d’Italia 2017


A empresa organizadora RCS Sport deu hoje a conhecer as 22 equipas que irão participar na 100ª edição do Giro d’Italia (6 a 28 de Maio), entre elas as 4 convidadas que se irão juntar às 18 WorldTour: as italianas Bardiani CSF e Wilier Triestina, a polaca CCC Sprandi Polkowice e a russa Gazprom-Rusvelo.

Também foram anunciadas as equipas participantes de Strade Bianche (4 de Março), Tirreno-Adriatico (8 a 14 de Março) e Milano-Sanremo (18 de Março).





Androni anuncia fim do patrocínio da equipa


Depois da divulgação das quatro equipas convidadas para o 100º Giro d’Italia e da exclusão da Androni Giocattoli, surgiu o anúncio do possível fim do patrocínio de Androni à equipa ProContinental de Gianni Savio.

Em declarações ao site italiano TuttoBiciWeb.it, Mario Androni disse: “Foi um banho de água fria. Estou muito desapontado, porque estava convencido que após um ano negro haveria um lugar para nós no Giro. Consequência? Não sou homem de reacções repentinas, mas quando tomo uma decisão é para ser: no ano passado fiz uma avaliação e decidi que, em caso de não haver convite também em 2017, a minha experiência patrocinadora no ciclismo iria terminar. Pensei bem há um ano atrás, disse-o claramente há um ano e agora confirmo-o. Não entro nas decisões tomadas pelos senhores do Giro d’Italia, digo somente que para a empresa Androni está prestes a fechar um parêntesis, que nos deu grandes alegrias.”

(© TuttoBiciWeb)


GreenEdge lança equipa Continental


A GreenEdge Cycling anunciou o lançamento de uma nova equipa, em 2017, denominada Mitchelton-Scott. A equipa com sede na China está registada no escalão Continental, sendo fruto da colaboração entre a GreenEdge Cycling, Chinese Cycling Association e Cycling Australia.

A Mitchelton-Scott é a terceira equipa do grupo GreenEdge Cycling, sendo afiliada das equipas masculina e feminina Orica-Scott.

“Depois do que consideramos ser um enorme sucesso estes cinco anos no cenário mundial, no nível mais alto do ciclismo masculino e feminino, acreditamos ter desembarcado numa forte posição para expandir a nossa oferta a uma Equipa Continental para 2017”, disse o proprietário da equipa Gerry Ryan. Acrescentou ainda: “A chegada da Mitchelton-Scott continua a apoiar as nossas ambições em fomentar a formação de jovens ciclistas Australianos e também estende o nosso apoio à região Australásia [região que inclui a Austrália, Nova Zelândia, Nova Guiné e algumas ilhas menores da parte ocidental da Indonésia], que representamos na UCI.”

A equipa Mitchelton-Scott será composta por um grupo balanceado de ciclistas chineses e australianos, sendo já conhecidos da Austrália Harrison Sweeney (18) e Robert Stannard (18), e da China Xue Chaobua (24), Qin Chenlu (24), Xue Fuwen (20), Liu Hao (28), Sun Xiaolong (22) e Bi Wenhui (23).



Vídeo de Rui Costa em San Juan


O ciclista português Rui Costa (UAE Abu Dhabi) está prestes a iniciar a primeira competição do ano. Na Argentina irá disputar a Vuelta Ciclista a la Provincia de San Juan (2.1), entre os dias 23 e 29 de Janeiro.

Rui Costa encontra-se em San Juan juntamente com os companheiros de equipa com quem irá correr as sete etapas: o colombiano Darwin Atapuma, o polaco Przemyslaw Niemiec e os italianos Filippo Ganna, Andrea Guardini e Oliviero Troia.



Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.