Avançar para o conteúdo principal

Notícias Diárias Cycling & Thoughts

Nas Notícias Diárias Cycling & Thoughts desta terça-feira: Apresentação da equipa LA Alumínios-Metalusa-BlackJack; Apresentação da Volta ao Alentejo 2017; Etapa inaugural Tour Down Under para Caleb Ewan; MPCC revela números de doping em 2016; Vídeo "Por Amor ao 'Cross".

Apresentação da equipa LA Alumínios-Metalusa-BlackJack


A apresentação oficial da equipa Continental lusa LA Alumínios-Metalusa-BlackJack irá realizar-se no próximo sábado, 21 de Janeiro, no Cineteatro Alba em Albergaria-a-Velha, pelas 21h.

O Clube de Ciclismo FJP apresentará a equipa de Estrada e também a equipa de Paraciclismo, seguindo-se um concerto acústico da dupla de renome nacional Anjos.

Com Edgar Pinto (ex Skydive Dubai-Al Ahli Club) como chefe de fila, o internacional português contará a seu lado com os portugueses Hugo Sancho, Luís Afonso, César Fonte (ex RP-Boavista), João Matias (ex Supermercados Froiz) e Zulmiro Magalhães (ex Liberty Seguros-Carglass), além dos espanhóis Antonio Chavita Angulo (ex Gomur) e Samuel Blanco (ex CC Rias Baixas).

Na equipa de Paraciclismo destaca-se o nome de Telmo Pinão, Diploma Olímpico nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

A equipa dirigida desportivamente por José Augusto Silva irá correr com bicicletas Scott, equipamento Cofides, sapatos Shimano S-Phyre e GPS Polar.





Apresentação da Volta ao Alentejo 2017


A 35ª edição da Volta ao Alentejo tem apresentação oficial marcada para o dia 7 de Fevereiro, às 16h30, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo.

A Alentejana, organizada pela Podium Events, terá lugar entre os dias 22 e 26 de Fevereiro, tendo este ano subido de categoria para 2.1 e sendo disputada logo após a Volta ao Algarve (2.HC). Entre outras, é esperada a presença da equipa WorldTour Movistar Team, de Nelson Oliveira e Nuno Bico, e das ProContinentais Caja Rural-Seguros RGA, de Rafael Reis, e Manzana Postobon, de Ricardo Vilela.




Etapa inaugural Tour Down Under para Caleb Ewan


Caleb Ewan (Orica-Scott) entrou a vencer no Santos Tour Down Under, repetindo o feito de 2016. Depois da vitória ao sprint no People’s Choice Classic, Ewan voltou a sprinter para a vitória em Lyndoch frente a Danny van Poppel (Team Sky) e Sam Bennett (BORA-hansgrohe).

A primeira etapa da 19ª edição do Santos Tour Down Under foi encurtada na sua quilometragem inicial de 145 km para 118,1 km, devido às temperaturas tocarem os 40ºC. Entre a partida em Unley e a chegada a Lyndoch, a jornada foi marcada pela fuga do belga Laurens De Vreese (Astana), que chegou a somar 1m30s de vantagem para o pelotão comandado pela Orica-Scott, Trek-Segafredo e BMC. A 10 km do fim, a fuga terminou.

Com o desenlace a aproximar-se, o português José Gonçalves (Katusha-Alpecin) teve ainda tempo de bonificar em 2º no último sprint, valendo-lhe no final do dia o 7º lugar na geral. Gonçalves, o companheiro Tiago Machado e Rúben Guerreiro (Trek-Segafredo) cruzaram a meta integrados no pelotão.

Caleb Ewan afirmou à imprensa: “Esteve mesmo muito quente hoje, penso que toda a gente sentiu o calor e provavelmente foi uma boa ideia dos organizadores encurtarem um pouco a etapa. Estou feliz por alcançar a vitória. Havia muita pressão por voltar aqui com o mesmo final do ano passado. Senti a pressão para fazer o mesmo e vencer. É um alívio e é um óptimo começo da semana. Vai colocar toda a equipa em alta e espero podermos fazer algo como no ano passado.”

A segunda etapa irá ligar Stirling a Paracombe em 148,5 km.

Resultados, Top 10 e Lusos:
Caleb Ewan (Aus) Orica-Scott
3:24:18
Danny van Poppel (Ned) Team Sky
m.t.
Sam Bennett (Irl) BORA-hansgrohe
m.t.
Marko Kump (Slo) UAE Abu Dhabi
m.t.
Niccolo Bonifazio (Ita) Bahrain-Merida
m.t.
Nikias Arndt (Ger) Team Sunweb
m.t.
Baptiste Planckaert (Bel) Katusha-Alpecin
m.t.
Edward Theuns (Bel) Trek-Segafredo
m.t.
Miles Scotson (Aus) BMC
m.t.
10º
Sean De Bie (Bel) Lotto Soudal
m.t.
20º
Tiago Machado (Por) Katusha-Alpecin
m.t.
62º
José Gonçalves (Por) Katusha-Alpecin
m.t.
65º
Rúben Guerreiro (Por) Trek-Segafredo
m.t.

Classificação Geral:
Caleb Ewan (Aus) Orica-Scott
3:24:08
Danny van Poppel (Ned) Team Sky
+4s
Sam Bennett (Irl) BORA-hansgrohe
+6s
Jay McCarthy (Aus) BORA-hansgrohe
+7s
Nathan Hass (Aus) Dimension Data
+8s
Simon Gerrans (Aus) Orica-Scott
+8s
José Gonçalves (Por) Katusha-Alpecin
+8s
Marko Kump (Slo) UAE Abu Dhabi
+10s
Niccolo Bonifazio (Ita) Bahrain-Merida
+10s
10º
Nikias Arndt (Ger) Team Sunweb
+10s
23º
Tiago Machado (Por) Katusha-Alpecin
+10s
65º
Rúben Guerreiro (Por) Trek-Segafredo
+10s



MPCC revela números de doping em 2016


Os dados revelados pelo MPCC (Movimento por um Ciclismo Credível) revelam um declínio significativo no número de casos de doping no ciclismo em 2016. Comparado com os números de 2015, a evolução mais notável é o número decrescente a envolver equipas da 1ª e 2ª divisões, ou seja, apenas 3 em 2016 comparativamente às 8 em 2015 e 5 em 2014, sendo os casos mais recentes quase em exclusivo de equipas Continentais. Ressalva-se o facto de um amplo grupo destas equipas não estarem obrigadas a participar no programa do Passaporte do Atleta (Biológico), ao contrário das equipas WorldTour e ProContinentais.

Salienta-se o facto dos ciclistas em Portugal participarem neste programa do Passaporte do Atleta, não só de equipas Continentais como também atletas do escalão de formação com presença na Selecção Nacional. Este facto ajuda à crescente boa imagem do ciclismo português nos anos recentes, destacando-se no mapa divulgado pelo MPCC a ausência de casos de doping em Portugal no ano de 2016.

Os resultados divulgados mostram ainda que na maioria dos casos, 12 em 15, as substâncias detectadas são EPO, CERA e esteróides anabolizantes. Em comparação com 2015 e 2014, no ano de 2016 houve uma redução do número de casos detectados em equipas WorldTour, quatro vezes menos, e em equipas ProContinentais, duas vezes menos.



Vídeo "Por Amor ao 'Cross"


A marca de bicicletas Specialized partilhou o vídeo "Por Amor ao 'Cross", reflectindo a paixão pelo Ciclocrosse, uma vertente de extrema exigência técnica e física.

Os testemunhos de Simon Andreassen (Specialized Racing), Nikki Brammeier e Christine Majerus (Boels-Dolmans) demonstram o porquê do Ciclocrosse ser uma religião tanto como um desporto. Vale a pena ver!


Comentários

  1. Vivemos um tempo em que tudo é posto em causa. Ou porque há falta de noticias ou porque só se dão noticias más. Eu que adoro noticias que informem com credibilidade e proficionalismo deixo aqui o meu obrigado pelo trabalho aqui feito

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.