Avançar para o conteúdo principal

Notícias Diárias Cycling & Thoughts

Nas Notícias Diárias Cycling & Thoughts desta segunda-feira: Pacto veste Brasil Pro Cycling Team; Três lusos no Santos Tour Down Under; Treino da equipa UAE Abu Dhabi em números; Vídeo entrevista a Alberto Contador.


Pacto veste Brasil Pro Cycling Team


A Pacto, empresa portuguesa de produção e venda de equipamentos de ciclismo e triatlo, anunciou que irá vestir a Brasil Pro Cycling Team.

A esquadra brasileira recebe esta temporada nas suas fileiras o ciclista luso Daniel Silva, que ruma ao pelotão internacional após seis anos ao serviço da Rádio Popular-Boavista, equipa com a qual subiu ao 3º lugar do pódio na Volta a Portugal em 2016.

Relembre-se que a equipa recebeu da UCI a licença Profissional Continental, encontrando-se suspensa até ao dia 12 de Fevereiro. Relativo a este tema, a equipa tornou hoje pública a sua adesão ao MPCC (Movimento por um Ciclismo Credível), pelo combate ao doping e por um ciclismo limpo.

Em comunicado de imprensa, o director geral da equipa Benedito Tadeu Júnior assinalou: Como já afirmei noutros momentos, estamos na busca de acções e mecanismos que possam ajudar e prevenir qualquer tipo de doping e a nossa adesão ao MPCC vem num momento muito importante, já que estamos próximos de iniciar mais uma temporada com um elenco renovado e muitos jovens.”

Equipa Brasil Pro Cycling Team 2017: Murilo Affonso (Bra), Flávio Cardoso Santos (Bra), Lauro Cesar Chaman (Bra), Francisco Chamorro (Arg), Carlos Alexandre Manarelli (Bra), Gideoni Monteiro (Bra), Magno Prado Nazaret (Bra), Pedro Dutra Nicacio (Bra), Roberto da Silva (Bra), Daniel Silva (Por), André de Souza (Bra), Caio Godoy (Bra), André Gohr (Bra), Gabriel Machado (Bra), Raphael Pires (Bra), Victor Ranghetti (Bra) e Lincoln Silva (Bra).
 
Daniel Silva, Brasil Pro Cycling Team (© Pacto)


Três lusos no Santos Tour Down Under


O pelotão internacional está a poucas horas da pedalada de saída do calendário UCI WorldTour. De 17 a 22 de Janeiro, disputa-se a 19ª edição do Santos Tour Down Under com a presença de três ciclistas lusos: Rúben Guerreiro (Trek-Segafredo), Tiago Machado e José Gonçalves (Katusha-Alpecin).

O trio lusitano esteve recentemente a disputar, igualmente na Austrália, o criterium People’s Choice Classic, ganho por Caleb Ewan (Orica-Scott).

Num total de 801,6 km, 19 equipas [lista] vão discutir a vitória das seis etapas no Santos Tour Down Under:

Etapa 1
Unley / Lyndoch
118,1 km
Etapa 2
Stirling / Paracombe
148,5 km
Etapa 3
Glenelg / Victor Harbor
144 km
Etapa 4
Norwood / Campbelltown
149,5 km
Etapa 5
McLaren Vale / Willunga Hill
151,5 km
Etapa 6
Adelaide / Adelaide
90 km



Treino da equipa UAE Abu Dhabi em números


A equipa UAE Abu Dhabi, do português Rui Costa, analisou e divulgou os números dos medidores de potência Power2Max relativos às dez sessões de treino realizadas na concentração em Terracina, Itália.

Os treinadores Samuel Marangoni e Giacomo Notari, supervisionados pelo Dr. Roberto Corsetti, retiraram interessantes factos dos números reunidos pelos 24 ciclistas, chegando à conclusão de terem percorrido uma distância equivalente entre Terracina e a Bélgica, já que cada corredor percorreu 1325 km na sua bicicleta Colnago C60.

Segundo as notas de Marangoni, Notari e Dr. Corsetti: “Durante o estágio da equipa em Terracina, os atletas treinaram todos os dias ao longo de dez dias e apenas com dois dias de descanso ou treino leve. Os atletas realizaram trabalho de força: força dinâmica, força explosiva e força de resistência. Além disso, o programa de treino incluiu exercícios de aceleramento e sessões atrás do carro com alto ritmo de pedalar. Em estradas ao longo da costa, simularam-se algumas situações de corrida e testes dos comboios para os sprinters. Nos primeiros dias da concentração, todos os atletas realizaram um teste de escalada e no final de cada sessão foi testado o seu ácido láctico, dando aos treinadores a oportunidade de determinar com precisão a zona de treino para cada corredor: o teste realizou-se numa subida de 1,3 km com uma pendente média de 8% e 100m de desnível entre o ponto de partida e a chegada, sendo as amostras do ácido láctico tomadas no final de cada fase com potência incremental. As sessões de treino não se limitaram a sessões matinais de bicicleta, na verdade sessões de stretching e core stability foram agendadas cada dia para o final da tarde.”

Lista de dados:
* Total de kcal, referente a um ciclista de estatura média da equipa: 30.020 Kcal
* Desnível: 15.237m
* Tempo na bicicleta: 39h05m
* Total de km: 1.325 km
* Velocidade média: 33,9 km/h
* Cadência média: 88 rpm
* Velocidade máxima: 79 km/h
* Watts máximos: 1.724 watts
* Watts/kg médios: 3,1 w/kg
* Watt/kg médios NP (Potência Normalizada): 3,7 w/kg
* Watt/kg médios (teste ácido láctico): 5.59 w/kg
* Minutos de stretching (alongamentos): 400 minutos
* Minutos de core stability (estabilidade da zona central do corpo): 200 minutos
 
UAE Abu Dhabi (© Bettini)


Vídeo entrevista a Alberto Contador


O site espanhol Ciclismo a Fondo publicou uma curta entrevista em vídeo realizada a Alberto Contador (Trek-Segafredo), na qual o vencedor das três grandes voltas aborda as seguintes questões:
* Trocarias todos os triunfos por voltar a estar uma vez mais no lugar mais alto do pódio de Paris?
* Onde pode estar a chave para derrotar Froome?
* Que conselho darias a ciclistas e automobilistas para reduzir a sinistralidade?

Comentários

  1. Para quem gosta de estar informado a notícia é muito importante. Sempre com essa finalidade esta ideia é de realçar e aplaudir.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.