Avançar para o conteúdo principal

Mário Costa e Joana Monteiro integram equipa internacional Primaflor-Mondraker-Rotor

Os portugueses Mário Costa e Joana Monteiro integram em 2017 a equipa Primaflor-Mondraker-Rotor, um dos maiores projectos internacionais nas vertentes de XCO e XCM, que será apresentado no próximo dia 14 de Janeiro nas instalações do TM Grupo Inmobiliario em Mar de Pulpí.

A dupla de campeões portugueses Mário Costa e Joana Monteiro chegam ao patamar internacional há muito ambicionado por ambos, após a conquista de pódios nas mais importantes competições nacionais e lugares de destaque ao nível internacional, sendo dois rostos permanentes da Selecção Nacional. Na Primaflor-Mondraker-Rotor vão partilhar equipa com o reconhecido espanhol Carlos Coloma, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

Mário Costa e Joana Monteiro (© Gerês Granfondo)

Mário Costa [palmarés], medalha de bronze no Nacional de XCO, falou ao Cycling & Thoughts sobre esta oportunidade internacional: “Depois de um 2016 onde não atingi o principal objectivo de estar nos Jogos Olímpicos, 2017 era uma incógnita na minha cabeça. Rodeado das pessoas certas, fui capaz de seguir em frente e continuar na luta. Houve interesse de várias equipas internacionais e, no final, acabei por assinar pela Primaflor-Mondraker-Rotor. Estiveram a observar durante a época e viram potencial em mim. Estou muito satisfeito por estar numa das melhores equipas do mundo e a desenvolver novas bicicletas e materiais. As condições de trabalho que tenho e o pensar numa carreira a longo prazo foram as razões que me fizeram assinar.”

Quanto aos objectivos para 2017, Mário Costa concluiu: “Revalidar a vitória na Taça de Portugal, ser Campeão Nacional, melhorar os resultados nas Taças do Mundo e no Campeonato do Mundo.”

A campeã nacional de XCO Joana Monteiro [palmarés] também partilhou com o Cycling & Thoughts o seu pensamento sobre o desafio que tem pela frente: “Desde que comecei a correr Taças do Mundo, alimentei o sonho de correr numa equipa profissional. Depois de no ano passado ter alguns resultados motivadores, decidi procurar. Tinha vontade de sair de cá e a minha carreira precisava disso. Felizmente, consegui. E ter uma proposta com excelentes condições como esta é ainda muito mais desafiador, para não falar da oportunidade de ter companheiros de equipa com uma qualidade enorme e, claro, o prazer de partilhar esta experiência com o Mário. Penso que vai ser um ano interessante para mim!”

Joana Monteiro abordou ainda os objectivos para a temporada: “Vencer o Campeonato Nacional de XCO e a Taça de Portugal de XCO. Apesar de ser o meu primeiro ano de Elite, tenho todos os motivos para ambicionar um Top 30 nas Taças do Mundo e no Mundial.”

A equipa Primaflor-Mondraker-Rotor conta com um plantel de luxo para o ano de 2017, incluindo os multi-campeões nacionais Mário Costa e Joana Monteiro:
Carlos Coloma (Logroño, 1981) | Bronze nos Jogos Olímpicos Rio 2016
Catriel Soto (Buenos Aires, 1987) | Campeão Panamericano de XCO
Mário Costa (Vila do Conde, 1991) | Seis vezes campeão de Portugal
Raiza Goulao-Henrique (Brasil, 1991) | Campeã do Brasil e Olímpica no Rio
Joana Monteiro (Vila Nova de Famalicão, 1994) | Sete vezes campeã de Portugal
María Rodríguez (Alcalá de Guadaíra, 1997) | Vencedora do Open de Espanha
Josep Durán (Bañoles, 1997) | Campeã de Espanha Sub-23
Milton Ramos (Olancho, 1979) | Vencedor da Iron Bike
Jesús Del Nero (Chinchón, 1982) | Vencedor do Open de Espanha Ultramaratona
Ramón Sagüés (Barcelona, 1978) | 1º na QH MTB (UCI Maratón Series)
María José Haro (Pulpí, 1980) | Pódio Corporate na Titán Desert
Miriam Palacios (Huelva, 1999) | Vencedora do Superprestígio
Didac Carvacho (Tossa de Mar, 2000) | Vencedor do Open de Espanha XCO
David Campos (Vélez Rubio, 2000) | Vencedor do Superprestígio

Comentários

Enviar um comentário

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.