Avançar para o conteúdo principal

Vencedores 1ªprova Open Sentir Penafiel CX

Santiago recebeu a primeira prova da segunda edição do Open Sentir Penafiel em Ciclocrosse. A equipa Quinta das Arcas-Jetclass-Xarão venceu a corrida de Elites/Sub-23 com Roberto Ferreira e Ana Rita Vigário.

A primeira das três provas pontuáveis celebrou-se na manhã do passado domingo, 30 de Outubro, num percurso de 2,5 km no Parque de Merendas de Santiago. Na categoria Elites/Sub-23, a corrida masculina foi ganha pelo campeão nacional sub-23 Roberto Ferreira (Quinta das Arcas-Jetclass-Xarão) com 54m56s, deixando em 2º Fábio Ribeiro (ProRebordosa-Garrafeira Gomes) com 55m24s e em 3º lugar o campeão nacional elite Vítor Santos (Quinta das Arcas-Jetclass-Xarão) com 57m12s. De assinalar a participação do ciclista de estrada Leonel Coutinho (LA Alumínios-Antarte), que finalizou em 10º com o tempo de 1h01m39s.

Na categoria feminina, Ana Rita Vigário (Quinta das Arcas-Jetclass-Xarão) conquistou o 1º lugar com 43m59s, seguida de Cecília Araújo (ProRebordosa-Garrafeira Gomes) com 50m12s e 3º Isabel Mota (Quinta das Arcas-Jetclass-Xarão) com 53m22s.

Em juniores, Pedro Lopes (EC Carlos Carvalho) venceu com o tempo de 37m44s, seguido do companheiro de equipa João Salgado com 38m00s e Pedro Costa (ASC-Focus Team-Vila do Conde) com 38m39s. Em femininas venceu Jéssica Costa (ASC/Focus Team/Vila do Conde) com 36m47s, seguida de María Rubio (CC O Rosal) com 47m12s.

Na categoria cadetes, a vitória coube a Tiago Sousa (ASC-Focus Team-Vila do Conde) com um tempo de 30m59s, deixando no 2º lugar Diego Perez (CC O Rosal) com 31m38s e em 3º Gonçalo Magalhães (ASC-Focus Team-Vila do Conde) com 32m24s. em femininas, a única participante Rafaela Ramalho (BTT Matosinhos) finalizou a prova com 28m33s.

Em juvenis, João Cruz (ASC-Focus Team-Vila do Conde) triunfou com 16m46s, seguido de Luis Mendez (CC O Rosal) com 16m58s e Tomas Midao (Escola BTT Ideal Korpus-Penafiel) com 18m44s.

Nos mais experientes, em Masters A venceu Rogério Matos (Rompe Trilhos) com 35m37s, seguido de Manuel Lopes (ASC-Focus Team-Vila do Conde) com 36m40s e do companheiro Rúben Nunes com 36m44s.

Em Master B, o campeão nacional António Sousa (ProRebordosa-Garrafeira Gomes) venceu com 37m08s, seguido do companheiro Hugo Marques com 38m05s e José Magalhães (ASC-Focus Team-Vila do Conde) com 38m21s.

Em Master C, Rodolfo Lopes (ASC/Focus Team/Vila do Conde) venceu com 23m57s, seguido de Joaquim Araújo (Famalicense Atlético Clube) com 25m05s e José Reis (Ripolins.com Eventos) com 25m20s.

Em Master Femininas, Marina Martins (Vasconha BTT-Vouzela) conquistou a vitória com 28m20s, seguida de Margarida Pinto (Ser e Parecer pró Bike Team) com 29m45s e Flávia Vieira (Quinta das Arcas-Jetclass-Xarão) com 33m54s.

A segunda prova do Open Sentir Penafiel em Ciclocrosse realiza-se a 6 de Novembro, em Capela, e a terceira e última prova a 4 de Dezembro, em Penafiel.

Resultados completos aqui

Troféus Open Sentir Penafiel CX (foto Facebook da prova)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Tour de France 2015: percurso e lusos da 102ª edição

A prova rainha do ciclismo mundial está a chegar. O 102º Tour de France estará entre nós de 4 a 26 de Julho, naquela que promete ser uma das edições mais emocionantes dos últimos anos. A razão prende-se com o luxuoso pelotão que irá percorrer 3360 quilómetros de Utrecht a Paris, onde nos magníficos Champs-Élysées se conhecerá o vencedor de 2015. Alberto Contador (TCS), Chris Froome (SKY), Nairo Quintana (MOV) e Vincenzo Nibali (AST) são os máximos favoritos ao maillot jaune , mas as surpresas sempre sucedem no decorrer de uma grande volta e esta, provavelmente, não será excepção na luta pelo pódio. Maior é a expectativa pelo desafio que o campeão espanhol e recente vencedor do Giro d’Itália traz nos pedais. Contador quer alcançar a dupla vitória Giro-Tour no mesmo ano , nesta que transparece ser uma edição de dureza extrema e de escaladas colossais nas duas últimas semanas. Na luta pelos lugares cimeiros da geral, há que ter em conta os nomes de Rui Costa (LAM) , Joaquim ‘Purito’ Ro