Avançar para o conteúdo principal

Et3 VPFuturo: triunfo colombiano de Miguel Florez em Boticas

Ao terceiro dia de competição, a Volta a Portugal do Futuro conheceu o terceiro dono da mais desejada camisola amarela. O colombiano Miguel Florez agarrou o triunfo em Boticas, subindo à liderança da geral. Completaram o pódio da jornada o companheiro de equipa Wilson Enrique Rodriguez e o espanhol Juan Lopez (Café Baque).

No final da jornada, Miguel Florez declarou: “Os meus companheiros estiveram muito bem na fuga a pressionar a equipa Liberty a perseguir. Nós esperámos pela última subida para testar o líder e outros corredores. Nessa subida conseguimos sair e ganhar vantagem, trabalhámos juntos e chegámos sozinhos à meta. Agora é esperar que com a ajuda de Deus as forças nos acompanhem amanhã.”

Vitória de Miguel Florez na 3ª etapa da
Volta a Portugal do Futuro (foto Volta a Portugal)

No terceiro dia de competição o pelotão de 82 corredores percorreu 134,1 km entre Lousada e Boticas, deparando-se ao longo da jornada com quatro prémios de montanha: Fojos (3ª cat. km 43,1), Salto (1ª cat. km 63,4), Virtelo (3ª cat. km 74,1) e Torneiros (1ª cat. km 117,5).

Aos primeiros quilómetros formou-se a fuga do dia com a presença do segundo classificado na montanha, Ricardo Teixeira (Anicolor). A dois pontos dessa camisola, também nas mãos do líder da geral Luís Gomes (Liberty Seguros-Carglass), Ricardo Teixeira aproveitou a jornada montanhosa para tentar chegar ao comando da camisola “Delta Cafés”, somando a máxima pontuação na primeira escalada, em Fojos.

Com o jovem corredor da Anicolor seguia na frente o companheiro de equipa Fábio Mansilhas, Elias Ortiz (Café Baque), Armando Ortega (Boyacá Raza de Campeones), Odei Juango (Caja Rural-Seguros RGA), Oscar Justo (Racing Cycling Team), Emanuel Duarte e Rafael Apolinário (Sicasal-Constantinos-Udo), já ontem em fuga. O grupo chegou à escalada seguinte com perto de 3 minutos para o pelotão comandado pela equipa do camisola amarela Liberty Seguros-Carglass.

Na subida dos 11,7 km da 1ª categoria em Salto, o colombiano Armando Ortega destacou-se na frente para coroar em primeiro o alto. Acompanhado pelos dois colegas de equipa Camilo Cubides e Carlos Cruz (Boyacá Raza de Campeones), mais o vice-campeão luso sub-23 de contra-relógio Jorge Magalhães (Anicolor), o quarteto abordou na frente a penúltima subida em Virtelo, coroada novamente por Ortega, também ele na luta pela camisola da montanha.

À medida que a jornada se aproximou da última montanha do dia, localizada a 16,6 km da meta final em Boticas, a fuga viu a distância ser substancialmente encurtada para o pelotão sempre liderado pela Liberty Seguros-Carglass. Antes dessa derradeira dificuldade, os corredores passaram uma primeira vez pela meta (km 111,7), seguindo-se o alto em Torneiros com nova frente de corrida e coroado por Miguel Florez (Boyacá Raza de Campeones).

O colombiano Florez, juntamente com o companheiro Wilson Enrique Rodriguez, manteve uma confortável distância conseguindo o duo chegar à meta com 56s de vantagem para o grupo perseguidor. Terceiro na etapa de ontem, Miguel Florez agarrou hoje a vitória em Boticas, seguindo-se em terceiro o espanhol Juan Lopez (Café Baque). Luís Gomes cruzou a linha a mais de 2 minutos.

Miguel Florez foi este ano 3º no contra-relógio dos Campeonatos Nacionais na Colômbia e venceu a classificação da juventude na Vuelta Independencia Nacional Republica Dominicana, onde foi 8º na geral individual. Após a terceira jornada na Volta a Portugal do Futuro, o jovem colombiano assumiu a liderança da camisola amarela e da juventude, o companheiro Ortega o comando da montanha e a sua equipa o comando no colectivo. Juan Lopez assumiu o primeiro lugar na classificação por pontos.

Amanhã, a quarta e última etapa reserva ao pelotão 119,4 km entre Boticas e Montalegre, com chegada ao alto da Serra do Larouco.

Em simultâneo na estrada, a segunda etapa da Volta a Portugal de Cadetes percorreu 82,7 km entre a Figueira da Foz e Alcobaça. João Carvalho (Viseu 2001-AM Póvoa das Quartas) venceu a jornada ao sprint, superando na linha Pedro Silva (Seissa MGB Bikes-Matias e Araújo-Frulact) e deixando a 8s Rodrigo Silva (ACDC Trofa). João Afonso (CC Barcelos-AFF-Orbea Onda) cruzou a meta em 4º e subiu à liderança da camisola amarela [resultados].

Armando Ortega lidera montanha, Juan Lopez os pontos e
Miguel Florez a amarela da Volta a Portugal do Futuro (foto Volta a Portugal)

Resultados Et3
1º Miguel Florez (Col) Boyacá Raza de Campeones 3:47:18
2º Wilson Enrique Rodriguez (Col) Boyacá Raza de Campeones m.t.
3º Juan Lopez (Esp) Café Baque +56”
4º Jon Irisarri (Esp) Caja Rural-Seguros RGA +56”
5º Camilo Diagama (Col) Boyacá Raza de Campeones +56”
6º Gaspar Gonçalves (Por) Liberty Seguros-Carglass +56”
7º Tiago Antunes (Por) Sicasal-Constantinos-Udo +56”
8º Patrick Videira (Por) Maia +56”
9º Gonçalo Carvalho (Por) Anicolor +56”
10º Camilo Cubides (Col) Boyacá Raza de Campeones +55”

C. Geral
1º Miguel Florez (Col) Boyacá Raza de Campeones 10:57:54
2º Wilson Enrique Rodriguez (Col) Boyacá Raza de Campeones +30”
3º Juan Lopez (Esp) Café Baque +57”
4º Jon Irisarri (Esp) Caja Rural-Seguros RGA +1:00”
5º Hugo Nunes (Por) Anicolor +1:04”
6º Tiago Antunes (Por) Sicasal-Constantinos-Udo +1:06”
7º Gaspar Gonçalves (Por) Liberty Seguros-Carglass +1:06”
8º Gonçalo Carvalho (Por) Anicolor +1:21”
9º Francisco Campos (Por) Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade +1:24”
10º Camilo Cubides (Col) Boyacá Raza de Campeones +1:24”
Resultados completos aqui
______

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Tour de France 2015: percurso e lusos da 102ª edição

A prova rainha do ciclismo mundial está a chegar. O 102º Tour de France estará entre nós de 4 a 26 de Julho, naquela que promete ser uma das edições mais emocionantes dos últimos anos. A razão prende-se com o luxuoso pelotão que irá percorrer 3360 quilómetros de Utrecht a Paris, onde nos magníficos Champs-Élysées se conhecerá o vencedor de 2015. Alberto Contador (TCS), Chris Froome (SKY), Nairo Quintana (MOV) e Vincenzo Nibali (AST) são os máximos favoritos ao maillot jaune , mas as surpresas sempre sucedem no decorrer de uma grande volta e esta, provavelmente, não será excepção na luta pelo pódio. Maior é a expectativa pelo desafio que o campeão espanhol e recente vencedor do Giro d’Itália traz nos pedais. Contador quer alcançar a dupla vitória Giro-Tour no mesmo ano , nesta que transparece ser uma edição de dureza extrema e de escaladas colossais nas duas últimas semanas. Na luta pelos lugares cimeiros da geral, há que ter em conta os nomes de Rui Costa (LAM) , Joaquim ‘Purito’ Ro