Avançar para o conteúdo principal

José Mendes: “Era um título que ambicionava muito na minha carreira”

José Mendes (Bora-Argon18) conquistou o ouro na prova de fundo dos Campeonatos Nacionais Elite, após agarrar a prata na especialidade de contra-relógio. O pódio ficou completo de internacionais lusos com Nelson Oliveira (Movistar Team) e Ricardo Vilela (Caja Rural-Seguros RGA) a guardarem para si a prata e o bronze.

“Nem acredito no que consegui fazer, era um título que ambicionava muito na minha carreira. Sem dúvida que a partir de agora vou ter mais responsabilidade nas provas que entrar. Se já dava o melhor de mim, agora ainda mais vou ter de dar”, foram as palavras de José Mendes ao microfone da organização dos Nacionais.

José Mendes, campeão nacional de fundo
(foto Bora-Argon18)

Este domingo, 49 corredores disputaram a prova de fundo dos Campeonatos Nacionais num percurso semelhante ao do ano transacto de 177,1 km em Braga, divididos por 11 voltas de 16,1 km e com a subida de 2ª categoria do Sameiro de cerca de 5 km de extensão. Sem o defensor do título Rui Costa (Lampre-Merida) em prova, Joni Brandão (Efapel) tornava-se no máximo favorito à vitória, vice-campeão em 2015 e campeão em 2013.

O início da prova ficou marcado por uma fuga de 10 corredores com cinco equipas continentais representadas por Nuno Almeida (Efapel), Micael Isidoro (Louletano-Hospital de Loulé), Luís Afonso e Hugo Sancho (LA Alumínios-Antarte), David Rodrigues e Rui Sousa (Rádio Popular-Boavista), Ricardo Mestre, Samuel Caldeira e Rui Vinhas (W52-FC Porto), juntamente com o internacional Domingos Gonçalves (Caja Rural-Seguros RGA).

Na terceira passagem pela meta e com 48,3 km pedalados, o grupo mantinha uma vantagem de 2 minutos. Sempre controlados à distância maioritariamente pela Efapel e também pela W52-FC Porto, o grupo viu essa vantagem ser reduzida à medida que a jornada se aproximou das voltas finais ao circuito, segurando por 51s a distância para a perseguição à falta de quatro voltas.

Com os momentos decisivos a aproximarem-se, a fuga foi reduzida em número de corredores e distância para a perseguição. Restavam 6 aventureiros e 30s de vantagem a 50 km para o final, novamente reduzida à falta de 32 km apenas com Rui Sousa e Hugo Sancho na frente, a quem se juntou Joaquim Silva (W52-FC Porto). Contudo, o trio contava apenas com 13s de vantagem para o grupo perseguidor de 10 corredores encabeçado pelo campeão de contra-relógio Nelson Oliveira (Movistar Team) e com a presença de Joni Brandão e do vice-campeão de contra-relógio José Mendes (Bora-Argon18).

Na entrada para a última volta, o cenário mudou com Nelson Oliveira a tomar conta da frente de corrida com 16s sobre José Mendes e a 40s de Joni Brandão, Amaro Antunes (LA Alumínios-Antarte), Ricardo Vilela (Caja Rural-Seguros RGA), Daniel Silva e Frederico Figueiredo (Rádio Popular-Boavista).

A luta foi extremamente renhida nos quilómetros finais com Mendes a fazer companhia a Oliveira na frente da batalha. Mas no alto do Sameiro apenas um podia agarrar o ouro e foi José Mendes a brilhar na meta, a 18s de Nelson Oliveira e a 59s de Ricardo Vilela (Caja Rural-Seguros RGA).

Destaque ainda para Amaro Antunes (LA Alumínios-Antarte), que repetiu o 4º lugar alcançado em 2015, ficando Joni Brandão em 6º precedido por Daniel Silva (Rádio Popular-Boavista).

Estão assim conhecidos os campeões nacionais em elite e sub-23 de 2016. Na especialidade de contra-relógio, Nelson Oliveira (Movistar Team) e Gaspar Gonçalves (Liberty Seguros-Carglass) conquistaram o ouro. Na prova de fundo, o título nacional ficou nas mãos de José Mendes (Bora-Argon18) e Rúben Guerreiro (Axeon Hagens Berman).

Vitória de José Mendes no Nacional de fundo
(foto Volta a Portugal)

Últimos campeões nacionais elite de fundo:
2016 José Mendes
2015 Rui Costa
2014 Nelson Oliveira
2013 Joni Brandão
2012 Manuel Cardoso
2011 João Cabreira
2010 Rui Sousa

Resultados Completos
1º José Mendes (Bora-Argon18) 4:50:06
2º Nelson Oliveira (Movistar Team) +18”
3º Ricardo Vilela (Caja Rural-Seguros RGA) +59”
4º Amaro Antunes (LA Alumínios-Antarte) +1:09”
5º Daniel Silva (Rádio Popular-Boavista) +1:12”
6º Joni Brandão (Efapel) +2:08”
7º Frederico Figueiredo (Rádio Popular-Boavista) +3:40”
8º Joaquim Silva (W52-FC Porto) +5:28"
9º Hugo Sancho (LA Alumínios-Antarte) +5:58”
10º César Fonte (Rádio Popular-Boavista) +8:03”
11º Hernâni Brôco (LA Alumínios-Antarte) +8:31”
12º Márcio Barbosa (ACDC Trofa) +8:34”
13º David Livramento (Sporting CP-Tavira) +8:39”
14º António Carvalho (W52-FC Porto) +8:58”
15º João Benta (Louletano-Hospital de Loulé) 8:58”
16º Rui Sousa (Rádio Popular-Boavista) +10:49”
17º Bruno Silva (LA Alumínios-Antarte) +11:46”
18º Rui Vinhas (W52-FC Porto) +11:46”
DNF Hélder Martins (ACDC Trofa)
DNF Domingos Gonçalves (Caja Rural-Seguros RGA)
DNF André Cardoso (Cannondale)
DNF António Barbio (Efapel)
DNF Rafael Silva (Efapel)
DNF Filipe Cardoso (Efapel)
DNF Hélder Ferreira (Efapel)
DNF Daniel Mestre (Efapel)
DNF Nuno Almeida (Efapel)
DNF Victor Valinho (GoldWin-Team José Maria Nicolau)
DNF Rúben Veloso (Team Kuota)
DNF Leonel Coutinho (LA Alumínios-Antarte)
DNF Luís Afonso (LA Alumínios-Antarte)
DNF Nuno Meireles (LA Alumínios-Antarte)
DNF Pedro Paulinho (LA Alumínios-Antarte)
DNF Rui Rodrigues (Louletano-Hospital de Loulé)
DNF Micael Isidoro (Louletano-Hospital de Loulé)
DNF Samuel Magalhães (Louletano-Hospital de Loulé)
DNF Hugo Vaz (Maia)
DNF David Rodrigues (Rádio Popular-Boavista)
DNF Ricardo Vale (Rádio Popular-Boavista)
DNF Valter Pereira (Sporting CP-Tavira)
DNF Luís Fernandes (Sporting CP-Tavira)
DNF Hugo Sabido (Sporting CP-Tavira)
DNF Renato Macedo (Supermercados Froiz)
DNF João Matias (Supermercados Froiz)
DNF Bruno Pires (Team Roth)
DNF Rafael Reis (W52-FC Porto)
DNF Samuel Caldeira (W52-FC Porto)
DNF Ricardo Mestre (W52-FC Porto)
DNF Daniel Freitas (W52-FC Porto)
______
Ver também:

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Tour de France 2015: percurso e lusos da 102ª edição

A prova rainha do ciclismo mundial está a chegar. O 102º Tour de France estará entre nós de 4 a 26 de Julho, naquela que promete ser uma das edições mais emocionantes dos últimos anos. A razão prende-se com o luxuoso pelotão que irá percorrer 3360 quilómetros de Utrecht a Paris, onde nos magníficos Champs-Élysées se conhecerá o vencedor de 2015. Alberto Contador (TCS), Chris Froome (SKY), Nairo Quintana (MOV) e Vincenzo Nibali (AST) são os máximos favoritos ao maillot jaune , mas as surpresas sempre sucedem no decorrer de uma grande volta e esta, provavelmente, não será excepção na luta pelo pódio. Maior é a expectativa pelo desafio que o campeão espanhol e recente vencedor do Giro d’Itália traz nos pedais. Contador quer alcançar a dupla vitória Giro-Tour no mesmo ano , nesta que transparece ser uma edição de dureza extrema e de escaladas colossais nas duas últimas semanas. Na luta pelos lugares cimeiros da geral, há que ter em conta os nomes de Rui Costa (LAM) , Joaquim ‘Purito’ Ro