Avançar para o conteúdo principal

Et2 GP JN: Tomas Vaitkus vence em Ovar, Alarcón mantém amarela

Tomas Vaitkus (Nasr-Dubai) venceu num renhido sprint a segunda etapa do Grande Prémio Jornal de Notícias. Raúl Alarcón (W52-FC Porto) segurou a liderança da camisola amarela.

A segunda jornada percorreu 147,6 km entre a Maia e Ovar. Num dia não muito longo, o pelotão teve apenas uma única montanha pontuável (km 85,1) coroada por Victor Etxeberria (Rádio Popular-Boavista).

Numa fuga juntamente com Luís Afonso (LA Alumínios-Antarte), Francisco Javier Cantero (Louletano-Hospital de Loulé) e Venceslau Fernandes (Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade), o ciclista espanhol Etxeberria aproveitou o dia para arrecadar a máxima pontuação em duas das três metas volantes e vestir ao final do dia a camisola dessa classificação.

O quarteto em fuga não conseguiu levar a aventura a bom porto e, com a meta à vista, o pelotão rumou a toda a velocidade para a luta da vitória da jornada. Na linha de todas as decisões, o espanhol Vicente de Mateos (Louletano-Hospital de Loulé) e o português Samuel Caldeira (W52-FC Porto) foram superados ao sprint pelo lituano de 34 anos Tomas Vaitkus, da equipa Nasr Dubai que soma nesta temporada de estreia 29 vitórias UCI, sendo 5 de Vaitkus na geral do Tour International de Constantine e do Grand Prix de la Ville d’Oran, primeira etapa do Tour International d’Oranie, primeira e quarta etapas do Tour International de Setif.

Raúl Alarcón foi 7º na meta, segurando a camisola amarela e assumindo ainda o comando dos pontos. Pablo Guerrero (Rádio Popular-Boavista) manteve a camisola da montanha e o companheiro de equipa Victor Etxeberria assumiu a liderança das metas volantes. A W52-FC Porto manteve o primeiro lugar por equipas.

Entre os mais jovens do pelotão deste Grande Prémio, César Martingil (Liberty Seguros-Carglass) e Francisco Campos (Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade) destacaram-se no sprint final da jornada ao cruzarem a meta em 8º e 9º respectivamente. Já no que diz respeito à liderança da camisola da juventude, Gaspar Gonçalves (Liberty Seguros-Carglass) manteve o posto mais alto do pódio, seguido do companheiro de equipa Tiago Ferreira e Fábio Oliveira (GoldWin-Team José Maria Nicolau).

Amanhã, a terceira e penúltima etapa irá ligar Braga a Viana em 183 km.

Renhido sprint vitorioso de Tomas Vaitkus no GP Jornal de Notícias
(foto João Fonseca / FPC)

Resultados Et2
1º Tomas Vaitkus (Ltu) Nasr Dubai 3:54:30
2º Vicente de Mateos (Esp) Louletano-Hospital de Loulé m.t.
3º Samuel Caldeira (Por) W52-FC Porto m.t.
4º Luís Mendonça (Por) Sicasal-Constantinos-Udo m.t.
5º Jesús Alberto Rubio (Esp) Nasr Dubai m.t.
6º Rafael Reis (Por) W52-FC Porto m.t.
7º Raúl Alarcón (Esp) W52-FC Porto m.t.
8º César Martingil (Por) Liberty Seguros-Carglass m.t.
9º Francisco Campos (Por) Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade m.t.
10º Pedro Paulinho (Por) LA Alumínios-Antarte m.t.

C. Geral
1º Raúl Alarcón (Esp) W52-FC Porto 8:51:37
2º Daniel Mestre (Por) Efapel +4”
3º Rafael Reis (Por) W52-FC Porto +9”
4º Vicente de Mateos (Esp) Louletano-Hospital de Loulé +10”
5º Hugo Sabido (Por) Sporting CP-Tavira +15”
6º Gustavo Veloso (Esp) W52-FC Porto +16”
7º José de Segovia (Esp) Louletano-Hospital de Loulé +16”
8º Jesús Ezquerra (Esp) Sporting CP-Tavira +20”
9º Oscar González (Esp) Sporting CP-Tavira +20”
10º Rinaldo Nocentini (Ita) Sporting CP-Tavira +22”
Resultados completos aqui
______

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.