Avançar para o conteúdo principal

Et2 GP Abimota: vitória e liderança de Juan Ignacio Perez em dia de expulsão do camisola amarela

O espanhol Juan Ignacio Perez (W52-FC Porto) venceu hoje a segunda etapa do Grande Prémio Abimota e subiu à liderança da prova, fruto da expulsão do anterior camisola amarela Luca Wackermann (Nasr Dubai). O corredor italiano e o espanhol Vicente de Mateos (Louletano-Hospital de Loulé) agrediram-se após o sprint final, sendo ambos expulsos da competição.

Juan Ignacio Perez vence etapa
e lidera GP Abimota (foto Facebook atleta)

À semelhança do dia de ontem, na segunda etapa o pelotão enfrentou 145,7 km de sobe e desce entre Mação e Proença-a-Nova, com duas contagens de 3ª categoria. Apesar dos múltiplos ataques ao longo da jornada, o final jogou-se novamente ao sprint entre um grupo de 15 corredores. Juan Ignacio Perez (W52-FC Porto) agarrou a vitória frente ao líder da geral Luca Wackermann (Nasr Dubai), Filipe Cardoso (Efapel) e Vicente de Mateos (Louletano-Hospital de Loulé). Segundo e quarto na linha de meta envolveram-se numa troca de ‘mimos’ físicos, levando o colégio de comissários a expulsá-los da competição. O corredor espanhol já tinha sido expulso em 2014 da Volta a Portugal pelo mesmo motivo no final da sexta etapa.

Juan Ignacio Perez logrou assim a subida ao comando da geral, liderando também a classificação por pontos. Frederico Figueiredo (Rádio Popular-Boavista) assumiu o comando da montanha, Filipe Cardoso (Efapel) das metas volantes, Márcio Barbosa (ACDC Trofa) da meta Autarquias e João Rodrigues (W52-FC Porto) da meta bolinhas. Luís Mendonça (Sicasal-Constantinos-Udo) manteve o primeiro lugar entre os ciclistas de equipas de clube e a W52-FC Porto subiu ao comando por equipas.

Na juventude, Hugo Nunes (Anicolor) foi 8º na meta subindo à liderança da camisola branca, seguido de Venceslau Fernandes (Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade) e Edwin Torrez (EC Magro).

A terceira e última etapa irá ligar a Figueira da Foz a Águeda em 155,3 km.

Luta do sprint final entre Vicente de Mateos
e Luca Wackermann (foto João Fonseca)
Sprint vitorioso de Juan Ignacio Perez
(foto João Fonseca)
(foto João Fonseca)

Resultados Et2
1º Juan Ignacio Pérez (Esp) W52-FC Porto 3:59:05
2º Luca Wackermann (Ita) Nasr Dubai m.t.
3º Filipe Cardoso (Por) Efapel m.t.
4º Vicente de Mateos (Esp) Louletano-Hospital de Loulé m.t.
5º Jorge Montenegro (Arg) Aluminios Cortizo-CC Padrones m.t.
6º Ángel Sánchez (Esp) W52-FC Porto m.t.
7º Oscar González (Esp) Sporting CP-Tavira m.t.
8º Hugo Nunes (Por) Anicolor m.t.
9º Carlos Gimenez (Esp) Rádio Popular-Boavista m.t.
10º Luís Mendonça (Por) Sicasal-Constantinos-Udo m.t.

C. Geral
1º Juan Ignacio Perez (Esp) W52-FC Porto 7:42:02
2º Filipe Cardoso (Por) Efapel +3”
3º Luís Mendonça (Por) Sicasal-Constantinos-Udo +6”
4º Guillaume Almeida (Fra) Rádio Popular-Boavista +7”
5º Amaro Antunes (Por) LA Alumínios-Antarte +8”
6º Jorge Montenegro (Arg) Aluminios Cortizo-CC Padrones +10”
7º David de la Fuente (Esp) Sporting CP-Tavira +10”
8º Ángel Sánchez (Esp) W52-FC Porto m.t.
9º Oscar González (Esp) Sporting CP-Tavira m.t.
10º Joaquim Silva (Por) W52-FC Porto m.t.
Resultados completos aqui
______

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.