Avançar para o conteúdo principal

Et2 VTSM: Luís Gomes, o conto de uma vitória

Luís Gomes conquistou a vitória muito sonhada. Depois de vencer a primeira etapa, na segunda e última jornada o jovem corredor da Liberty Seguros-Carglass perdeu a amarela no contra-relógio do primeiro sector, voltando a conquistá-la no Circuito do Castelo do segundo sector, acrescentando ao seu palmarés o triunfo da 25ª Volta às Terras de Santa Maria – Troféu Fernando Mendes. O espanhol Pedro Merino (Supermercados Froiz) e o argentino Jorge Montenegro (Alumínios Cortizo-CC Padrones) completaram o pódio da geral.

Ao Cycling & Thoughts, Luís Gomes (Liberty Seguros-Carglass) mostrou-se radiante com a prestação da equipa e a sua vitória na primeira etapa e da geral: “O ano passado fiquei um pouco desiludido, fiz 2º e não consegui o objectivo de vencer. A equipa venceu as três etapas, mas não conseguiu vencer a geral. Este ano vencemos ontem, hoje de manhã ganhámos o contra-relógio perdendo a geral, mas agora no Castelo felizmente sorriu-nos a vitória da geral. Estou muito feliz por isso! Era também um objectivo nosso ganhar por equipas, conseguimos e juntámos a juventude e os pontos. Estamos todos de parabéns!”

ÁLBUM COMPLETO dos dois sectores da Et2, AQUI

O banho da vitória de Luís Gomes!

Na manhã de domingo, Ivo Oliveira (Liberty Seguros-Carglass) venceu o contra-relógio individual de 10,4 km, no Europarque, pedalando a uma média de 44,946 km/h. O jovem campeão de pista conseguiu com um excelente tempo de 13m53s bater toda a concorrência, sendo o único corredor abaixo dos 14m.

Segundo no esforço individual, a gastar mais 11s, o elite espanhol Aser Estévez (CC Rias Baixas) subiu à liderança da camisola amarela, destronando Luís Gomes para 6º da geral ao pedalar o 8º melhor tempo com mais 27s. Em 3º, o irmão do vencedor e também campeão de pista Rui Oliveira gastou apenas mais 15s, o que o levou a subir a 2º da geral.

Separados por escassos segundos, a batalha pela vitória da Volta às Terras de Santa Maria viveu-se intensamente no Circuito do Castelo. Num total de 72 km, ao longo das 12 voltas os primeiros da geral bateram-se pela desejada amarela. O líder Aser Estévez (CC Rias Baixas) teve a seu lado uma equipa disposta a defender a liderança, tendo em José Gutiérrez, conhecido por “El Gallu”, um forte companheiro no trabalho e defesa da amarela. Também na batalha, a equipa espanhola Aluminios Cortizo-CC Padrones teve no elite Jorge Montenegro, que já viveu no pelotão nacional com a continental Louletano, um forte favorito à vitória ao finalizar todas as jornadas no Top 6.

Gémeos Rui e Ivo Oliveira, o talento unido na estrada e na pista

José Gutiérrez na defesa incansável da amarela de Aser Estévez


Ivo Oliveira e Luís Gomes no movimento certeiro da jornada
Mas os jovens da lusitana Liberty Seguros-Carglass mostraram-se demasiado coesos e focados na conquista da Volta, atacando a corrida desde os primeiros quilómetros e mantendo sobre máximo controlo todas as movimentações das equipas adversárias. A duas voltas para o final da jornada, com duas das fugas do dia anuladas, o ataque de Ivo Oliveira preparou o movimento chave de Luís Gomes, mantendo-se ambos na frente de corrida e obrigando ao desgaste de Aser Estévez e da equipa Rias Baixas em sua perseguição.

Na entrada da derradeira volta, Luís Gomes mantinha-se na frente seguido muito de perto pelos espanhóis Pedro Merino (Supermercados Froiz) e “El Gallu” José Gutiérrez (CC Rías Baixas), numa luta de sub-23 contra dois elites. A enfrentar a última subida no empedrado do Castelo de Santa Maria da Feira, Pedro Merino foi dono de um golpe mais forte triunfando no risco branco da meta, somente a 2s de Luís Gomes. A 27s cruzou a linha Rui Carvalho (Anicolor) e José Gutiérrez (CC Rias Baixas).


Com a vitória da primeira etapa e do contra-relógio, a Liberty Seguros-Carglass agarrou o triunfo final com Luís Gomes, que venceu também a camisola dos pontos. O companheiro de equipa André Carvalho venceu a camisola da juventude e o poderio demonstrado pela equipa levou-os ao triunfo no colectivo, seguidos da GoldWin-Team José Maria Nicolau e da Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade.

Na luta pela camisola das metas volantes, Luís Mendonça (Sicasal-Constantinos-Udo) levou a melhor ao lutar em fuga pelos sprints intermédios no Circuito do Castelo, mostrando-se muito combativo ao longo de toda a Volta como nos tem habituado a cada corrida. O companheiro de equipa Tiago Antunes finalizou em 2º na classificação da juventude.

Luís Mendonça sempre combativo venceu as metas volantes

A equipa da casa Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade, do clube organizador da prova Sport Ciclismo São João de Ver, empenhou-se em todas as frentes de batalha, finalizando como a 3ª mais forte no colectivo. Somou ainda a importante vitória da montanha com Venceslau Fernandes, que desde a primeira jornada vestiu a camisola azul para não mais largar, defendendo esta liderança andando em fuga na derradeira etapa. A equipa teve ainda Francisco Campos classificado em 3º da juventude e André Bessa 6º da geral.

Ao Cycling & Thoughts, o director desportivo Joaquim Andrade fez um balanço positivo da Volta: “A Volta em si foi bastante competitiva, um nível muito elevado, as médias foram altíssimas atendendo a que a maioria dos corredores são ciclistas sub-23. Penso que esteve fantástica, apesar do mau tempo as coisas acabaram por funcionar bem e o público aderiu. Foi uma Volta com grande nível e pudera haver mais algumas assim para o nosso escalão.”

Joaquim Andrade acrescentou ainda sobre o desempenho da equipa Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade: “Os nossos jovens estiveram muito bem, estiveram na discussão de todas as etapas. Superaram um pouco as expectativas do que a maioria esperaria deles e conseguimos a liderança da montanha, que era um dos grandes objectivos. Estivemos na discussão da juventude [vestindo na primeira etapa a camisola branca com Francisco Campos, que terminou em 3º] e na geral estivemos sempre à espreita de uma oportunidade e acabámos por terminar com um ciclista em 6º lugar [André Bessa], o que penso é bastante positivo, porque além dos adversários portugueses que eram bons, tínhamos aqui alguns ciclistas espanhóis de grande qualidade, alguns elites, e conseguir estar ali e bater-se com eles é muito importante.”

A equipa da casa conquistou ainda no domingo a vitória da 1ª prova da Taça de Portugal de Paraciclismo, realizada em contra-relógio individual no Europarque, pelos pedais do seu paraciclista Ricardo Gomes.

Moreira congelados defendeu a vitória da montanha com Venceslau Fernandes

Nas contas finais, dos 99 corredores terminaram 44 a 25ª edição da Volta às Terras de Santa Maria – Troféu Fernando Mendes, sendo o lanterna vermelha o espanhol Borja Mayor (CC Rias Baixas) a 27m12s do vencedor.

Assim se chegou ao fim a batalha em Terras de Santa Maria!

Fim da 25ª Volta às Terras de Santa Maria!

Liberty Seguros-Carglass, a grande vencedora da Volta

Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade, 3ª por equipas e brilhante em toda a Volta

Os sorrisos dos vencedores: Luís Gomes, André Carvalho, Pedro Merino,
Luís Mendonça e Venceslau Fernandes

Castelo de Santa Maria foi o cenário do desfecho da Volta com o tradicional circuito


CG Final
1º Luís Gomes (Por) Liberty Seguros-Carglass 4:49:17
2º Pedro Merino (Esp) Supermercados Froiz +13”
3º Jorge Montenegro (Arg) Alumínios Cortizo-CC Padrones +23”
4º Rui Oliveira (Por) Liberty Seguros-Carglass +30”
5º José Gutiérrez (Esp) CC Rias Baixas +44”
6º André Bessa (Por) Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade +47”
7º Victor Valinho (Por) GoldWin-Team José Maria Nicolau +1:06”
8º Rui Carvalho (Por) Anicolor +1:11”
9º Aser Estévez (Esp) CC Rias Baixas +1:19”
10º Gaspar Gonçalves (Por) Liberty Seguros-Carglass +1:34”
Resultados completos, aqui

Resultados Et2, 1ºsector [CRI]
1º Ivo Oliveira (Por) Liberty Seguros-Carglass 0:13:53
2º Aser Estévez (Esp) CC Rias Baixas +11”
3º Rui Oliveira (Por) Liberty Seguros-Carglass +15”
4º Jorge Montenegro (Arg) Alumínios Cortizo-CC Padrones +19”
5º João Silva (Por) Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade +20”
6º Gaspar Gonçalves (Por) Liberty Seguros-Carglass +23”
7º Victor Valinho (Por) GoldWin-Team José Maria Nicolau +26”
8º Luís Gomes (Por) Liberty Seguros-Carglass +27”
9º José Neves (Por) GoldWin-Team José Maria Nicolau +29”
10º César Martingil (Por) Liberty Seguros-Carglass +29”

Resultados Et2, 2ºsector [Circuito]
1º Pedro Merino (Esp) Supermercados Froiz 1:53:31
2º Luís Gomes (Por) Liberty Seguros-Carglass +2”
3º Rui Carvalho (Por) Anicolor +27”
4º José Gutiérrez (Esp) CC Rias Baixas +27”
5º Fábio Oliveira (Por) GoldWin-Team José Maria Nicolau +32”
6º Jorge Montenegro (Arg) Alumínios Cortizo-CC Padrones +33”
7º André Bessa (Por) Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade +35”
8º Rui Oliveira (Por) Liberty Seguros-Carglass +44”
9º João Fernandes (Por) GoldWin-Team José Maria Nicolau +57”
10º André Carvalho (Por) Liberty Seguros-Carglass +1:01”
______
Álbum Et1, aqui

Comentários

  1. Como seguidor deste blogue tenho de realçar segundo a minha opinião as excelentes crónicas complementadas com vídeo e fotos magníficas. É na verdade um trabalho feito com empenho excecional gosto pela modalidade e sobretudo com um profissionalismo que hoje é muito raro.Muitos parabéns.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.