Avançar para o conteúdo principal

Destaque de Guerreiro e Bico em Liège

Rúben Guerreiro (Axeon-Hagens Berman) e Nuno Bico (Klein Constantia) terminaram entre os primeiros a dura clássica belga Liège-Bastogne-Liège U23. Rúben Guerreiro foi terceiro na vitória do companheiro de equipa norte-americano Logan Owen (Axeon-Hagens Berman) e o campeão nacional Nuno Bico sétimo no final de uma jornada passada em fuga.

De Bastogne ao Velódromo d’Ans-Alleur percorreram-se 178 km na Liège-Bastogne-Liège U23 (1.2U). Cedo se formou uma fuga de 11 corredores, entre os quais o jovem luso Nuno Bico, que não se rendeu até ao final da jornada. Com o campeão português resistiram da fuga inicial Pavel Sivakov (BMC Development Team), Axel Journiaux (Vendée U) e Logan Owen, que acabaria por levar a vitória para a equipa de Rúben Guerreiro, que ainda chegou à frente de corrida nos quilómetros finais.

A dura jornada contou com a superação das dificuldades Côte de Mormont (km 46), Côte de Mont (km 53), Côte de Wanne (km 88), Côte du Rosier (km 108), Côte de la Vecquée (km 120), Côte de la Redoute (km 137), Côte de la Roche aux Faucons (km 154), Côte de Saint-Nicolas (km 166) e Côte d'Ans (km 172), esta última a 6 km da meta.

Quando a corrida se aproximou dos decisivos 10 km finais, o russo Pavel Sivakov foi quem abriu as hostilidades no restante quarteto em fuga, mas os companheiros de aventura resistiram ao golpe atacante, seguindo-se a 7 km o crucial ataque de Logan Owen, que manteve a vantagem necessária para triunfar isolado em pleno Velódromo, sucedendo a Guillaume Martin no palmarés da Liège-Bastogne-Liège U23, actual corredor da Wanty-Groupe Gobert.

Rúben Guerreiro consegue assim o segundo pódio em menos de um mês, depois de ter alcançado o triunfo do GP Palio del Recioto (1.2U). Nuno Bico continua a pontuar de sucesso a temporada em estreia na equipa checa, terminando no Top 10 em Liège.
 
Rúben Guerreiro e Nuno Bico
(fotos site oficial equipas Axeon-Hagens Berman e Klein Constantia)

Resultados
1º Logan Owen (USA) Axeon-Hagens Berman 4:36:01
2º Pavel Sivakov (Rus) BMC Development +44"
3º Rúben Guerreiro (Por) Axeon-Hagens Berman +1:14"
4º Lennard Hofstede (Ned) Rabobank Development +1:14"
5º James Shaw (GBr) Lotto Soudal U23 +1:14"
6º Remy Mertz (Bel) Color Code - Arden'Beef +1:14"
7º Nuno Bico (Por) Klein Constantia +1:14"
8º Aurelien Paret-Peintre (Fra) Chambery CT +1:14"
9º Axel Journiaux (Fra) Vendée U +1:14"
10º Krists Neilands (Lat) Axeon-Hagens Berman +1:14"
Resultados completos aqui

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.