Avançar para o conteúdo principal

Triunfo finlandês de Matti Manninen na Clássica da Primavera

Matti Manninen (Team Bliz-Merida) conquistou isolado na meta a 20ª edição da Clássica da Primavera. O ciclista finlandês de 23 anos triunfou após viver a jornada em fuga.

Um total de 144 corredores tomou a partida da Clássica da Primavera, 145,7 km percorridos na Póvoa de Varzim. O pelotão pedalou 7 voltas ao circuito poveiro, de cerca de 20 km, com a dura passagem pelo empedrado do monte de S. Félix.

Cedo uma fuga de 11 aventureiros tomou o comando da corrida, chegando a alcançar uma vantagem de 8m na quarta passagem pelo alto. A tranquilidade foi quebrada em seguida, quando à quinta passagem surgiram os ataques no seio da fuga, destacando-se dos companheiros Matti Manninen (Team Bliz-Merida).

À falta de 10 km para o final Manninen seguia isolado na frente, resistindo no seu encalço o companheiro de fuga Sebastian Baylis (Zappi’s Racing Team). O pelotão pedalava a uma distância de 5m.

Na última subida a S. Félix (3ª cat.), Manning persistiu na fuga solitária debatendo-se uma derradeira vez no empedrado da tradicional escalada, superando os últimos quilómetros e conquistando a linha de meta a 3m01s do britânico Baylis e a 3m48s do pelotão encabeçado pelo luso Rafael Silva (Efapel).

A Team Bliz-Merida é uma das esquadras presentes em início de temporada nas provas lusitanas. A esquadra sueca já conquistou o 5º lugar na Volta à Maia com o norueguês Nikolai Lunder e o 7º lugar na Clássica de Amarante com o francês Pierre Moncorgé. Este domingo, na Clássica da Primavera triunfou na geral com Matti Manninen, que levou consigo a vitória da montanha e das metas volantes, sendo a equipa mais forte no colectivo.

Entre os mais novos presentes na Póvoa de Varzim, com o 2º lugar na meta Sebastian Baylis venceu a juventude, seguido da dupla Luís Gomes e Rui Oliveira (Liberty Seguros-Carglass), 8º e 15º da geral respectivamente. Salienta-se o facto de Rui Oliveira ter acabado de competir no Mundial de Pista em Londres, onde agarrou o 8º lugar na prova de scratch.

Pódio Clássica da Primavera: 1º Matti Manninen
2º 
Sebastian Baylis 3º Rafael Silva (foto Zappi's)

Pódio da Juventude: 1º Sebastian Baylis
2º Luís Gomes 3º Rui Oliveira (foto Zappi's)
Resultados
1 Matti Manninen (Fin) Team Bliz-Merida 2:52:07
2 Sebastian Baylis (GBr) Zappi’s Racing Team +3:01”
3 Rafael Silva (Por) Efapel +3:48”
4 Daniel Freitas (Por) W52-FC Porto +3:48”
5 Luís Mendonça (Por) Sicasal-Constantinos-Udo +3:48”
6 Rafael Reis (Por) W52-FC Porto +3:48”
7 César Fonte (Por) Rádio Popular-Boavista +3:48”
8 Luís Gomes (Por) Liberty Seguros-Carglass +3:48”
9 David de la Fuente (Esp) Sporting CP-Tavira +3:48”
10 Pedro Paulinho (Por) LA Alumínios-Antarte +3:48”
Resultados completos aqui


______

Comentários

  1. Volto a chamar a atenção do que já tinha dito o ano passado...esta foi a edição 21 da Clássica da Primavera e não a edição 20...continuo a não entender porque é que a edição de 2010 ganha pelo Cândido Barbosa é ignorada pela Federação Portuguesa de Ciclismo.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.