Avançar para o conteúdo principal

Et5 Volta ao Alentejo: Cavagna vence etapa, Enric Mas conquista 34ª Alentejana

A Klein Constantia, do campeão nacional luso sub-23 Nuno Bico, terminou em grande a 34ª edição da Volta ao Alentejo (2.2). A equipa checa triunfou na meta em Évora com o francês Remi Cavagna e conquistou a geral com o espanhol Enric Mas. Completaram o pódio da geral final Krister Hagen (Team Coop-Oster Hus) e David de la Fuente (Sporting CP-Tavira). Amaro Antunes (LA Alumínios-Antarte) triunfou na montanha e Rafael Silva (Efapel) brilhou em 5º como melhor luso na geral.

Triunfo de Remi Cavagna em Évora
(foto www.volta-portugal.com)
Enric Mas o grande vencedor da 34ª Volta ao Alentejo(foto www.volta-portugal.com)

A quinta etapa, de 172,3 km entre Santiago do Cacém e Évora, contou com um pelotão de 148 corredores na luta pela derradeira jornada. Após alguns ataques no grande grupo, sete corredores formaram uma fuga composta pelo luso Filipe Cardoso (Efapel), visivelmente marcado pela queda de ontem, Hamish Schereus (Klein Constantia), Beñat Txoperena (Euskadi-Murias), Vadim Zhuravlev (Lokosphinx), Jasper Hamelink (Metec-TKH), Pierrick Naud e Thomas Soladay (Rally Cycling).

O espanhol Beñat Txoperena obteve a máxima bonificação na meta volante de Isaías (km 28,3), contando a fuga com cerca de 2m na passagem pela 4ª categoria de Alcácer do Sal (km 47,6), coroada pelo neo-zelandês Hamish Schereus.

A perseguição no pelotão comandada pela W52-FC Porto encurtou a distância para a frente de corrida, na qual com 60 km percorridos seguia apenas um trio na frente. Os resistentes Schereus, Txoperena e Zhuravlev rumaram à meta volante de Vendas Novas (km 103,2), pontuando em primeiro o russo da Lokosphinx, que repetiu o feito coroando em primeiro a última subida da Alentejana em Montemor-o-Novo (4ª cat. km 126,1).

No pelotão pedalava o virtual rei da montanha Amaro Antunes (LA Alumínios-Antarte), acompanhando o ritmo imposto na perseguição à fuga, que deu por finalizada a aventura a 30 km do fim.

Na última meta volante em Arraiolos (km 148), David de la Fuente (Sporting CP-Tavira) foi o primeiro a pontuar, seguido do 2º da geral Enric Mas (Klein Constantia) e do líder da amarela Krister Hagen (Team Coop-Oster Hus), separados por 1s à partida para a derradeira jornada, movimento que se mostrou crucial para o desenlace da 34ª edição.

Nos derradeiros momentos, o pelotão fraccionou-se em dois grupos, seguindo na frente os principais contenders da Alentejana. Na linha de meta em Évora, a Klein Constantia foi duplamente feliz ao agarrar o triunfo da etapa com Remi Cavagna, seguido do companheiro Maximilian Schachman e em 3º o português Samuel Caldeira (W52-FC Porto). Na 4ª posição cruzou a linha Krister Hagen (Team Coop-Oster Hus), que perdeu em definitivo a camisola amarela para Enric Mas, 5º na meta. Ambos com o mesmo tempo, os resultados obtidos nas cinco etapas foram decisivos para o desempate.

No fecho da Volta ao Alentejo 2016, além da amarela Enric Mas (Klein Constantia) levou consigo a camisola da juventude e dos pontos, Amaro Antunes (LA Alumínios-Antarte) venceu a classificação da montanha e a Axeon-Hagens Berman triunfou por equipas. O lanterna vermelha desta edição foi o jovem Hélder Silva (Maia) em 144º lugar (+1:12:32").

No final dos 907,8 km percorridos ao longo de cinco dias da Volta ao Alentejo, fica a marca das equipas lusas nesta 34ª edição. A determinação de Amaro Antunes e da sua equipa LA Alumínios-Antarte na conquista da camisola da montanha. O trabalho inesgotável de Rafael Silva e da Efapel na luta pela geral, finalizando como melhor luso na geral em 5º. O 3º lugar do jovem Rui Oliveira (Liberty Seguros-Carglass), de 19 anos, na única etapa com chegada no prémio de montanha de 4ª categoria em Montemor-o-Novo. A performance do espanhol Jesús Ezquerra (Sporting CP-Tavira), que conseguiu finalizar quatro das cinco etapas no Top 10, obtendo o 4º lugar na geral final, precedido pelo companheiro de equipa em 3º David de la Fuente.

Além de Rafael Silva em 5º da geral, nos lugares cimeiros os lusos terminaram em 7º Nuno Bico (Klein Constantia), 8º César Fonte (Rádio Popular-Boavista), 9º Samuel Caldeira (W52-FC Porto), 10º Rafael Reis (W52-FC Porto) e 14º Frederico Figueiredo (Rádio Popular-Boavista).
 
Amaro Antunes, rei da montanha da 34ª Volta ao Alentejo
(foto Helena Dias)
Rafael Silva, melhor luso da geral da 34ª Volta ao Alentejo
(foto Helena Dias)
Axeon-Hagens Berman vencedora por equipas da 34ª Volta ao Alentejo
(foto Helena Dias)
Sporting CP-Tavira terminou na geral com os melhores classificados
David de la Fuente e Jesús Ezquerra
(foto Helena Dias)

Resultados Et5
1 Remi Cavagna (Fra) Klein Constantia 3:56:51
2 Maximilian Schachman (Ger) Klein Constantia +2”
3 Samuel Caldeira (Por) W52-PC Porto +3”
4 Krister Hagen (Nor) Team Coop-Oster Hus +3”
5 Enric Mas (Esp) Klein Constantia +3”
6 Pierrick Naud (Can) Rally Cycling +3”
7 Jesús Ezquerra (Esp) Sporting CP-Tavira +3”
8 Tyler Williams (USA) Axeon-Hagens Berman +3”
9 Rafael Reis (Por) W52-FC Porto +3”
10 Luís Mendonça (Por) Sicasal-Constantinos-Udo +3”

CG Final
1 Enric Mas (Esp) Klein Constantia 21:54:49
2 Krister Hagen (Nor) Team Coop-Oster Hus m.t.
3 David de la Fuente (Esp) Sporting CP-Tavira +9”
4 Jesús Ezquerra (Esp) Sporting CP-Tavira +11”
5 Rafael Silva (Por) Efapel +15”
6 Tao Geoghegan Hart (GBr) Axeon-Hagens Berman +18”
7 Nuno Bico (Por) Klein Constantia +18”
8 César Fonte (Por) Rádio Popular-Boavista +18”
9 Samuel Caldeira (Por) W52-FC Porto +20”
10 Rafael Reis (Por) W52-FC Porto +24”
...
14 Frederico Figueiredo (Por) Rádio Popular-Boavista +38”
Resultados completos aqui
______
Et2 Volta ao Alentejo: triunfo eliderança de Enric Mas

Comentários

  1. Mais uma vez e nunca será demais parabéns pelo belíssimo trabalho feito no acompanhamento a mais uma volta ao Alentejo evidenciando sempre o valor dos nossos ciclistas.Para quem acompanha o ciclismo evidencio o trabalho feito com muito mérito neste blogue que sigo assiduamente e com muito interesse.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.