Avançar para o conteúdo principal

Et4 Volta ao Alentejo: Amaro Antunes na luta pela montanha alentejana

O penúltimo dia da Volta ao Alentejo (2.2) viu a vitória sorrir novamente à equipa Metec-TKH, desta feita pelo holandês Jarno Meyling, que superou ao sprint os espanhóis Jose de Segovia (Louletano-Hospital de Loulé) e Garikoitz Bravo (Euskadi-Murias). A camisola amarela manteve-se em Krister Hagen (Team Coop-Oster Hus) e os lusos Amaro Antunes (LA Alumínios-Antarte) e Rafael Silva (Efapel) continuaram a brilhar no pódio como líder da montanha e melhor luso na geral respectivamente.

ÁLBUM COMPLETO, AQUI



Amaro Antunes (LA Alumínios-Antarte), actual líder do Ranking APCP ‘Ciclista do Ano’, conquistou o comando da camisola da montanha desde a primeira jornada da 34ª Alentejana, um movimento certeiro no dia inaugural com mais altos por coroar nesta edição. Como explicou ao Cycling & Thoughts no final da quarta etapa, “O objectivo da equipa passava pela vitória na classificação geral, mas ontem o dia não correu bem. Deitámos por terra essas aspirações e agora temos de nos agarrar à classificação da montanha.”

A LA Alumínios-Antarte tem trabalhado arduamente para a manutenção da camisola de melhor trepador, tendo hoje colocado na fuga Bruno Silva, que não deixou os adversários obterem a máxima pontuação no único prémio de montanha do dia em Santiago do Cacém (4ª cat.). Amaro Antunes sabe do dia decisivo que tem à sua espera amanhã: “Ontem as coisas correram mal. Tínhamos a ambição de eu fazer uma boa classificação, mas nem sempre as coisas saem como desejamos. Felizmente, estamos líderes da classificação da montanha. É para isso que estamos a lutar e é com esse objectivo que vamos partir amanhã. Só o segundo classificado é que me poderá tirar essa liderança. Como já disse, se não houver fuga, tentarei ir lá sprintar, apesar de estar com alguns problemas físicos, derivados da queda. Mas é o últimos dia e, como costumo dizer, são as últimas pedaladas e vou dar tudo por tudo para tentar levar esta camisola para a equipa.”

A quarta etapa percorreu 184,7 km entre Aljustrel e Grândola. Logo ao início saiu em fuga um grupo de 15 aventureiros, destacando-se Krists Neilands (Axeon-Hagens Berman) na obtenção da máxima pontuação nas três metas volantes do dia em Castro Verde (km 21), Odemira (km 83,8) e Sines (km 139,6).

À falta de 40 km para a chegada, o espanhol Jose de Segovia (Louletano-Hospital de Loulé) desferiu um ataque no grupo em fuga, sendo alcançado em seguida pelos companheiros de aventura, entre eles Bruno Silva (LA Alumínios-Antarte), que coroou o alto em Santiago do Cacém (km 158,6).

Com uma curta vantagem de 32s, os 10 resistentes fugitivos chegaram a Grândola na frente, disputando entre si a linha ao sprint e sendo Jarno Meyling (Metec-TKH) o mais forte ao final de mais de quatro horas de jornada.

De amarela permanece Krister Hagen (Team Coop-Oster Hus), Enric Mas (Klein Constantia) mantém a liderança da juventude, Garikoitz Bravo (Euskadi-Murias) assume a liderança dos pontos e a Axeon-Hagens Berman sobe ao comando por equipas. Nos pedais lusitanos, Amaro Antunes (LA Alumínios-Antarte) mantém-se rei da montanha e Rafael Silva (Efapel) o melhor luso na geral em 5º, seguido de César Fonte (Rádio Popular-Boavista) em 7º, Nuno Bico (Klein Constantia) em 8º, Samuel Caldeira em 9º, Rafael Reis (W52-FC Porto) em 10º.

Amanhã, corre-se a quinta e última etapa de 172,3 km entre Santiago do Cacém e Évora.

Vitória ao sprint de Jarno Meyling (foto Helena Dias)
Krists Neilands após um dia em fuga e luta pelo sprint final
(foto Helena Dias)
Chegada a Grândola de um grupo do pelotão
(foto Helena Dias)
A história do ciclismo luso escreve-se de geração em geração e partilha de nome:
jovem Venceslau Fernandes e o pai vencedor da Volta a Portugal de 1984
(foto Helena Dias)
O descanso do guerreiro vencedor da 4ª etapa
(foto Helena Dias)
Axeon-Hagens Berman sobe à liderança por equipas
(foto Helena Dias)
Rafael Silva continua a encher o pódio de talento como
melhor luso classificado na geral (foto Helena Dias)
Enric Mas é a jovem estrela líder da camisola branca da juventude
(foto Helena Dias)
Garikoitz Bravo sobe à liderança da classificação dos pontos
(foto Helena Dias)
Krister Hagen mantém camisola amarela na penúltima etapa da Alentejana
(foto Helena Dias)
O champanhe dos guerreiros triunfadores
(foto Helena Dias)
Um brinde à vitória!
(foto Helena Dias)

Resultados Et4
1 Jarno Meyling (Ned) Metec-TKH 4:34:17
2 Jose de Segovia (Esp) Louletano-Hospital de Loulé m.t.
3 Garikoitz Bravo (Esp) Euskadi-Murias m.t.
4 Emanuel Rodrigues (Por) Anicolor m.t.
5 Oyvind Lukkedahl (Nor) Team Coop-Oster Hus m.t.
6 Bruno Silva (Por) LA Alumínios-Antarte m.t.
7 Ivo Oliveira (Por) Liberty Seguros-Carglass m.t.
8 Krists Neilands (Lat) Axeon-Hagens Berman m.t.
9 Jan William Jensen (Nor) Team Fixit.No m.t.
10 Sjoerd Kouwenhoven (Ned) Metec-TKH m.t.

CG
1 Krister Hagen (Nor) Team Coop-Oster Hus 17:57:56
2 Enric Mas (Esp) Klein Constantia +1”
3 Jesús Ezquerra (Esp) Sporting CP-Tavira +10”
4 David de la Fuente (Esp) Sporting CP-Tavira +11”
5 Rafael Silva (Por) Efapel +14”
6 Tao Geoghegan Hart (GBr) Axeon-Hagens Berman +17”
7 César Fonte (Por) Rádio Popular-Boavista +17”
8 Nuno Bico (Por) Klein Constantia +17”
9 Samuel Caldeira (Por) W52-FC Porto +23”
10 Rafael Reis (Por) W52-FC Porto +23”
Resultados completos aqui
______
Et2 Volta ao Alentejo: triunfo eliderança de Enric Mas

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.