Avançar para o conteúdo principal

Et2 Volta ao Alentejo: triunfo e liderança de Enric Mas

A vitória da segunda etapa da Volta ao Alentejo (2.2) ficou novamente em mãos espanholas, desta feita em Enric Mas (Klein Constantia), que subiu à liderança da camisola amarela. O basco Garikoitz Bravo (Euskadi-Murias) e o luso Rui Oliveira (Liberty Seguros-Carglass) completaram o pódio.

159 corredores deram início à segunda e mais longa etapa da 34ª Volta ao Alentejo, um total de 206,2 km entre Monforte e a chegada de 4ª categoria em Montemor-o-Novo. Sem fugas aos primeiros quilómetros, o 3º classificado da geral Krister Hagen (Team Coop-Oster Hus) pontuou em primeiro nas metas volantes de Borba (km 39,9) e Redondo (km 64), seguido do camisola amarela Imanol Estevez (Euskadi-Murias), ambos em busca dos preciosos segundos de bonificação.

Com 70 km percorridos, o vencedor das duas últimas edições da Volta a Portugal, Gustavo Veloso (W52-FC Porto), abandonou a Alentejana, fruto da queda sofrida ontem. Entretanto, na frente já tinha ganho 3m de vantagem Eddie Dunbar (Axeon-Hagens Berman), seguido por um quarteto composto por Raúl Alarcón (W52-FC Porto), Micael Isidoro (Louletano-Hospital de Loulé), Jan William Jensen (Team Fixit.no) e Mikkel Lunder (Team Bliz-Merida).

O irlandês Eddie Dunbar passou em primeiro na última meta volante em Reguengos de Monsaraz (km 92,8), mantendo perto de 3m para o pelotão, que logo após o sprint intermédio alcançou o quarteto intermédio.

À medida que os quilómetros foram passando, a aventura solitária do jovem de 19 anos da Axeon-Hagens Berman foi perdendo terreno, chegando ao fim a 58 km do final, tanto pela dificuldade de se pedalar em solitário de cara ao vento nas planícies alentejanas como pelo trabalho da equipa lusa Sporting CP-Tavira no comando da perseguição.

Quando restavam 35 km, o líder Imanol Estevez (Euskadi-Murias) sofreu um furo, ultrapassando o susto e regressando rapidamente ao pelotão, onde atacou o holandês Jasper Hamelink (Metec-TKH). A fuga solitária durou até à falta de 12 km para o desfecho.

No derradeiro 1,9 km da subida de 4ª categoria em Montemor-o-Novo, junto ao Miradouro do Castelo, Enric Mas (Klein Constantia) de 21 anos pedalou no empedrado para o triunfo da etapa e subida ao comando da geral individual, dos pontos e da juventude. Imanol Estevez (Euskadi-Murias) cruzou a linha em 12º, descendo para 2º da geral com o mesmo tempo de Mas.

Rui Oliveira (Liberty Seguros-Carglass) destacou-se como o melhor luso na meta, finalizando em 3º lugar. Amaro Antunes (LA Alumínios-Antarte) manteve o comando na montanha e a equipa Klein Constantia, do campeão nacional luso sub-23 Nuno Bico, subiu à liderança da classificação colectiva.

Amanhã, corre-se a terceira etapa de 186,6 km entre Portel e Beja.
 
Triunfo e liderança de Enric Mas na Volta ao Alentejo
(foto www.volta-portugal.com)
Rafael Silva (melhor luso CG), Amaro Antunes (líder montanha) e Enric Mas (líder geral).
(foto www.volta-portugal.com)

Resultados Et2
1 Enric Mas (Esp) Klein Constantia 5:06:15
2 Garikoitz Bravo (Esp) Euskadi-Murias +2”
3 Rui Oliveira (Por) Liberty Seguros-Carglass +4”
4 Tao Geoghegan Hart (GBr) Axeon-Hagens Berman +4”
5 Krister Hagen (Nor) Team Coop-Oster Hus +4”
6 Rafael Reis (Por) W52-FC Porto +4”
7 Rafael Silva (Por) Efapel +4”
8 Logan Owen (USA) Axeon-Hagens Berman +4”
9 Jesús Ezquerra (Esp) Sporting CP-Tavira +4”
10 Samuel Caldeira (Por) W52-FC Porto +4”

CG
1 Enric Mas (Esp) Klein Constantia 9:01:32
2 Imanol Estevez (Esp) Euskadi-Murias m.t.
3 Krister Hagen (Nor) Team Coop-Oster Hus +3”
4 Garikoitz Bravo (Esp) Euskadi-Murias +6”
5 David de la Fuente (Esp) Sporting CP-Tavira +8”
6 Jesús Ezquerra (Esp) Sporting CP-Tavira +10”
7 Tao Geoghegan Hart (GBr) Axeon-Hagens Berman +14”
8 Rafael Silva (Por) Efapel +14”
9 August Jensen (Nor) Team Coop-Oster Hus +14”
10 César Fonte (Por) Rádio Popular-Boavista +14”
Resultados completos aqui
______

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Tour de France 2015: percurso e lusos da 102ª edição

A prova rainha do ciclismo mundial está a chegar. O 102º Tour de France estará entre nós de 4 a 26 de Julho, naquela que promete ser uma das edições mais emocionantes dos últimos anos. A razão prende-se com o luxuoso pelotão que irá percorrer 3360 quilómetros de Utrecht a Paris, onde nos magníficos Champs-Élysées se conhecerá o vencedor de 2015. Alberto Contador (TCS), Chris Froome (SKY), Nairo Quintana (MOV) e Vincenzo Nibali (AST) são os máximos favoritos ao maillot jaune , mas as surpresas sempre sucedem no decorrer de uma grande volta e esta, provavelmente, não será excepção na luta pelo pódio. Maior é a expectativa pelo desafio que o campeão espanhol e recente vencedor do Giro d’Itália traz nos pedais. Contador quer alcançar a dupla vitória Giro-Tour no mesmo ano , nesta que transparece ser uma edição de dureza extrema e de escaladas colossais nas duas últimas semanas. Na luta pelos lugares cimeiros da geral, há que ter em conta os nomes de Rui Costa (LAM) , Joaquim ‘Purito’ Ro