Avançar para o conteúdo principal

Et1 Volta ao Alentejo: triunfo de Imanol Estevez, protagonismo de Amaro Antunes

O espanhol Imanol Estevez (Euskadi-Murias) venceu a etapa inaugural da 34ª Volta ao Alentejo (2.2), completando o pódio os conterrâneos David de la Fuente e Jesús Ezquerra da equipa lusa Sporting CP-Tavira. O luso Amaro Antunes (LA Alumínios-Antarte) foi o grande protagonista na montanha.

As estradas alentejanas foram tomadas pelo pelotão de 169 corredores de 22 equipas na batalha pela primeira etapa da Volta ao Alentejo, que ligou Portalegre a Castelo de Vide em 158 km. De início mais plano, os heróis do asfalto rumaram às metas volantes da jornada, sendo o vencedor da recente Clássica de Amarante, Rafael Reis (W52-FC Porto), a obter a pontuação máxima no Crato (km 17).

Logo em seguida formou-se a primeira fuga do dia, composta por Krister Hagen (Team Coop-Oster Hus), Remi Cavagna (Klein Constantia), Alexander Vdovin (Lokosphinx) e o jovem luso campeão de pista Ivo Oliveira (Liberty Seguros-Carglass).

O norueguês Krister Hagen pontuou em primeiro no segundo sprint intermédio em Monforte (km 57,4) e o luso Ivo Oliveira em Portalegre (km 99), terminando esta aventura na aproximação à primeira montanha do dia.

Na parte montanhosa da jornada, o protagonismo recaiu totalmente no actual líder do Ranking APCP ‘Ciclista do Ano’. Amaro Antunes (LA Alumínios-Antarte) aventurou-se numa fuga solitária de alguns quilómetros, coroando três das quatro montanhas em Cabeço do Mouro (2ª cat. km 102,2), Paleiros (3ª cat. km 107,3) e Marvão (4ª cat. km 118), sendo alcançado pelo pelotão na aproximação à última dificuldade do dia, mas garantido a liderança da camisola da montanha.

Na última subida do dia, Jhonnatan Narvaez (Klein Constantia) coroou o alto da Sra. da Penha (3ª cat. km 138,6), restando 23 km para o desfecho da jornada. Sem mais liberdade para sair do pelotão, o grupo pedalou a toda a velocidade rumo à meta instalada em Castelo de Vide.

Imanol Estevez (Euskadi-Murias) sprintou para a vitória da primeira jornada da Alentejana, depois de ter assegurado a recente vitória da juventude no GP Liberty Seguros. No final do dia, o espanhol de 23 anos vestiu a camisola amarela e ainda a camisola dos pontos. Amaro Antunes (LA Alumínios-Antarte), 9º na meta, agarrou o comando da montanha e o britânico Tao Geoghegan Hart (Axeon-Hagens Berman) a liderança da juventude. A equipa Sporting CP-Tavira foi a mais forte no colectivo.

Amanhã, corre-se a segunda etapa de 206,2 km entre Monforte e a chegada de 4ª categoria em Montemor-o-Novo.
 
Imanol Estevez brilha na 1ª etapa da Volta ao Alentejo
(foto www.volta-portugal.com)
Imanol Estevez (líder geral), Rafael Silva (melhor luso),
Tao Geoghegan Hart (líder juventude), Amaro Antunes (líder montanha).
(foto 
www.volta-portugal.com)

Resultados Et1
1 Imanol Estevez (Esp) Euskadi-Murias 3:55:27
2 David de la Fuente (Esp) Sporting CP-Tavira m.t.
3 Jesús Ezquerra (Esp) Sporting CP-Tavira m.t.
4 Rafael Silva (Por) Efapel m.t.
5 August Jensen (Nor) Team Coop-Oster Hus m.t.
6 Tao Geoghegan Hart (GBr) Axeon-Hagens Berman m.t.
7 Enric Mas (Esp) Klein Constantia m.t.
8 César Fonte (Por) Rádio Popular-Boavista m.t.
9 Amaro Antunes (Por) LA Alumínios-Antarte m.t.
10 Henrique Casimiro (Por) Efapel m.t.

CG
1 Imanol Estevez (Esp) Euskadi-Murias 3:55:17
2 David de la Fuente (Esp) Sporting CP-Tavira +4”
3 Krister Hagen (Nor) Team Coop-Oster Hus +5”
4 Jesús Ezquerra (Esp) Sporting CP-Tavira +6”
5 Rafael Silva (Por) Efapel +10”
6 August Jensen (Nor) Team Coop-Oster Hus +10”
7 Tao Geoghegan Hart (GBr) Axeon-Hagens Berman +10”
8 Enric Mas (Esp) Klein Constantia +10”
9 César Fonte (Por) Rádio Popular-Boavista +10”
10 Amaro Antunes (Por) LA Alumínios-Antarte +10”
Resultados completos aqui
______

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.