Avançar para o conteúdo principal

GoldWin-Team José Maria Nicolau, a corrida por trás da Volta à Maia

Uma nova temporada de competição estava prestes a começar. No Cartaxo, de rosto sorridente e alma repleta de sonhos, os jovens ciclistas da GoldWin-Team José Maria Nicolau alinharam-se no palco do Centro Cultural para a apresentação das equipas do Clube de Ciclismo José Maria Nicolau. No dia seguinte, esperava-os a estreia do ano na Volta à Maia, primeira prova pontuável da Taça de Portugal Sub-23.


VER ÁLBUM COMPLETO, AQUI



No sábado, uma casa cheia assistiu à apresentação das equipas Sub-23, Juniores, Cadetes e Escolas. Entre os convidados de honra, Délio Pereira, Presidente da União de Freguesias do Cartaxo e Vale da Pinta, agradeceu ao Clube a forma como enobrece o nome da terra ao levá-lo por todo o país, através das pedaladas dos jovens no asfalto. Também Delmino Pereira, Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, marcou presença no evento, assinalando a importância da existência do Clube, que ao longo dos anos tem vindo a apaixonar cada vez mais jovens pelo ciclismo, salientando a importância do escalão de formação.

José Nicolau, Presidente do Clube e director desportivo da equipa sub-23, mostrou-se de ânimo renovado para a temporada 2016 com a entrada do novo patrocinador GoldWin e também com o grupo de jovens que reuniu para formar a equipa. Um deles, Victor Valinho, o mais experiente e único elite do grupo, regressa ao Clube no qual se sagrou campeão nacional júnior em 2009, tendo repetido o feito em sub-23 [2013], esperando em 2016 voltar a desfrutar da bicicleta e reencontrar-se com a antiga paixão que o ciclismo significa para si. Contudo, não deixou de realçar que a equipa irá para a estrada com vontade de disputar todas as linhas de meta para chegar à desejada vitória.



Cerca de três horas de viagem marcaram o caminho até à Maia. A noite seria longa com uma última palestra de José Nicolau aos seus pupilos, a primorosa preparação do abastecimento para o dia de prova, por Paulo Figueiredo, e das bicicletas impecavelmente aprumadas por Rui Frutas, mecânico de bicicletas desde os 15 anos de idade.

Em pleno dia de prova, o sol domingueiro surgiu de quando em vez na cidade Maiata para a primeira prova do ano, 148,6 km na 4ª edição da Volta à Maia. Antes de se iniciar o circuito de 3 voltas, a reunião dos directores desportivos e uma última palavra de José Nicolau aos jovens lobos da GoldWin-Team José Maria Nicolau foram o prelúdio do tiro de partida.



Muita tensão à partida, servida na mesma dose de expectativa de como decorreria a estreia da temporada. Entre o pelotão de 121 corredores, os 10 lobos mostraram a garra quilómetro atrás quilómetro, enfrentado furos e algumas quedas, sendo a mais marcante no corpo de Marcelo Salvador. Ainda assim, o espírito de grupo fê-los trabalhar em equipa e lutar pela meta. No risco cruzado por todos, a vitória fugiu por pouco com João Fernandes a terminar o sprint em 4º, com o mesmo tempo do vencedor César Martingil (Liberty Seguros-Carglass).

O pódio não fugiu, brilhando na festa final Álvaro Ferreira como melhor sub-23 de 1º ano, confessando-nos no final da prova: “Foi uma boa corrida, com alguma quilometragem para entrar bem na época, um pouco ao estilo rompe pernas, de sobe e desce constante com dois prémios de montanha não muito difíceis e a chegada em paralelo, que dificultou o sprint final. Andámos sempre a um bom ritmo e senti-me bem ao longo da corrida, também pelo apoio dos meus colegas mais velhos em termos de colocação e de alimentação, porque sou de primeiro ano e por vezes esqueço-me de alimentar, o que é muito importante. Só tenho a agradecer-lhes. No final, consegui este primeiro lugar na classificação sub-23 de 1º ano. É muito bom, é sempre bom ir ao pódio, para mais na primeira corrida.”

José Nicolau também se mostrou satisfeito com a performance dos seus jovens lobos: “Como estávamos à espera, a primeira corrida da época foi muito atípica. As estradas não ajudaram e a equipa estava nervosa. Temos muitos sub-23 de 1º ano, que vêm de juniores e têm uma maneira de correr diferente. Aconteceu o que tínhamos medo… as quedas e algumas avarias, que provocam atraso e ter de recuperar… fomos muito massacrados hoje. Mas gostei de ver quando chegámos à parte decisiva da corrida, depois de passar a última montanha, e dos 10 ciclistas ficámos lá com 8 num grupo restrito, o que é muito bom. Sabíamos que numa chegada ao sprint teríamos dificuldade de chegar à vitória ou fazer pódio, mas procurámos e ficámos com dois ciclistas nos dez primeiros, o João e o Fábio. A surpresa, que para nós não é surpresa, porque lhe incutimos isso, foi a vitória nos sub-23 de 1º ano com o Álvaro Ferreira. Esta vitória é importante, porque os de 1º ano têm um choque muito grande quando sobem de júnior para sub-23, o que torna esta classificação muito relevante. Por isso, é um balanço positivo. Partiram 121 ciclistas, nós fizemos 4º e 9º, terceiros por equipas e melhor jovem. Podemos dizer que estamos contentes.”


No balanço final, a GoldWin-Team José Maria Nicolau finalizou na geral em: 4º João Fernandes (m.t.), 9º Fábio Oliveira (m.t.), 17º André Ramalho (m.t.), 19º Álvaro Ferreira (m.t.), 20º Marcelo Salvador (m.t.), 22º Jorge Marques (m.t.), 31º José Fernandes (+14”), 32º Victor Valinho (+17”), 38º Jorge Dias (+5:00”) e 71º Bruno Coelho (+15:29”).






______
Ver também:

Comentários

  1. Mais uma vez parabéns pelas excelentes crónicas bem como o álbum fotográfico.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.