Avançar para o conteúdo principal

Et4 Dubai Tour: Kittel conquista 'Circle of Stars'

Marcel Kittel (Etixx-Quick Step) impôs-se na última etapa e conquistou a 3ª edição do Dubai Tour (2.HC). No derradeiro sprint bateu Elia Viviani (Team Sky) e Mark Cavendish (Team Dimension Data).

Os 137 km da quarta e última etapa levaram o pelotão desde a Marina do Dubai até ao centro da cidade junto a Burj Khalifa, o edifício mais alto do mundo. A fuga do dia viu luzir as cores do campeão português de fundo Rui Costa junto ao companheiro de equipa Jan Polanc (Lampre-Merida), Daniel Teklehaimanot (Team Dimension Data), Sebastian Lander (One Pro Cycling), Roy Curvers (Giant-Alpecin) e Mark Christian (Team Wiggins).

Como nos dias anteriores, a fuga nunca foi além dos 3m de vantagem. Na luta pelos dois sprints intermédios, o campeão do mundo de 2013 Rui Costa arrecadou a pontuação máxima. A aventura do sexteto chegaria ao fim à falta de 12 km e o pelotão a todo o gás para mais um final ao sprint.

Longe das primeiras posições para defender a liderança no derradeiro dia, Giacomo Nizzolo (Trek-Segafredo) cruzou a linha em 6º e caiu para 2º da geral final, a 4s do grande vencedor alemão. Com uma fortíssima ponta final, Marcel Kittel venceu a jornada e subiu em definitivo ao 1º lugar, conquistando o troféu ‘Circle of Stars’ e sucedendo a Mark Cavendish (Team Dimension Data) no palmarés da prova. A fechar o pódio da geral ficou o espanhol Juan José Lobato (Movistar Team).

À vitória da geral, Kittel somou duas vitórias em etapas e a camisola dos pontos, mostrando-se radiante no final da jornada: “Estou muito, muito feliz! Ontem já sonhava com este momento e queria mesmo isto. A equipa foi fantástica no final, fizemos um trabalho excelente. É óptimo terminar o Dubai Tour, a minha primeira corrida com a Etixx, desta maneira”.

O campeão marroquino Soufiane Haddi (Skydive Dubai-Al Ahli Club) conquistou a camisola da juventude e terminou em 10º da geral. Marcin Bialoblocki (One Pro Cycling) levou a camisola dos sprints intermédios.

Nos pedais lusos, Rui Costa (Lampre-Merida) brilhou na fuga da última etapa e cruzou a meta em 51º, terminando na geral em 14º lugar (a 35s). O outro campeão nacional Nelson Oliveira (Movistar Team) terminou o dia em 35º e na geral na 67ª posição (a 3m26s).

Kittel vence a última etapa do Dubai Tour
(foto ANSA/DANIEL DAL ZENNARO)
Marcel Kittel conquista 'Circle of Stars'
(foto ANSA/DANIEL DAL ZENNARO)


Resultados Et4
1 Marcel Kittel (Ger) Etixx-Quick Step 2:50:47
2 Elia Viviani (Ita) Team Sky m.t.
3 Mark Cavendish (GBr) Team Dimension Data m.t.
4 Andrea Palini (Ita) Skydive Dubai-Al Ahli Club m.t.
5 Sacha Modolo (Ita) Lampre-Merida m.t.
6 Giacomo Nizzolo (Ita) Trek-Segafredo m.t.
7 Fabio Sabatini (Ita) Etixx-Quick Step m.t.
8 Jasper Stuyven (Bel) Trek-Segafredo m.t.
9 Erik Baska (Svk) Tinkoff m.t.
10 Yanto Barker (GBr) One Pro Cycling m.t.
35 Nelson Oliveira (Por) Movistar Team m.t.
51 Rui Costa (Por) Lampre-Merida m.t.

CG Final
1 Marcel Kittel (Ger) Etixx-Quick Step 14:46:54
2 Giacomo Nizzolo (Ita) Trek-Segafredo +4”
3 Juan José Lobato (Esp) Movistar Team +6”
4 Silvan Dillier (Sui) BMC +16”
5 Gorka Izagirre (Esp) Movistar Team +23”
6 Philippe Gilbert (Bel) BMC +25”
7 Fabian Cancellara (Sui) Trek-Segafredo +25”
8 Daniele Bennati (Ita) Tinkoff +28”
9 Davide Rebellin (Ita) CCC Sprandi Polkowice +28”
10 Soufiane Haddi (Mor) Skydive Dubai-Al Ahli Club +29”
14 Rui Costa (Por) Lampre-Merida +35”
67 Nelson Oliveira (Por) Movistar Team +3:26”
Resultados completos aqui
______
Ver também:

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.