Avançar para o conteúdo principal

Terceira vitória da Skydive no Gabão

A Skydive Dubai-Al Ahli Club alcançou a terceira vitória em La Tropicale Amissa Bongo (2.1), desta feita pelas pedaladas do marroquino Adil Jelloul, de 33 anos. A camisola amarela manteve-se no companheiro italiano Andrea Palini.

A quarta etapa cruzou a fronteira africana e levou o pelotão de Oyem, no Gabão, até Ambam, nos Camarões. Os 141 km de jornada foram marcados por uma primeira fuga composta por Antonio Piedra (Funvic Soul Cycles-Carrefour), Patrick Byukusenge (Rwanda), Abdelati Saadoune e Mohmed Errafai (Morocco). À passagem pela fronteira, quando restavam 25 km para o final, o quarteto dispunha de pouco mais de 1m para o pelotão.

Nos derradeiros quilómetros, doze corredores tomaram a frente da corrida e nesse grupo Adil Jelloul (Skydive Dubai-Al Ahli Club) desferiu o ataque que o levou à conquista da meta, deixando na segunda e terceira posição Joseph Areruya (Rwanda) e Salah Eddine Mraouni (Morocco).

Pela oitava vez presente em La Tropicale Amissa Bongo, o campeão nacional marroquino de 2014 Adil Jelloul alcançou a sua primeira vitória na prova do Gabão: “É a mais bela vitória da minha carreira. É a maior corrida por etapas em África, muitas vezes tinha sonhado em ganhar uma etapa aqui.”

A quinta etapa irá partir de Meyo Kie com chegada a Oyem num total de 119 km. Palini lidera a geral e os pontos, Temesgen Buru (Ethiopia) a montanha e Abderrahmane Bechlagheme (Algeria) a juventude.
 
Skydive Dubai-Al Ahli Club ao início da 4ª etapa
(foto www.tropicaleamissabongo.com)
Adil Jelloul vence em Ambam
(
foto www.tropicaleamissabongo.com)
Adil Jelloul vencedor da 4ª etapa
(foto 
www.tropicaleamissabongo.com)
Andrea Palini líder de La Tropicale Amissa Bongo
(foto www.tropicaleamissabongo.com)


Resultados Et4
1 Adil Jelloul (Mor) Skydive Dubai-Al Ahli Club 3:23:43
2 Joseph Areruya (Rwa) Rwanda m.t.
3 Salah Eddine Mraouni (Mor) Morocco m.t.
4 Anthony Delaplace (Fra) Fortuneo-Vital Concept m.t.
5 Tesfom Okubamariam (Eri) Eritrea +3”
6 Magno Prado (Bra) Funvic Soul Cycles-Carrefour +3”
7 Alexandre Pichot (Fra) Direct Energie +3”
8 Aron Debretsion (Eri) Eritrea +3”
9 Joschka Beck (Ger) Stradalli-Bike Aid +3”
10 Elias Afewerki (Eri) Eritrea +3”

CG
1 Andrea Palini (Ita) Skydive Dubai-Al Ahli Club 12:18:37
2 Tesfom Okubamariam (Eri) Eritrea +6”
3 Adrien Petit (Fra) Direct Energie +10”
4 Anthony Delaplace (Fra) Fortuneo-Vital Concept +12”
5 Elias Afewerki (Eri) Eritrea +13”
6 Adil Jelloul (Mor) Skydive Dubai-Al Ahli Club +16”
7 Benoît Jarrier (Fra) Fortuneo-Vital Concept +17”
8 Armindo Fonseca (Fra) Fortuneo-Vital Concept +24”
9 Nikodemus Holler (Ger) Stradalli-Bike Aid +25”
10 Bryan Nauleau (Fra) Direct Energie +25”
Resultados completos aqui
______

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.