Avançar para o conteúdo principal

Gerrans soma segunda vitória ao sprint no Tour Down Under

O australiano Simon Gerrans (Orica-GreenEdge) somou a segunda vitória consecutiva e consolidou a liderança do Santos Tour Down Under (2.UWT). Na quarta etapa superou ao sprint o britânico Ben Swift (Team Sky) e o italiano Giacomo Nizzolo (Trek-Segafredo).

“Estou absolutamente encantado. Muitas pessoas ficariam surpresas, eu inclusive, por conseguir bater alguns dos melhores sprinters e alcançar uma vitória consecutiva no Santos Tour Down Under. Tivemos uma boa corrida no final, eles [companheiros] realmente facilitaram-me a vida o mais possível”, palavras de Simon Gerrans no final do dia.

A Orica-GreenEdge não deu tréguas aos primeiros quilómetros da jornada, que ligou Norwood a Victor Harbor em 138 km. A equipa australiana manteve-se no comando do pelotão até à abordagem ao primeiro sprint intermédio, em Mylor (km 27,6), para Gerrans agarrar os máximos segundos de bonificação. Objectivo cumprido, deixou o asfalto livre para a fuga do dia.

David Tanner (IAM Cycling), Pat Shaw (UniSA-Australia) e Alexis Gougeard (AG2R La Mondiale), formaram o trio em fuga. Chegaram a ter 4m de vantagem até a perseguição do pelotão se tornar mais séria e terminar com a aventura após a passagem pelo segundo sprint intermédio, em Goolwa (km 100,9).

Na aproximação à única subida do dia de Port Elliot (km 118,2), o colombiano Sergio Henao (Team Sky) acelerou o passo para coroar o alto e assim consolidar a liderança da camisola da montanha. Restavam 20 km para o desfecho da jornada e o pelotão pedalava partido em dois.

Com a meta à vista, a luta pela vitória em Victor Harbor fez-se ao sprint com Simon Gerrans a ser o mais forte pelo segundo dia consecutivo. Ao somar a máxima bonificação à chegada e no primeiro sprint intermédio, Gerrans ampliou a vantagem sobre Jay McCarthy (Tinkoff) na geral, estando agora a 14s do mais directo rival.

Neste quarto dia de competição, os ciclistas portugueses terminaram a jornada com o grupo de Gerrans. Tiago Machado (Team Katusha) em 40º e Nelson Oliveira (Movistar Team) em 41º, ocupando na geral o 21º e 53º lugar respectivamente.

A quinta e penúltima etapa irá ligar McLaren Vale a Willunga Hill em 151,5 km, sendo a mais longa jornada desta edição. Simon Gerrans parte líder da geral, Sergio Henao no comando da montanha e Jay McCarthy dos pontos e juventude.
 
Gerrans sprinta para a vitória da 4ª etapa
(foto Tim de Waele/ TDWSport.com)



Resultados Et4
1 Simon Gerrans (Aus) Orica-GreenEdge 3:13:59
2 Ben Swift (GBr) Team Sky m.t.
3 Giacomo Nizzolo (Ita) Trek-Segafredo m.t.
4 Jay McCarthy (Aus) Tinkoff m.t.
5 Leigh Howard (Aus) IAM Cycling m.t.
6 Reinardt Janse Van Rensburg (Rsa) Team Dimension Data m.t.
7 Sergey Lagutin (Rus) Team Katusha m.t.
8 Alexey Tsatevich (Rus) Team Katusha m.t.
9 Nathan Haas (Aus) Team Dimension Data m.t.
10 Enrico Battaglin (Ita) LottoNL-Jumbo m.t.
40 Tiago Machado (Por) Team Katusha m.t.
41 Nelson Oliveira (Por) Movistar Team m.t.

CG
1 Simon Gerrans (Aus) Orica-GreenEdge 13:41:58
2 Jay McCarthy (Aus) Tinkoff +14”
3 Rohan Dennis (Aus) BMC +26”
4 Sergio Henao (Col) Team Sky +28”
5 Steve Morabito (Sui) FDJ +28”
6 Rubén Fernández (Esp) Movistar Team +28”
7 Domenico Pozzovivo (Ita) AG2R La Mondiale +28”
8 Michael Woods (Can) Cannondale +32”
9 Rafael Valls (Esp) Lotto Soudal +36”
10 Richie Porte (Aus) BMC +36”
21 Tiago Machado (Por) Team Katusha +50”
53 Nelson Oliveira (Por) Movistar Team +4:15”
Resultados completos aqui
______
Et1 Ewan lidera Santos Tour Down Under

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.