Avançar para o conteúdo principal

Etixx inaugura Tour de San Luis com vitória

A Etixx-Quick Step entrou a ganhar no Tour de San Luis (2.1). A esquadra belga imperou no contra-relógio por equipas inaugural, ficando a liderança entregue ao argentino Maximiliano Richeze.

Hoje viveu-se a primeira de sete etapas do Tour de San Luis, na Argentina. O contra-relógio colectivo disputou-se ao longo de 21 km planos, com partida e chegada em El Durazno. A australiana Drapac foi a primeira das 28 equipas presentes a tomar o asfalto para tentar a glória na etapa inaugural, não indo além do 10º lugar com um tempo de 24m53.

O melhor tempo foi alcançado pela Etixx-Quick Step, gastando apenas 23m53s a uma média de 52,756 km/h. Na segunda posição terminou a espanhola Movistar Team, a 8s, e em terceiro a cazaque Astana, a 17s. Logo em seguida com o quarto melhor tempo ficou a russa Tinkoff do campeão do mundo Peter Sagan, gastando mais 54s.

O argentino Daniel Diaz, em estreia pela Delko Marseille Provence KTM, equipa francesa onde pedala este ano Delio Fernández, por cinco anos corredor do pelotão lusitano pelas equipas Boavista e W52, envergou o dorsal 1 pela vitória da geral no ano transacto, tendo também ganho a geral em 2013. Na presente edição do Tour de San Luis, a equipa terminou a primeira jornada em 7º lugar, a 58s.

A presença lusa fez-se pelas pedaladas de André Cardoso com a norte-americana Cannondale, que terminou o dia com o 9º melhor tempo, gastando mais 59s do que a vencedora.

A segunda etapa irá percorrer 181,9 km de San Luis a Villa Mercedes.

Etixx-Quick Step vence CRE inaugural do Tour de San Luis
(foto Secretaría de Estado de Deportes - Gobierno Provincia San Luis)
André Cardoso e Cannondale na apresentação das equipas
(foto www.toursanluis.com)
Resultados Et1
1 Etixx-Quick Step 0:23:53
2 Movistar Team +8”
3 Astana +17”
4 Tinkoff +23”
5 UnitedHealthcare +54”
6 AG2R La Mondiale +58”
7 Delko Marseille Provence KTM +58”
8 Androni-Sidermec +59”
9 Cannondale +59”
10 Drapac +1:00”

CG
1 Maximiliano Richeze (Arg) Etixx-Quick Step 0:23:53
2 Rodrigo Contreras (Col) Etixx-Quick Step m.t.
3 Lukasz Wisniowski (Pol) Etixx-Quick Step m.t.
4 Fabio Sabatini (Ita) Etixx-Quick Step m.t.
5 Fernando Gaviria (Col) Etixx-Quick Step m.t.
6 Marc Soler (Esp) Movistar Team +8”
7 Nairo Quintana (Col) Movistar Team +8”
8 Adriano Malori (Ita) Movistar Team +8”
9 Daniel Moreno (Esp) Movistar Team +8”
10 Dayer Quintana (Col) Movistar Team +8”
42 André Cardoso (Por) Cannondale +59"
Resultados completos aqui

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).