Avançar para o conteúdo principal

Bruno Pires ruma à Pro Continental suíça Roth-Skoda

Bruno Pires abraça um novo repto na carreira de ciclista. Em 2016 ruma à terra do bom chocolate, esperando uma saborosa experiência na equipa suíça Roth-Skoda, que vê na vasta experiência do ciclista luso de 34 anos o saber necessário para ajudar a esquadra naquele que será o já confirmado ano de estreia no escalão Pro Continental.

Bruno Pires assina por 2 anos pela equipa suíça Roth-Skoda
(foto facebook Roth-Skoda)

Profissional há mais de uma década, Bruno Pires entrou no mais alto escalão do ciclismo em 2011 pela Leopard-Trek, seguindo-se a Tinkoff-Saxo nos 4 anos posteriores. No final de 2015 fecha-se o ciclo com a equipa russa, mas as pedaladas do ciclista luso estão longe do fim. Apresentam-se novos desafios na sua duradoura carreira desenhada em duas das mais importantes esquadras do WorldTour, bem como anteriormente tinha integrado em Portugal as mais fortes armadas lusitanas.

O anúncio da contratação foi feito pelo próprio Bruno Pires na página oficial de facebook, mostrando-se bastante motivado com a chamada à equipa suíça em franco crescimento: “Nos próximos 2 anos farei parte do novo projecto Roth-Skoda Suíça, que solicitou a licença Pro Continental para 2016. Trata-se de um projecto que tem o objectivo de ir crescendo no ciclismo internacional e ajudar a criar e desenvolver os jovens talentos suíços. Vejo um projecto organizado e com boa estrutura, um grupo jovem mas dinâmico. Sou o corredor mais velho da equipa e, à partida, com mais experiência e é essa experiência que a equipa pede na ajuda a fazer crescer este projecto. Penso que os 12 anos de ciclista profissional e 5 nas melhores equipas do Mundo podem ser uma mais-valia para todos e acho que chegou o momento de ter esse papel, esperando que o consiga fazer. Temos competições importantes como o Tour de Romandie e o Tour de Suisse, mas penso que outras corridas importantes irão convidar a equipa para estar presente, assim como algumas provas em Portugal.”

Fundada em 2011, a Roth-Skoda surgiu com o principal objectivo de promover e desenvolver as aptidões de jovens ciclistas. Desde então, a equipa tem vindo a crescer em qualidade e na obtenção de bons resultados. A natural evolução do projecto passa assim pela licença Pro Continental confirmada pela UCI para 2016. Na bagagem guarda um ano de 2015 com importantes vitórias como o Trofeo Alcide Degasperi em Itália, a 1ª etapa de Boucles de la Mayenne em França, a 2ª etapa na austríaca Oberösterreichrundfahrt, a 2ª etapa na Ronde van Midden-Nederland na Holanda e ainda o ouro no Campeonato Nacional de Contra-relógio sub-23 da Sérvia por Milos Borisavljevic. Entre outros nomes oficialmente divulgados, a equipa suíça garantiu para 2016 a contratação de rostos experientes como o suíço Martin Kohler [ex Drapac e anteriormente corredor da BMC], o austríaco Matthias Krizek [ex Felbermayer e anteriormente Cannondale] e o espanhol David Belda [ex Burgos BH, vencedor de 2 etapas da Volta a Portugal 2014 e vencedor do Tour des Pays de Savoie 2015]. Entre os mais jovens surge o argentino Lucas Gaday [ex Unieuro Wilier Trevigiani e vencedor do Gran Premio della Liberazione 2015], estando a juventude suíça representada por Valentin Baillifard, Dimitri Bussard, Lukas Jaun, Dylan Page, Frank Pasche, Colin Stüssi e Roland Thalmann.

Bruno Pires nunca escondeu a necessidade de busca incessante de motivação, que para si passa não só pelo trabalho de gregário como também pela concretização de resultados pessoais. Como o próprio afirmou numa recente entrevista ao site Velo-Club, essa motivação não foi por si encontrada nos últimos tempos, esperando reencontrá-la na Suíça com a Roth-Skoda, equipa com a qual estará ligado nos próximos 2 anos e onde passará aos mais jovens um legado de experiência e qualidade ciclística.

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.