Avançar para o conteúdo principal

António Carvalho, qualidade internacional

“Um grande corredor, jovem, e que no futuro vai ser um possível vencedor da Volta a Portugal”, assim descreveu Delio Fernández o companheiro luso António Carvalho, um dos rostos mais destacados na Volta deste ano e que se mostrou uma peça fundamental no apoio à vitória de Gustavo Veloso na prova rainha lusitana.

António Carvalho viveu em 2015 a primeira temporada na equipa W52-Quinta da Lixa. Sobrinho de Fernando Carvalho, herdou do tio vencedor da Volta a perícia no pedalar e a qualidade na montanha. O ciclismo sempre fez parte da sua vida. “Costumo dizer que mesmo antes de nascer já estava em contacto com o ciclismo, pois toda a minha família é muito apaixonada por esta modalidade. É raro algum membro nunca ter corrido, só mesmo a minha madrinha e, na geração mais recente, a minha irmã. Ainda eu não tinha 1 ano de idade e o meu tio, Fernando Carvalho, tinha vencido a prova rainha do ciclismo nacional em 1990. Comecei aos 7 anos a realizar as primeiras provas na equipa do meu tio, Escola de Ciclismo Fernando Carvalho, até aos 18 anos. Pelo meio, durante um ano deixei de correr e fui para o futebol. Depois, no meu 2º ano de sub-23 fui para uma equipa espanhola, o Clube de Ciclismo de Lugo, e quando passei ao 3º ano de sub-23 fui para o Mortágua, onde estive três anos, o último deles como elite. De seguida, durante dois anos representei a equipa profissional LA Alumínios-Antarte e agora estou na W52-Quinta da Lixa.”

António Carvalho (© UVP-FPC)

Aos 25 anos, António Carvalho conta já com momentos marcantes na jovem carreira pautada desde cedo por êxitos destacáveis. “Acho que o ponto-chave do meu actual sucesso reside em, felizmente, ter ido parar às mãos do ‘Chefe’ Pedro Silva, ao qual estou e estarei eternamente grato por me ter feito ver o que realmente queria para a minha vida. Na altura, sendo um ciclista que pouco se ouvia falar, fez de mim o que sou hoje. Venci logo a Prova de Abertura de sub-23 e esse foi o meu melhor ano, onde ganhei cinco camisolas secundárias, estive presente no Campeonato da Europa e venci uma etapa da Volta a Portugal do Futuro. Destaco esse ano como o melhor, porque consegui bons resultados desde a Abertura até à última prova.”

“Em relação aos melhores resultados, destaco a camisola da montanha na Volta a Portugal de 2014, a vitória na Volta a Portugal do Futuro e na última etapa da Volta ao Alentejo em 2013”, numa chegada a Santiago do Cacém e frente ao norte-americano Chad Haga, actualmente na Giant-Alpecin, terminando em 10º da geral ganha por Jasper Stuyven, actualmente na Trek. António Carvalho assinala ainda “o 23º lugar no Campeonato do Mundo em 2011 e a vitória em 2015 do Grande Prémio JN”. Nesse Mundial de 2011, o 23º lugar teve sabor especial por ter chegado com o grupo da frente que disputou a vitória agarrada pelo francês Arnaud Démare (FDJ). “Poderia dizer muitos outros resultados, pois alguns, mesmo não tendo ganho, souberam a vitória, como a minha primeira etapa na Volta a Portugal em 2011, onde na chegada a Oliveira do Bairro fiz 3º atrás de Sérgio Ribeiro e de Francesco Gavazzi.”

No seu percurso desenhou resultados importantes como a vitória de uma etapa na Volta a Portugal de Juniores. Em 2012 brilhou no 7º lugar na Volta ao Alentejo, 2º nos Nacionais de fundo ganhos por Manuel Cardoso, 8º no Troféu Joaquim Agostinho e na Volta a Portugal terminou duas etapas no Top 10. Em 2014 terminou a Vuelta a Castilla y León em 9º e foi 15º na Volta a Portugal, onde venceu a montanha. Na presente temporada, conquistou o referido Grande Prémio JN, com o triunfo da primeira etapa e da camisola dos pontos, somando ainda o 6º lugar na Volta a Portugal e o 8º no Grande Prémio do Dão. Contudo, António Carvalho não se mostra totalmente satisfeito.

“Infelizmente, a temporada não correu como planeei. Foi o ano em que mais me apliquei durante o defeso com o objectivo de entrar o melhor possível, para depois manter a forma até Castilla y León, já que tinha feito 9º no ano anterior e estariam muito boas equipas presentes. Mas o joelho não me permitiu e fui obrigado a parar para fazer tratamento (visco-suplementação). Agradeço ao Centro Médico da Praça e ao Dr. Alexandre Brandão pela forma como me receberam e trataram. Depois, foi começar tudo novamente com uns quilos a mais, que não deviam para altura da época onde os objectivos da equipa permaneceram iguais… Grande Prémio JN, Campeonato Nacional e Volta a Portugal. Fui para o JN para dar o melhor de mim, mas principalmente para preparar melhor o Campeonato Nacional. Acabei por vencer, devido ao enorme trabalho de toda a equipa. Sem o apoio deles, jamais seria possível. No último dia, eles estavam mais confiantes do que eu, por isso, esta vitória foi inteiramente deles e não minha.”

“Em relação à Volta a Portugal, foi uma alegria enorme ver todo o trabalho de uma época acabar na vitória do Gustavo Veloso. Foi para isso que todos trabalhámos afincadamente. Durante a Volta fui ganhando confiança e na etapa que estava estipulada para mim, Oliveira de Azeméis, acabo por cair já perto do último km e ficar fora da luta pela vitória. Foi uma sensação inexplicável, um desalento enorme, até as lágrimas acabaram por escorrer pela cara. Ao final do dia, o Veloso veio ao meu quarto oferecer uma camisola amarela, onde escreveu algumas palavras e autografou. São nestes momentos que se vê o que é um líder em vez de um chefe. É uma pessoa espectacular, do melhor que já convivi numa equipa, onde tenho o prazer de aprender diariamente para no futuro poder sonhar com algo mais.”

Precisamente na Volta a Portugal, os companheiros galegos Gustavo Veloso e Delio Fernández assinalaram inúmeras vezes a qualidade e a forte possibilidade do jovem luso vir a vencer a geral num futuro próximo. “Há 3 ou 4 anos atrás, diria que isso era impossível. O ano passado venci a montanha e muitas pessoas disseram-me que podia ter ficado nos cinco primeiros, caso não tivesse o objectivo da montanha. Este ano, aproveitei principalmente para aprender com os melhores para tentar vencer a Grandíssima num futuro próximo. Neste momento sinto que é possível, mas para isso terei que melhorar ainda mais. Principalmente no contra-relógio, ter o cuidado de ir analisar tudo ao pormenor, pois este ano nem fui reconhecer o percurso e no dia acabei por perder alguns segundos devido a isso mesmo. Os erros servem para aprender, além de ter de treinar mais na 'cabra'. O Gustavo e o Delio estavam muito fortes, mas acima de tudo foram sempre grandes pessoas e amigos em cima da bicicleta. Sempre que ajudei, no final agradeciam o trabalho. Até mesmo o Samuel em Fafe, apesar de ter tido problemas mecânicos que o impossibilitaram de vencer. Nas alturas certas são esses pequenos gestos de agradecimento que unem uma equipa e que levam ao sucesso. Nesse aspecto, o Gustavo está de amarelo tal como acabou a Volta, ele é o nº 1.”

Sobre o futuro, António Carvalho tem tudo em aberto para 2016. “Apesar de já ter propostas, uma delas da minha actual equipa W52-Quinta da Lixa, ainda não assinei por nenhuma. Por isso, não posso adiantar qual vou representar no próximo ano.” Já em relação aos objectivos a concretizar no ciclismo, tem dois bem definidos. “Irei trabalhar muito pelo Campeonato Nacional e pela Volta a Portugal. Outros bem mais complicados, ingressar numa equipa estrangeira e poder estar presente numa das grandes Voltas. É um sonho cada vez mais distante, pois a idade vai passando e torna-se cada vez mais complicado. Infelizmente, as equipas estrangeiras não apostam muito no ciclismo português. Precisamos urgentemente de uma equipa de 2º escalão, para poder colocar mais facilmente ciclistas no escalão máximo. Portugal vive dos melhores anos ao ter muitos ciclistas com muito nível e com qualidade para estarem nessas equipas. Custa-me ver ciclistas como o Joaquim Silva, pelos resultados que alcançou na Volta a França do Futuro e Campeonato do Mundo, bem como o Rafael Reis, 4º no Mundial, e mesmo assim estão em Portugal.”

A realidade dos números demonstra esta qualidade lusitana. Mas para além dos números, os ciclistas portugueses revelam uma capacidade incrível de trabalho, dedicação e luta diária por fazer sempre melhor, destacar os seus pontos fortes e mostrar que têm valor acima da média para ingressar no pelotão internacional. Portugal tem hoje um bom número de corredores a correr além-fronteiras, revelando em cada competição o carácter qualitativo e triunfador como podemos verificar na recente Vuelta a España.

António Carvalho é um desses rostos de qualidade internacional, que crescem no pelotão nacional sonhando com uma merecida oportunidade no estrangeiro. A finalizar a entrevista, agradeceu “às empresas que estiveram comigo esta temporada, aos patrocinadores W52-Quinta da Lixa, Cavalinho, CMP e JFSP Oleiros. Muito obrigado a todos os meus antigos e actuais colegas de equipa e treinadores, pois se não fosse com a ajuda deles, hoje não estaria onde estou nem conseguia os resultados que consegui. Agradeço esta entrevista, mas principalmente tudo o que tem feito por esta modalidade. O ciclismo precisa de pessoas com o seu gosto pelo ciclismo.”

Obrigada António Carvalho, pela entrevista e por enriqueceres o pelotão de qualidade.

W52-Quinta da Lixa, vencedora da Volta a Portugal 2015
(© Helena Dias)

Comentários

  1. Mais uma vez parabéns pela entrevista.Como sempre muito bem escrita e sobretudo porque dá a conhecer episódios das várias etapas da carreira dos ciclistas aos quais é dado pouco relevo. Pelo trabalho que faz na divulgação do ciclismo e dos respectivos ciclistas o obrigado de quem gosta da modalidade

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.