Avançar para o conteúdo principal

César Martingil veste amarela na Volta a Portugal do Futuro

À segunda etapa, a camisola amarela da Volta a Portugal do Futuro vestiu-se de valor lusitano pelos pedais de César Martingil (Liberty Seguros-Carglass). Na meta de Oliveira do Hospital, a vitória sorriu ao espanhol Julen Amezqueta (Café Baqué).

De amarela César Martingil (© Volta a Portugal)
A jornada de sexta-feira levou o pelotão a percorrer 135 km entre Alvaiázere e Oliveira do Hospital. Pelo caminho, os 74 corredores superaram três subidas categorizadas, a primeira em São Neutel [3ª cat. km 17,9] após a qual Jacobo Ucha (Caja Rural-Seguros RGA) partiu para a aventura do dia.

Depois de coroar a segunda subida do dia em Alvares [2ª cat. km 67,8], um grupo de 11 corredores juntou-se ao jovem espanhol Jacobo Ucha com os companheiros de equipa Victor Etxeberria, Jonathan Lastra e Josu Zabala, Oscar González (Euskadi-EDP), Evgeny Zateshilov (Lokosphinx), Anatoliy Budyak (ISD Continental Team), Julen Amezqueta, Alvaro Trueba e Txomin Juaristi (Café Baqué) e também a dupla lusa Renato Macedo (Anicolor) e Luís Gomes (Liberty Seguros-Carglass).

Pelo segundo dia na frente de corrida, Luís Gomes tentou deixar a fuga com 105 km pedalados. Em solitário andou 15 km até voltar à presença dos companheiros de aventura, antes da escalada a Santa Ovaia (2ª cat. km 127,4).

Julen Amezqueta coroou a última montanha na frente e, sem mais dificuldades até à meta, a 3 km do final desferiu aquele que seria o ataque para a vitória. O ciclista de 21 anos da equipa espanhola Café Baqué triunfou isolado em Oliveira do Hospital, a 19s do companheiro Alvaro Trueba e de Oscar González (Euskadi-EDP).

César Martingil (Liberty Seguros-Carglass) cruzou a meta em 11º lugar, com vantagem suficiente para assumir a liderança da camisola amarela, tendo o mesmo tempo do 2º na geral Vadim Zhuravlev (Lokosphinx) e a 2s de Rubén Sánchez (Café Baqué). O ciclista luso manteve assim a liderança na juventude. O vencedor do dia Julen Amezqueta subiu ao comando da camisola dos pontos e Anatoliy Budyak (ISD Continental Team) manteve a camisola da montanha. A equipa Café Baqué subiu à liderança por equipas, continuando a Anicolor a ser a primeira classificada entre as formações lusas na 3ª posição.

A terceira etapa servirá uma escalada final de dureza extrema aos jovens da Volta a Portugal do Futuro. Partindo de Viseu irão percorrer 116,5 km até ao alto de S. Macário, 1ª categoria em S. Pedro do Sul.

Em simultâneo com a prova sub-23, começou hoje a 8ª Volta a Portugal de Cadetes. Na primeira jornada dos mais novos, 67 km de Lousã a Oliveira do Hospital, a vitória sorriu a João Costa (CC Barcelos/AFF/Orbea/Onda), com o mesmo tempo de Ricardo Dias (Talho do Povo/Ramalde) e a 3s de Daniel Sebastian (Gandia/Renault Ginestar).

Vitória de Julen Amezqueta na
Volta a Portugal do Futuro (© Volta a Portugal)
Vitória de João Costa na Volta a Portugal de Cadetes
(© João Fonseca / FPC)

Resultados
1º Julen Amezqueta (Esp) Café Baqué 3:42:55
2º Alvaro Trueba (Esp) Café Baqué +19”
3º Oscar González (Esp) Euskadi-EDP +19”
4º Anatoliy Budyak (Ukr) ISD Continental Team) +19”
5º Victor Etxeberria (Esp) Caja Rural-Seguros RGA) +23”
6º Jonathan Lastra (Esp) Caja Rural-Seguros RGA +1:00”
7º Jorge Gomez (Col) Caja Rural-Seguros RGA +1:02”
8º David Ribeiro (Por) Liberty Seguros-Carglass +1:02”
9º Luís Gomes (Por) Liberty Seguros-Carglass +1:02”
10º Júlio Gonçalves (Por) Anicolor +1:05”

CG
1º César Martingil (Por) Liberty Seguros-Carglass 7:14:20
2º Vadim Zhuravlev (Rus) Lokosphinx m.t.
3º Rubén Sánchez (Esp) Café Baqué +2”
4º Alvaro Trueba (Esp) Café Baqué +2”
5º Anatoliy Budyak (Ukr) ISD Continental Team +2”
6º Julen Amezqueta (Esp) Café Baqué +3”
7º Victor Etxeberria (Esp) Caja Rural-Seguros RGA +6”
8º Jonathan Lastra (Esp) Caja Rural-Seguros RGA +43”
9º Luís Gomes (Por) Liberty Seguros-Carglass +45”
10º Ricon Irisarri (Esp) Euskadi-EDP +1:11"
Resultados completos aqui

______
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.