Avançar para o conteúdo principal

Grande Prémio JN: W52-Quinta da Lixa abraça vitória sublime

A 25ª edição do Grande Prémio Jornal de Notícias teve como grande vencedor António Carvalho (W52-Quinta da Lixa), uma vitória fruto da exibição de qualidade e força da equipa. A amarela conquistada sábado com primazia foi defendida este domingo até ao cruzar final da meta instalada na Avenida 25 de Abril, e não na apoteótica Avenida dos Aliados como era tradição em pleno Porto.

Neste regresso do Grande Prémio JN à estrada, o pelotão fez frente a três jornadas num total de 284,7 km. No meio está a virtude e, assim sendo, na primeira etapa após o prólogo António Carvalho conseguiu uma importante vitória que iria ditar o triunfo final desta edição.

Dada a curta distância de 1,24 km do contra-relógio inicial, o dia inaugural não produziu distâncias significativas a marcar a geral. Pedro Paulinho (LA Alumínios-Antarte) triunfou em Viana do Castelo, deixando a 1 e 2 segundos Diego Rubio (Efapel) e Daniel Mestre (Team Tavira). António Carvalho acabou o esforço individual na 21ª posição, mas somente a 5 segundos da amarela, nada que a montanha do dia seguinte não pudesse desfazer no asfalto.

A primeira etapa viveu-se ao longo de 164 km entre Ovar e Braga, cenário dos Campeonatos Nacionais Elite/Sub-23 deste ano e a disputar no próximo fim-de-semana. Nesta dura jornada, após um sobe e desce constante, o pelotão tinha no final duas escaladas de 2ª categoria, a última das quais a coincidir com a meta no Sameiro. No alto, António Carvalho fez a diferença nos 100 metros finais golpeando os pedais com uma força incapaz de ser batida pelos mais directos adversários Bruno Silva (LA Alumínios-Antarte), Jóni Brandão e Diego Rubio (Efapel). Como fez questão de frisar, esta vitória teve uma construção sublime dos companheiros da W52-Quinta da Lixa, evidenciando a presença atenta de Rui Vinhas e Samuel Caldeira nas fugas ao longo da etapa, Luís Fernandes a anular os cortes que se produziam no pelotão, os ataques de Hélder Oliveira e Raúl Alarcón, o trabalho incondicional de Ángel Sánchez no apoio à sua colocação e ida ao carro buscar abastecimento, culminando no aumentar de ritmo por parte de Joaquim Silva nos derradeiros 2 quilómetros até cerca de 500m da linha de todas as decisões, na qual António Carvalho imperou para a liderança da amarela, assinalando: “A minha vitória foi fruto de todo o trabalho de equipa. O ciclismo é todo um trabalho de equipa, por isso, esta camisola é de todos vocês. Obrigado por tudo, foram fantásticos”. 

Abraço emotivo de António Carvalho e Joaquim Silva
no final da 1ª etapa (foto Pedro Vidinha)
Partindo para a última etapa com menos de 10 segundos de vantagem na geral, António Carvalho conseguiu superar na 5ª posição a derradeira jornada de 119,5 km, entre Lordelo e Porto, com o mesmo tempo do vencedor João Benta (Louletano-Ray Just Energy) e da dupla seguinte na meta, Diego Rubio e Domingos Gonçalves (Efapel). Com esta vitória, a W52-Quinta da Lixa soma já cinco triunfos nesta temporada, além de dez camisolas secundárias e uma vitória por equipas.

António Carvalho juntou à amarela o triunfo por pontos e a geral completou-se com Diego Rubio (Efapel) no 2º lugar e Bruno Silva (LA Alumínios-Antarte) a fechar o pódio. A camisola da montanha ficou nas mãos de Hernâni Brôco (LA Alumínios-Antarte), as metas volantes em Jaime Vergara (Rimo-Construcciones Paulino-Oviedo.es) e a Efapel triunfou no colectivo.

Entre os mais jovens promissores do pelotão, Rui Carvalho (Anicolor) brilhou no primeiro lugar dos Sub-23, após destronar da liderança Tiago Ferreira (Moreira Congelados-Feira-KTM) no final do segundo dia, que finalizou em 4º desta classificação precedido por Paulo Silva (Liberty Seguros-Carglass) em 2º e Júlio Gonçalves (Anicolor) a fechar o pódio da juventude. 

António Carvalho conquista Grande Prémio Jornal de Notícias
(foto UVP-FPC)
Geral Grande Prémio JN
1º António Carvalho (Por) W52-Quinta da Lixa 7:05:17
2º Diego Rubio (Esp) Efapel +3”
3º Bruno Silva (Por) LA Alumínios-Antarte +3”
4º Jóni Brandão (Por) Efapel +6”
5º João Benta (Por) Louletano-Ray Just Energy +8”
6º César Fonte (Por) Rádio Popular-Boavista +18”
7º Arkaitz Durán (Esp) Efapel +20”
8º Domingos Gonçalves (Por) Efapel +22”
9º Rui Carvalho (Por) Anicolor +29”
10º Sandro Pinto (Por) Louletano-Ray Just Energy +32”
Resultados completos aqui

Geral Juventude
1º Rui Carvalho (Por) Anicolor
2º Paulo Silva (Por) Liberty Seguros-Carglass
3º Júlio Gonçalves (Por) Anicolor
4º Tiago Ferreira (Por) Moreira Congelados-Feira-KTM
5º Fábio Oliveira (Por) Moreira Congelados-Feira-KTM
6º Hugo Brito (Por) Maia-Ribeiro’s Bike Shop
7º Hugo Nunes (Por) Maia-Ribeiro’s Bike Shop
8º Ricardo Teixeira (Por) Moreira Congelados-Feira-KTM
9º João Maio (Por) Anicolor
10º José Fernandes (Por) Anicolor
______
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Tour de France 2015: percurso e lusos da 102ª edição

A prova rainha do ciclismo mundial está a chegar. O 102º Tour de France estará entre nós de 4 a 26 de Julho, naquela que promete ser uma das edições mais emocionantes dos últimos anos. A razão prende-se com o luxuoso pelotão que irá percorrer 3360 quilómetros de Utrecht a Paris, onde nos magníficos Champs-Élysées se conhecerá o vencedor de 2015. Alberto Contador (TCS), Chris Froome (SKY), Nairo Quintana (MOV) e Vincenzo Nibali (AST) são os máximos favoritos ao maillot jaune , mas as surpresas sempre sucedem no decorrer de uma grande volta e esta, provavelmente, não será excepção na luta pelo pódio. Maior é a expectativa pelo desafio que o campeão espanhol e recente vencedor do Giro d’Itália traz nos pedais. Contador quer alcançar a dupla vitória Giro-Tour no mesmo ano , nesta que transparece ser uma edição de dureza extrema e de escaladas colossais nas duas últimas semanas. Na luta pelos lugares cimeiros da geral, há que ter em conta os nomes de Rui Costa (LAM) , Joaquim ‘Purito’ Ro