Avançar para o conteúdo principal

Et5 Tour of the Gila: Rob Britton conquista Gila

A batalha final de Gila Monster Road Race deu uma reviravolta na geral do Tour of the Gila com uma dupla vitória canadiana. Michael Woods ofereceu o terceiro triunfo desta 29ª edição à Optum p/b Kelly Benefit Strategies e o conterrâneo Rob Britton conquistou a geral para a Team SmartStop.

A quinta e última etapa do Tour of the Gila apresentou-se como decisiva e a mais dura das jornadas. Gila Monster Road Race serviu ao pelotão 161,9 km e cinco escaladas, uma de 1ª categoria e duas de 2ª e 3ª, coincidindo a última com a meta em Pinos Altos. O colombiano Rafael Montiel (Orgullo Antioqueño) partia na liderança, alcançada desde o primeiro dia, sabendo da batalha impiedosa que o esperava e tendo como principais adversários Rob Britton (Team SmartStop) a 24s da desejada camisola e Daniel Jaramillo (Jamis-Hagens Berman) a 54s.

O pelotão fez frente à dureza da jornada, desenhada ao longo das cinco escaladas: 3ª categoria (km 22,4 a 2069m), 2ª categoria de Anderson Vista (km 88,4 a 2283m), 1ª categoria de Anderson Vista (km 121,2 a 2283m), 2ª categoria de Wild Horse Mesa (km 138,9 a 2277m) e a 3ª categoria na meta em Pinos Altos (a 2120m).

O momento crucial, que marcou a viragem na história da conquista de Gila, chegou a 20 km do final. Com o pelotão destroçado pelas escaladas e sucessivos ataques, ficou na frente um grupo de oito onde figurava Chris Horner (Airgas Safeway), o vencedor da Vuelta a España 2013 e do Tour of California 2011, que em Gila ocupava o 16º lugar geral, o líder da montanha Cristhian Montoya (Orgullo Antioqueño) a par do seu líder Rafael Montiel, os mais directos rivais Rob Britton e Daniel Jaramillo, além de Michael Woods.

À falta de 10 km, Britton e Woods desferiram um ataque, unindo esforços até ao cume de Pinos Altos. No culminar de tão arrebatadora etapa, Michael Woods cruzou vitoriosamente a meta, somando o segundo triunfo da temporada que começou brilhante com a vitória em Março da Clássica Internacional de Loulé em Portugal.

Ao cruzar a meta com tamanha vantagem sobre Montiel, que perdeu mais de 3 minutos, Rob Britton assegurou aos 30 anos a vitória do Tour of the Gila. Daniel Jaramillo (Jamis-Hagens Berman) terminou em 2º da geral e Gavin Mannion (Jelly Belly p/b Maxxis)  em 3º a fechar o pódio.

O que fica desta 29ª edição? A majestosa vitória de Rafael Montiel no primeiro dia em Mogollon e a luta diária por manter a liderança, que acabou por perder no cair do pano em Gila, finalizando em 12º geral. As três vitórias da Optum p/b Kelly Benefit Strategies, através do sprint de Eric Young em Fort Bayard, do contra-relógio de Tom Zirbel em Tyrone e a fechar em Pinos Altos o triunfo de Michael Woods. O sprint em Silver City que viu Lucas Haedo (Jamis-Hagens Berman) sorrir na meta e o não baixar os braços de Rob Britton (Team SmartStop) na conquista do Tour of the Gila.
 
Rob Britton conquista Gila
(foto @TeamSmartStop)
Resultados Et5
1 Michael Woods (Can) Optum p/b Kelly Benefit Strategies 4:09:58
2 Daniel Jaramillo (Col) Jamis-Hagens Berman m.t.
3 Robinson Chalapud (Col) Orgullo Antioqueño m.t.
4 Chris Horner (USA) Airgas Safeway Cycling m.t.
5 Adam De Vos (Can) H&R Block Pro Cycling m.t.
6 Emerson Oronte (USA) Altovelo-Seasucker m.t.
7 Rob Britton (Can) Team SmartStop m.t.
8 Janez Brajkovic (Slo) UnitedHealthcare +5”
9 Frayre Eder (Mex) IRT Racing +6”
10 Jonathan Hornbeck (USA) Hincapie Racing Team +6”
53 Rúben Guerreiro (Por) Axeon Cycling Team +13:37"

Geral Final
1 Rob Britton (Can) Team SmartStop 12:56:25
2 Daniel Jaramillo (Col) Jamis-Hagens Berman +24”
3 Gavin Mannion (USA) Jelly Belly p/b Maxxis +56”
4 Michael Woods (Can) Optum p/b Kelly Benefit Strategies +1:05”
5 Janez Brajkovic (Slo) UnitedHealthcare +1:14”
6 Robinson Chalapud (Col) Orgullo Antioqueño +1:20”
7 Adam De Vos (Can) H&R Block Pro Cycling +1:20”
8 Tao Geoghegan Hart (GBr) Axeon Cycling Team +1:31”
9 Chris Horner (USA) Airgas Safeway +1:39”
10 Emerson Oronte (USA) Altovelo-Seasucker +1:39"
50 Rúben Guerreiro (Por) Axeon Cycling Team +19:34"
Resultados completos aqui
______
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.