Avançar para o conteúdo principal

Triunfo de Jordi Simon no 1º dia do Troféu Alpendre

O espanhol Jordi Simon (Team Ecuador) triunfou na primeira etapa do 25º Troféu Alpendre Internacional do Guadiana. O corredor de 24 anos viveu a jornada inaugural em fuga e ao final vestiu a amarela, partilhando o pódio com o companheiro luso da aventura Hernâni Brôco (LA Alumínios-Antarte) e o canadiano Ryan Anderson (Optum p/b Kelly Benefit Strategies).

As estradas algarvias receberam este sábado a terceira prova do programa Cyclin’Portugal. O pelotão de 156 corredores partiu para a jornada de 155,6 km com partida junto ao Restaurante Alpendre e chegada a Vila Nova de Cacela.

Aos primeiros quilómetros um duo tomou a frente da corrida, composto pelo português Hernâni Brôco (LA Alumínios-Antarte) e o espanhol Jordi Simon (Team Ecuador), disputando entre si as metas intermédias. Brôco pontuou em primeiro as metas volantes de Santa Margarida (km 51) e Restaurante Alpendre (km 64,3). Simon coroou as 3ªs categorias de Cerro do Enho (km 88) e Alta Mora (km 95,2).

A dupla entendeu-se na perfeição e com as dificuldades ultrapassadas contavam com cerca de 9m de vantagem. No pelotão ainda saltaram alguns corredores em busca da frente da corrida como Garikoitz Bravo (Murias Taldea) e Adrian Gjolberg (Team FixIT.No), tentativa esta inglória tal como a que se seguiu por parte de César Fonte (Rádio Popular-Boavista). A impôr o ritmo na perseguição estiveram no comando do pelotão a Team Tavira e a W52-Quinta da Lixa, que chegaram perto mas não conseguiram cumprir o objectivo.

À falta de 1,5 km para o desfecho da jornada, Jordi Simon sentiu o perigo da aproximação do pelotão e seguiu em solitário, só parando após cruzar a linha e conquistar para a Team Ecuador a vitória da primeira jornada do Troféu Alpendre. O companheiro de fuga Hernâni Brôco chegou após 9s e a fechar o pódio Ryan Anderson (Optum p/b Kelly Benefit Strategies) a 16s.

Simon veste a amarela com uma vantagem de 11s sobre Brôco e a 26s de Anderson, comandando também a classificação da montanha e dos pontos. Rui Oliveira (Liberty Seguros/Carglass) lidera a juventude ao finalizar o dia em 10º lugar e Daniel Freitas (Anicolor) destaca-se como o primeiro corredor de equipas de clube a cruzar a meta em 4º e ocupando o 6º lugar da geral. Por equipas comanda a Team Ecuador.

Amanhã disputa-se a 2ª e última etapa do 25º Troféu Alpendre Internacional do Guadiana. O pelotão terá pela frente 163,6 km com partida e chegada a Alcoutim.

 
Daniel Freitas, Jordi Simon e Rui Oliveira [Foto João Fonseca/FPC]
Jordi Simon celebra vitória [Foto João Fonseca/FPC]
Resultados
1º Jordi Simon (Esp) Team Ecuador 3:40:57 (42,254 km/h)
2º Hernâni Brôco (Por) LA Alumínios-Antarte +9”
3º Ryan Anderson (Can) Optum p/b Kelly Benefit Strategies +16”
4º Daniel Freitas (Por) Anicolor +16”
5º Pedro Paulinho (Por) LA Alumínios-Antarte +16”
6º Guillaume Boivin (Can) Optum p/b Kelly Benefit Strategies +16”
7º Jesús Ezquerra (Esp) ActiveJet +16”
8º Rafael Silva (Por) Efapel +16”
9º Samuel Caldeira (Por) W52-Quinta da Lixa +16”
10º Rui Oliveira (Por) Liberty Seguros/Carglass +16”

Geral
1º Jordi Simon (Esp) Team Ecuador 3:40:43
2º Hernâni Brôco (Por) LA Alumínios-Antarte +11”
3º Ryan Anderson (Can) Optum p/b Kelly Benefit Strategies +26”
4º Pedro Paulinho (Por) LA Alumínios-Antarte +29”
5º Samuel Caldeira (Por) W52-Quinta da Lixa +29”
6º Daniel Freitas (Por) Anicolor +30”
7º Guillaume Boivin (Can) Optum p/b Kelly Benefit Strategies +30”
8º Jesús Ezquerra (Esp) ActiveJet +30”
9º Rafael Silva (Por) Efapel +30”
10º Rui Oliveira (Por) Liberty Seguros/Carglass +30”
Classificações completas, aqui

______
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.