Avançar para o conteúdo principal

Cinco conclusões da 41ª Volta ao Algarve

A 41ª edição da Volta ao Algarve passou a voar. Cinco dias de competição ao mais alto nível no sul de Portugal, que não ficaram em nada atrás das melhores batalhas do calendário WorldTour. Grandiosas na estrada e no pódio, a britânica Sky e a belga Etixx-Quick Step rivalizaram no número de etapas ganhas e na conquista da amarela. No final, a Sky saiu a ganhar com Geraint Thomas a sagrar-se o grande vencedor de 2015.
Pódio 41ª Volta ao Algarve: 1º Thomas 2º Kwiatkowski 3º Machado
[Foto João Fonseca]
Sky vs Etixx…
O duelo entre as duas armadas WorldTour animou cada jornada, numa verdadeira competição para ver quem ganhava mais linhas de meta. Nas contas finais, resultou um empate de duas vitórias para cada equipa, triunfando a Sky com Geraint Thomas e Richie Porte na 2ª e 4ª etapas, enquanto a Etixx venceu a 1ª e a 3ª etapas com Gianni Meersman e Tony Martin. A última jornada fugiu a ambas pelo sprint triunfante de André Greipel (Lotto Soudal).

A performance dos lusos…
À excepção da camisola laranja de melhor português em prova para Tiago Machado (KAT), este ano as restantes classificações fugiram aos heróis lusos. Apesar da presença em fugas, ao contrário do ano transacto as equipas continentais não conseguiram agarrar nenhuma camisola. Sendo esta a primeira prova da temporada pedalada pelos ciclistas do pelotão nacional, há que destacar o desempenho de alguns nomes. Filipe Cardoso (Efapel) esteve por duas vezes na disputa pela meta, finalizando duas etapas ao sprint em 10º e 11º lugar, entrando ainda numa fuga. Sérgio Sousa (LA Alumínios-Antarte) tem vindo a elevar o nível competitivo nos últimos anos e nesta Algarvia terminou entre os primeiros no Alto do Malhão, em 14º na etapa rainha, que lhe valeu o 15º lugar na geral final da prova. Ricardo Mestre, no regresso à equipa Tavira, finalizou em 17º da geral. Sobre os internacionais presentes, nota para as posições na geral: 16º José Mendes (Bora-Argon 18), 24º André Cardoso (Cannondale-Garmin), 27º Ricardo Vilela e 56º José Gonçalves (Caja Rural-Seguros RGA).

A força do Malhão…
A famosa montanha da Algarvia permaneceu igual a si mesma. Cativante ao olhar do público, o Malhão voltou a encher-se de gente para ver passar a serpente colorida. Forte a atrair os olhares dos fãs, é também na sua força que se impõe a vitória final da camisola azul. A conquista do Malhão, pela segunda vez na sua carreira, valeu ao australiano Richie Porte (Sky) o título de rei trepador da 41ª Volta ao Algarve.

O valor da juventude…
Em todas as provas há jovens que se destacam. Nesta Algarvia, o italiano de 22 anos Davide Formolo (Cannondale-Garmin) esteve a bom nível pela conquista da camisola branca da juventude, o 14º lugar da geral e a brilhante performance na etapa rainha onde cruzou a linha do Malhão em 7º lugar. Dos 24 jovens que terminaram esta edição há que realçar o 8º desta classificação, o luso Joaquim Silva (W52-Quinta da Lixa), campeão nacional sub-23, que se está a tornar numa importante promessa do ciclismo lusitano.

Curiosidades…
O jovem espanhol Rubén Fernández (Movistar), 9º na geral, dá-se bem com os ares algarvios, finalizando no Top 10 em duas das três participações. Já Hugo Sabido (Louletano-Ray Just Energy) foi o português presente nesta edição com mais Algarvias nas pernas. Precisamente 10 anos após ter conquistado a amarela pela equipa Paredes Rota dos Móveis, o ciclista de 35 anos terminou a sua 13ª Volta ao Algarve em 134º lugar. Quanto ao lanterna vermelha de 2015, este lugar ficou nas pedaladas do jovem Carlos Ribeiro (W52-Quinta da Lixa), que enfrentou com bravura a queda no dia inaugural e finalizou 163º na geral (a 58:51”).

CG Top 20:
1 Geraint Thomas (GBr) Sky 19:46:13
2 Michal Kwiatkowski (Pol) Etixx-Quick Step +27”
3 Tiago Machado (Por) Katusha +1:11”
4 Richie Porte (Aus) Sky +1:14”
5 Luis León Sánchez (Esp) Astana +1:18”
6 Rein Taaramäe (Est) Astana +1:19”
7 Sergei Chernetski (Rus) Katusha +1:32”
8 Alberto Losada (Esp) Katusha +1:55”
9 Rubén Fernández (Esp) Movistar +2:04”
10 Ion Izagirre (Esp) Movistar +2:21”
11 Zdenek Stybar (Cze) Etixx-Quick Step +2:43”
12 Michael Woods (Can) Optum +3:03”
13 Michele Scarponi (Ita) Astana +3:06”
14 Davide Formolo (Ita) Cannondale-Garmin +3:37”
15 Sérgio Sousa (Por) LA Alumínios-Antarte +3:50”
16 José Mendes (Por) Bora-Argon 18 +3:58”
17 Ricardo Mestre (Por) Team Tavira +4:03”
18 Marc Soler (Esp) Movistar +4:22"
19 Valerio Agnoli (Ita) Astana +4:30”
20 Phillip Gaimon (USA) Optum +4:35”

Camisolas:
Amarela / Geral – Geraint Thomas (GBr) Sky
Verde / Pontos – Geraint Thomas (GBr) Sky
Azul / Montanha – Richie Porte (Aus) Sky
Branca / Juventude – Davide Formolo (Ita) Cannondale-Garmin
Laranja / Melhor Português – Tiago Machado (Por) Katusha
Equipa – Katusha (Rus)

______
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.