Avançar para o conteúdo principal

5Quinas/Município de Albufeira, pedais no feminino

Celina Carpinteiro e Orieta Oliveira deram o mote e o sonho tornou-se realidade. A 5Quinas/Município de Albufeira, nova equipa lusa feminina, nasceu para deleite dos fãs das duas rodas. O palco eleito para a apresentação oficial deste aliciante projecto foi a etapa inaugural da 41ª Volta ao Algarve.

A história recente do ciclismo português tem revelado um interesse cada vez maior pelo desenvolvimento da modalidade no feminino. Parco em calendário de Estrada, a maioria das ciclistas lusas abarca quase todas as vertentes, fortalecendo a temporada com provas de BTT, Pista e Ciclocrosse, tornando-as atletas bastante completas e versáteis. O talento existe, o valor está mais do que comprovado, apenas falta a vontade e a coragem de apostar na criação de equipas que possam tornar as corridas mais competitivas, atraindo deste modo os apoios necessários para o incremento do número de provas a fim de construir um calendário de Estrada mais completo.

A 5Quinas/Município de Albufeira é o resultado da vontade, do querer virar a página e mostrar que é possível elevar o ciclismo feminino ao mais alto nível em Portugal. Sob a direcção desportiva de Ludgero Coelho, o leque de valores reunido é constituído por 13 atletas.
5Quinas/Município de Albufeira [Foto Facebook Oficial Equipa]
CADETES:
Raquel Silva (14 anos), principais conquistas: 1º lugar no Encontro Nacional Estrada e BTT, 1º lugar no Troféu da Juventude Festival Bike, campeã regional XCO.
Rafaela Guia (14 anos), principais conquistas: 1º lugar no Encontro Nacional Escolas de Ciclismo.

JÚNIOR:
Natacha Cruz (17 anos), principais conquistas: campeã nacional Triatlo 2012.

ELITES:
Ana Rita Vigário (37 anos), principais conquistas: campeã nacional Cross Country 2010, campeã nacional Rampa 2009, vice-campeã nacional Fundo 2003/04/06, vice-campeã nacional CRI 2002/03/04/05/06/07/12, vice-campeã nacional Ciclocrosse 2010/11/12/13.
Celina Carpinteiro (34 anos), principais conquistas: campeã nacional XCM  2012/13/14, campeã nacional XCO 2012, campeã nacional Fundo 2011/13/14, vice-campeã nacional CRI 2014.
Francielle Crestan (24 anos).
Irina Coelho (33 anos), principais conquistas: 14 títulos de campeã nacional; medalhas de prata e bronze em ginástica, atletismo, triatlo e duatlo, destacando-se BTT e ciclismo de estrada em contra-relógio e fundo.
Liliana Jesus (31 anos).

MASTER:
Ana Gaspar (43 anos).
Filomena Gomes (45 anos).
Lisa Torpes (39 anos), principais conquistas: campeã regional Algarve XCM 2013, vice-campeã nacional Fundo Master 2013, vencedora da Taça de Portugal XCM 2014.
Natália Mendes (44 anos).
Orieta Oliveira (32 anos), principais conquistas: 2º lugar na 1ª Prova Taça de Portugal, 2º lugar na 4ª Prova Taça de Portugal.

______
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.