Avançar para o conteúdo principal

Campeões Lusos de CX 2014/2015

Barcelos deu a conhecer os campeões nacionais de Ciclocrosse 2014/2015. Mário Costa (ASC-Focus Team-Vila do Conde) e Isabel Caetano (Individual) conquistaram o título nacional em elite.

No Campo de Tiro de Fervença foi preparado um circuito exigente onde os atletas dos diversos escalões etários batalharam pela conquista do ouro. A elite masculina teve pela frente 25 km de luta, na qual Mário Costa saiu vencedor ao fim de 59m19s, deixando a 1m09s o até então detentor do título Vítor Santos (Quinta das Arcas-Interdesign-Xarão) e a 1m11s Fábio Ribeiro (Patocycles-Coluer-Casa do Povo de Retorta).

Na elite feminina, a prova disputou-se em 17,5 km com Isabel Caetano a conquistar os nacionais de Ciclocrosse pela quinta vez consecutiva, com um tempo de 59m19s. A 32s ficou Joana Monteiro (ASC-Focus Team-Vila do Conde) e a 5m53s Ana Rita Vigário (BMC-SRAM-Póvoa de Varzim).

Em sub-23, o título nacional foi ganho por José Dias (Seissa-ACR Roriz-Matias e Araújo-Frulact) ao fim de 22,5 km com um tempo de 53m48s, deixando a 1m34s André Moreira (Quinta das Arcas-Interdesign-Xarão) e a 2m07s João Pereira (EC Carlos Carvalho). Em juniores, João Rocha (Rodabike-ACRG-Gondomar) venceu os 17,5 km com o tempo de 42m55s, a 13s de Bruno Silva (Longusbike Team) e a 2m de Miguel Duarte (Seissa-ACR Roriz-Matias e Araújo-Frulact). A prova no feminino, de 12,5 km, abarcou juniores e sub-23, agarrando o ouro Mariana Pedrosa (Individual) ao fim de 41m41s, a 1m02s de Joana Castro (EC Carlos Carvalho) e 8m28s de Ângela Santos (Santa Cruz-Bicicastro).

Na prova de cadetes, a vitória coube a Miguel Sousa (CRC-Garbo-Vegas Cosmetics) com o tempo de 31m58s, a 15s de Nuno Costa (ASC-Focus Team-Vila do Conde) e 44s de Gonçalo Barros (Quinta das Arcas-Interdesign-Xarão). Na vertente feminina, Raquel Queirós (ASC-Focus Team-Vila do Conde) saiu vitoriosa ao final de 29m25s, a 12s de Marta Branco (JoaneBTT-TrilhosBike) e 2m43s de Jéssica Costa (ASC-Focus Team-Vila do Conde).

Nos mais veteranos, Rogério Matos (Rompe Trilhos) venceu em master 30 com 37m17s, a 47s de Hélder Braga (Seissa-ACR Roriz-Matias e Araújo-Frulact) e 51s de Carlos Monteiro (Quinta das Arcas-Interdesign-Xarão). Em master 40, António Sousa (Quinta das Arcas-Interdesign-Xarão) revalidou o título em 37m43s, a 44s de Mário Fernandes (Rodabike-ACRG-Gondomar) e 55s de Paulo Rodrigues (Patocycles-Coluer-Casa do Povo de Retorta). Em master 50 venceu António Silva (ProRebordosa-Garrafeira Gomes) com 33m20s, a 3m03s de Fernando Silva (Rodabike-ACRG-Gondomar) e 3m13s de Joaquim Barbosa (FAC-Famalicense AC). Em femininas, a veterana Ângela Fernandes (Individual) venceu com 31m25s, destronando do título Liliana Lopes (ASC-Focus Team-Vila do Conde) a 1m28s e a 2m03s Raquel Marques (ASC-Focus Team-Vila do Conde).

Resultados completos aqui
______
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.