Avançar para o conteúdo principal

Paulo Silva: “A vertente psicológica neste primeiro ano é determinante”

Paulo Silva (1995) cumpriu de forma positiva o primeiro ano sub-23 na equipa Liberty Seguros/Feira/KTM. Em constante aprendizagem, demonstrou ser uma peça importante no seio da esquadra que alcançou este ano a vitória da Volta a Portugal do Futuro e da Taça de Portugal Sub-23 pelo companheiro Rúben Guerreiro.

O ano chegou ao fim e com ele terminou também a caminhada de Paulo no Sport Ciclismo São João de Ver, não podendo entrar em detalhes sobre a nova equipa. “Não vou continuar no S. João de Ver, mas quanto ao meu futuro prefiro resguardar-me por esta altura. Em devido tempo farei o anúncio das novas cores. Desde já, queria agradecer por estes três anos espectaculares. Foi a melhor equipa onde já estive, onde mais aprendi e consegui uma maior progressão. Só tenho a agradecer por tudo”.

Em 2014 viveu a transição do pelotão júnior para o pelotão sub-23 onde correu com os profissionais, transição essa que “foi difícil. O ritmo e os quilómetros são totalmente diferentes. A vertente psicológica neste primeiro ano é determinante e com trabalho e dedicação tudo se consegue”. Acrescenta, “poder correr com os meus ídolos foi um sonho tornado realidade. Foi um ano onde fiz novas amizades e reforcei laços com atletas que já conhecia”.

Ao partilharem as equipas de clube o calendário de estrada com as equipas continentais, Paulo estreou-se em provas bastante competitivas e de elevado nível. “O que mais gosto são as corridas duras, com constante sobe e desce. As provas dos profissionais são interessantes pelo ritmo forte e constante. As que mais gostei de participar foram as da Taça de Portugal, a Volta a Portugal e o Troféu Joaquim Agostinho”.

No que respeita aos resultados obtidos, afirma estar satisfeito. “No global diria que sim, mas ficamos sempre com a sensação que podíamos ter feito algo mais individualmente. Quanto à equipa foi espectacular. Tínhamos ciclistas muito bons, que demostraram as suas qualidades como ciclistas e como amigos. E claro, nada disso era possível sem o grande treinador Manuel Correia e um grande staff”.

O sonho de se tornar ciclista profissional vai sendo pedalado ao longo destes anos de formação com muito trabalho e o apoio fundamental de algumas pessoas. “Tenho de agradecer a todos que me apoiaram durante este ano difícil. À minha família, equipa e amigos, sem eles não era possível seguir o meu sonho. Também à loja Fullracing pelo apoio dado, à minha massagista Sílvia e colaboradores. Um obrigado também a Tiago Almeida e Tiago Aragão, que me ajudaram a evoluir”, agradece Paulo no término deste primeiro ano sub-23. 


Paulo Silva e David Ribeiro
Paulo Silva e Leonel Coutinho

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Tour de France 2015: percurso e lusos da 102ª edição

A prova rainha do ciclismo mundial está a chegar. O 102º Tour de France estará entre nós de 4 a 26 de Julho, naquela que promete ser uma das edições mais emocionantes dos últimos anos. A razão prende-se com o luxuoso pelotão que irá percorrer 3360 quilómetros de Utrecht a Paris, onde nos magníficos Champs-Élysées se conhecerá o vencedor de 2015. Alberto Contador (TCS), Chris Froome (SKY), Nairo Quintana (MOV) e Vincenzo Nibali (AST) são os máximos favoritos ao maillot jaune , mas as surpresas sempre sucedem no decorrer de uma grande volta e esta, provavelmente, não será excepção na luta pelo pódio. Maior é a expectativa pelo desafio que o campeão espanhol e recente vencedor do Giro d’Itália traz nos pedais. Contador quer alcançar a dupla vitória Giro-Tour no mesmo ano , nesta que transparece ser uma edição de dureza extrema e de escaladas colossais nas duas últimas semanas. Na luta pelos lugares cimeiros da geral, há que ter em conta os nomes de Rui Costa (LAM) , Joaquim ‘Purito’ Ro