Avançar para o conteúdo principal

Formação e futuro do ciclismo em Portugal

Tema bastante recorrente, o futuro do ciclismo em perigo na Península Ibérica pelo desaparecimento das equipas de formação. Apesar da diferente dimensão e consequente potencial do território, Portugal tem superado este problema de forma mais evidente do que Espanha, que viu nos últimos anos várias equipas evaporarem-se da categoria continental, restando duas frente às seis lusitanas. Superando expectativas nacionais e estrangeiras, no recente Campeonato do Mundo em Ponferrada, tal como no anterior em Florença, os jovens lusos mostraram-se nos lugares cimeiros, superando os jovens do país vizinho que tem vindo a esmorecer como uma potência do ciclismo.

Debrucemo-nos sobre o caso português… O país tem actualmente um sem número de escolas de ciclismo, onde os mais novinhos desfrutam da prática da modalidade ao mesmo tempo que começa a nascer aquele bichinho por este desporto. A idade vai avançando e, das primeiras pedaladas dadas nessas escolas, ruma-se aos clubes de ciclismo onde cadetes e juniores começam a sonhar com algo mais do que uma mera tarde bem passada a pedalar, ou seja, a inevitável vontade de procurar a vitória numa linha de meta. Estes clubes, em menor número do que as escolas, são ainda assim em boa escala destacando-se por exemplo Alcobaça CC, Acreditar/AC Malveira, ACD Milharado, CC A. Paio Pires, CC Bairrada, CC Barcelos, CC Tavira, EC Carlos Carvalho, Mato-Cheirinhos, Seissa/ACR Roriz, Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel e Tensai-Santa Marta.



De escalão em escalão chegamos aos sub-23 e o caminho percorrido por estes jovens estreita-se consideravelmente. Aqui, a realidade é mais dura e diferente. Com o passar dos anos, restam na estrada quatro equipas de clube: Anicolor, Clube de Ciclismo José Maria Nicolau, Liberty Seguros/Feira/KTM e Maia-Bicicletas Andrade. Este quarteto ajuda a dar corpo ao pelotão nacional das seis equipas continentais, pelotão esse onde profissionais e amadores correm lado-a-lado, numa luta desigual porém complementar. As equipas de clube agregam em si corredores maioritariamente sub-23, incluindo alguns elites que não encontram casa no meio profissional. Cedo a juventude ganha experiência em correr com ciclistas mais experientes, sofrendo de início o choque de passar do pelotão júnior ao profissional, mas obtendo anos mais tarde a recompensa de já saber como estar nesse mesmo pelotão aquando da oportunidade de entrar no mundo das formações continentais.

Repartindo um calendário comum, raramente os jovens em formação têm a possibilidade de brilhar na meta diante dos profissionais, tendo a Federação Portuguesa de Ciclismo a preocupação de premiar os escalões individualmente, atribuindo um pódio geral e outro aos sub-23 (incluindo também este ano um pódio para os sub-20). Nesta labuta diária de formar simultaneamente o ciclista e o homem, os directores desportivos assumem um papel primordial na vida destes jovens e aqui Joaquim Andrade, José Nicolau, Manuel Correia e Pedro Silva têm desempenhado o seu papel de forma exemplar, contribuindo não só para o crescimento e aprendizagem dos jovens ciclistas bem como para a manutenção e qualidade do pelotão nacional. Nas suas ‘casas’ alimentam a aprendizagem, o respeito pelos companheiros de pelotão, a dedicação para com a equipa, o querer cumprir de objectivos e, acima de tudo, o gosto pelas duas rodas e pelo desfrutar de cada pedalada.

Na evolução de um ciclista, o tempo não pára e a natural progressão leva-os a sonhar com a entrada numa equipa profissional. Para além dos ciclistas já existentes em cada esquadra e de alguns estrangeiros naturalmente incorporados nas mesmas, somando ainda o factor de dificuldade para um jovem rumar a uma oportunidade no estrangeiro, mostram-se escassas as vagas no actual sexteto continental composto por Banco BIC-Carmim, Efapel-Glassdrive, LA Alumínios-Antarte, Louletano-Dunas Douradas, OFM-Quinta da Lixa e Rádio Popular-Boavista. Esta escassez de lugares leva Portugal a perder, ano após ano, rostos com potencial demonstrado na estrada e não falamos apenas de destacados vencedores mas também de ciclistas de trabalho, que enriquecem o pelotão e são essenciais a uma equipa que se quer vitoriosa.

Joaquim Silva, Carlos Ribeiro, Gaspar Gonçalves, Nelson Silva, César Martingil, Nuno Ferreira, David Rodrigues, David Ribeiro, Paulo Silva, Leonel Coutinho, Rúben Guerreiro, Samuel Magalhães, Renato Avelar, André Bessa, Pedro Seabra, Luís Gomes, Nuno Meireles, Amaro Antunes, Rafael Reis, Hélder Ferreira, Rafael Silva, André Mourato, Daniel Freitas, Pedro Paulinho, Victor Valinho, Fábio Mansilhas, Frederico Figueiredo, Nuno Bico e Ricardo Vale. Entre outros jovens com idade até aos 24 anos, estes nomes incorporam o pelotão nacional e reflectem no seu demonstrado talento a importância de criar condições para dar continuidade à boa formação praticada em Portugal, que prima por uma qualidade acima da média chegando a surpreender olhares internacionais. E na linha de dar consistência ao futuro do ciclismo nacional, mostra-se cada vez mais primordial não minorar a importância de uma quantitativa e qualitativa divulgação das corridas lusas bem como da trajectória dos atletas com vista a aumentar o interesse estrangeiro pelo ciclismo e ciclista português. 


(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

  1. Mais uma vez um trabalho feito com gosto carinho seriedade e estudo.E penso que pena andares à procura de emprego.Será que neste País não há lugar para o esforço e para o mérito? Mais uma vez parabéns.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelas palavras e pelo acompanhamento do meu trabalho! Os ciclistas merecem todo o meu empenho, nos textos tento reflectir esse aspecto e também mostrar o potencial do ciclismo português.

      Eliminar

Enviar um comentário

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.