Avançar para o conteúdo principal

Edgar Pinto: “Ir para o estrangeiro é o meu grande objectivo”

A um mês de cair o pano na temporada de estrada, Edgar Pinto (LA Alumínios-Antarte) é o vencedor antecipado do Ranking Ciclista do Ano 2014, uma classificação elaborada pela Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais a fim de premiar o corredor mais regular ao longo do ano nas provas do calendário nacional.

Entre outros resultados, desde o início da temporada Edgar Pinto protagonizou actuações destacáveis nas principais provas, levando-o a terminar sempre nos lugares cimeiros da geral: 10º na Volta ao Algarve, 4º na Volta ao Alentejo, 3º no Troféu Joaquim Agostinho e 5º na Volta a Portugal, somando ainda a vitória de uma etapa nestas duas últimas corridas.

Edgar Pinto (Foto Helena Dias)

Como te sentes ao ser o grande vencedor do Ranking Nacional?
Sinto-me realizado! É o resultado de um ano de regularidade e grande dedicação, em que pontuei nas principais corridas do nosso calendário.

Esta não foi uma temporada fácil, novamente marcada por quedas. Que balanço fazes do ano?
Nenhuma temporada é fácil, as quedas dificultam em muito o nosso estado de forma. No entanto, apesar das quedas penso que o balanço foi bastante positivo.

Certamente, o momento mais feliz da temporada foi a vitória da etapa com chegada a Mondim de Basto na Volta. Que outro momento destacas?
Destaco a Volta ao Algarve e o Troféu Joaquim Agostinho, onde obtive a minha primeira vitória da época.

Tens evoluído de forma extraordinária na LA Alumínios-Antarte, sendo nos últimos anos um dos favoritos à vitória da grande prova do calendário nacional. Contudo, essa vitória tem fugido muito em consequência das quedas que te têm afastado da amarela da Volta. Sentes que a sorte não te tem acompanhado?
Sim, fui para a Volta a Portugal para discutir o pódio. Sentia-me bem fisicamente e moralizado para o fazer, mas ao longo dos dias com as sucessivas quedas o objetivo foi ficando cada vez mais difícil.

Com o final da temporada, a pergunta impõe-se. A tua longa ligação com a equipa de Paredes é para continuar em 2015 ou gostarias de viver uma experiência no estrangeiro?
Quanto a isso ainda é um pouco cedo, visto que a época ainda não terminou. Ir para o estrangeiro é o meu grande objectivo, mas torna-se cada vez mais difícil.

______
Entrevista por Helena Dias / APCP
Ranking APCP completo aqui
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.