Avançar para o conteúdo principal

Et2 VaPF: Vitória de Carlos Ribeiro

Samuel Magalhães (Liberty Seguros/Feira/KTM) segurou por 3 segundos a liderança da Volta a Portugal do Futuro. A Anicolor ameaçou ontem com Rui Rodrigues e hoje chegou à vitória da 2ª etapa com Carlos Ribeiro.

O ciclismo português é conhecido pelo ritmo imposto pelo pelotão e também pelas fugas sucessivas que habitualmente marcam as jornadas. Este dia não fugiu à regra. Nos 133,1 km percorridos de Santa Maria da Feira a Arouca, as escapadas foram inúmeras com o protagonista da vitória, Carlos Ribeiro, a somar quilómetros nas tentativas de fuga, sempre espreitando uma oportunidade para alcançar o sucesso.

A oportunidade surgiu após as três 3ªs categorias superadas. Com 30 km por pedalar e uma escalada de 4ª categoria por coroar, Carlos Ribeiro rumou à aventura que o levaria a sorrir na meta. Acompanhado pelo argentino Julian Barrientos (Café Baqué-Conservas Campos), o duo viu chegar à sua companhia os companheiros de equipa Gaspar Gonçalves (ANI) e Alvaro Trueba (CAF) após a passagem pelo último alto.

Restavam menos de 10 km para o desenlace e o quarteto manteve-se unido até aos metros finais. Com 1 segundo sobre Julian Barrientos e Gaspar Gonçalves, a vitória pertenceu a Carlos Ribeiro, que somou também a liderança da camisola dos pontos e a ascensão ao 2º lugar da geral.

A Anicolor subiu ao comando no colectivo, a camisola azul da montanha passou para Alexey Rybalkin (Lokosphinx) e a branca da juventude para Julien Barrientos, 3º da geral.
  
Vitória de Carlos Ribeiro (Foto Podium)
As coloridas camisolas  (Foto Podium)

Resultados Et2
1 Carlos Ribeiro (Por) Anicolor 3:30:14
2 Julian Barrientos (Arg) Café Baqué-Conservas Campos +1”
3 Gaspar Gonçalves (Por) Anicolor +1”
4 Alvaro Trueba (Esp) Café Baqué-Conservas Campos +3”
5 Peio Goikoetxea (Esp) Café Baqué-Conservas Campos +19”
6 César Martingil (Por) CC José Maria Nicolau +19”
7 Kirill Sveshminov (Rus) Lokosphinx +19”
8 Jesus Rubio (Esp) Caja Rural-Seguros RGA +19”
9 Antonio Angulo (Esp) Café Baqué-Conservas Campos +19”
10 Rúben Guerreiro (Por) Liberty Seguros/Feira/KTM +19”

Geral
1 Samuel Magalhães (Por) Liberty Seguros/Feira/KTM 7:09:23
2 Carlos Ribeiro (Por) Anicolor +3”
3 Julian Barrientos (Arg) Café Baqué-Conservas Campos +4”
4 Gaspar Gonçalves (Por) Anicolor +4”
5 Alvaro Trueba (Esp) Café Baqué-Conservas Campos +6”
6 Peio Goikoetxea (Esp) Café Baqué-Conservas Campos +22”
7 César Martingil (Por) CC José Maria Nicolau +22”
8 Rui Rodrigues (Por) Anicolor +22”
9 Antonio Angulo (Esp) Café Baqué-Conservas Campos +22”
10 Rúben Guerreiro (Por) Liberty Seguros/Feira/KTM +22”

Resultados completos aqui
Etapa 1 - Samuel Magalhães, o triunfo da pista ao asfalto
Apresentação Volta a Portugal do Futuro
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.