Avançar para o conteúdo principal

GP Abimota: vitória da OFM e o regresso de Gamito e Marque

A OFM-Quinta da Lixa venceu o prólogo do 35º GP Abimota. A formação de Sobrado pedalou os 4 km do contra-relógio por equipas a 39,560 km/h num tempo de 6m04s, superando em 1s a Efapel-Glassdrive e em 7s a LA Alumínios-Antarte.

A vitória no esforço colectivo garantiu à OFM-Quinta da Lixa a liderança da camisola amarela com Arkaitz Durán, o primeiro a cruzar a linha de meta instalada na Avenida de Espanha, junto ao Forte da Figueira da Foz. Seguiram-se os companheiros de equipa Mário Costa em 2º e Gustavo Veloso em 3º, que ocupam as mesmas posições na geral.

Entre as equipas de clube lusas, a Anicolor finalizou no 7º lugar a 14s, seguida da Liberty Seguros/Feira/KTM em 9º e da Maia-Bicicletas Andrade em 10º, ambas a 22s. No entanto, a liderança da juventude pertence a Ricardo Vale Ferreira, da equipa continental Rádio Popular-Boavista, por ter sido o primeiro sub-23 a finalizar a curta jornada, seguindo-se os jovens da Anicolor em 2º Rui Rodrigues e em 3º Carlos Ribeiro.

No regresso à competição, o vencedor da Volta a Portugal de 2013, Alejandro Marque voltou a sentir o gosto de pedalar em território luso com a formação galega Supermercados Froiz. A equipa finalizou em 8º lugar, a 17s da vencedora e ex-casa de Marque. O galego partirá amanhã na 23ª posição da geral.

Também no centro das atenções, o vencedor da Volta a Portugal de 2000, Vítor Gamito viveu aos 44 anos o primeiro dia de competição de estrada ao fim de 10 anos retirado, devido na altura a ser-lhe detectado um bloqueio aurículo-ventricular de 3º grau, sentenciando o fim precoce da carreira de ciclista profissional. Hoje, ao serviço da LA Alumínios-Antarte, Gamito cumpriu este seu regresso com a equipa 3ª classificada, partindo amanhã no 66º lugar da geral, a 39s do camisola amarela.

Longe das três etapas de mais de 100 km com início em Espanha nas últimas edições, o 35º GP Abimota vive-se por completo em território português. Após o contra-relógio, será a vez da única etapa em linha a ligar a Figueira da Foz a Águeda num total de 175 km, no final dos quais se irá encontrar o sucessor de Jorge Montenegro (Louletano-Dunas Douradas), vencedor da edição anterior [após ser retirada a vitória do então companheiro de equipa Sérgio Ribeiro, devido à suspensão na sequência de irregularidades no passaporte biológico]. O pelotão terá à sua espera muita montanha, mais precisamente três escaladas de 3ª categoria no Buçaco, Moinho do Pisco e Freimoninho, além da dura 2ª categoria no Caramulo.

Resultados
1 OFM-Quinta da Lixa 6:04
2 Efapel-Glassdrive +1”
3 LA Alumínios-Antarte +7”
4 Louletano-Dunas Douradas +8”
5 Banco BIC-Carmim +10”
6 Rádio Popular-Boavista +14”
7 Anicolor +14”
8 Supermercardos Froiz +17”
9 Liberty Seguros/Feira/KTM +22”
10 Maia-Bicicletas Andrade +22”
11 CC José Maria Nicolau +23”
12 CC Padrones +26”
13 CC Spol +33”
14 EC Magro +35”

Geral
1 Arkaitz Durán (Esp) OFM-Quinta da Lixa 6:04
2 Mário Costa (Por) OFM-Quinta da Lixa m.t.
3 Gustavo Veloso (Esp) OFM-Quinta da Lixa m.t.
4 Victor De La Parte (Esp) Efapel-Glassdrive +1"
5 Diego Rubio (Esp) Efapel-Glassdrive +1"
6 Filipe Cardoso (Por) Efapel-Glassdrive +1”
7 Garikoitz Bravo (Esp) Efapel-Glassdrive +1”
8 André Mourato (Por) LA Alumínios-Antarte +7”
9 Pedro Paulinho (Por) LA Alumínios-Antarte +7”
10 Daniel Freitas (Por) LA Alumínios-Antarte +7”

Resultados completos aqui
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Tour de France 2015: percurso e lusos da 102ª edição

A prova rainha do ciclismo mundial está a chegar. O 102º Tour de France estará entre nós de 4 a 26 de Julho, naquela que promete ser uma das edições mais emocionantes dos últimos anos. A razão prende-se com o luxuoso pelotão que irá percorrer 3360 quilómetros de Utrecht a Paris, onde nos magníficos Champs-Élysées se conhecerá o vencedor de 2015. Alberto Contador (TCS), Chris Froome (SKY), Nairo Quintana (MOV) e Vincenzo Nibali (AST) são os máximos favoritos ao maillot jaune , mas as surpresas sempre sucedem no decorrer de uma grande volta e esta, provavelmente, não será excepção na luta pelo pódio. Maior é a expectativa pelo desafio que o campeão espanhol e recente vencedor do Giro d’Itália traz nos pedais. Contador quer alcançar a dupla vitória Giro-Tour no mesmo ano , nesta que transparece ser uma edição de dureza extrema e de escaladas colossais nas duas últimas semanas. Na luta pelos lugares cimeiros da geral, há que ter em conta os nomes de Rui Costa (LAM) , Joaquim ‘Purito’ Ro