Avançar para o conteúdo principal

Giro d’Itália: os primeiros dias na Irlanda

A Irlanda do Norte engalanou-se de rosa para os três dias iniciais do 97º Giro d’Itália, onde Marcel Kittel (GIA) e Michael Matthews (OGE) foram os grandes protagonistas. Belfast recebeu as duas primeiras jornadas e a terceira pedalou-se entre Armagh e Dublin. O alemão Kittel sprintou para duas impressionantes vitórias, o australiano Matthews (OGE) assumiu a liderança da maglia rosa no segundo dia, recebendo-a do seu companheiro canadiano Svein Tuft, líder na jornada inaugural.
 
Michael Matthews (Foto www.gazzetta.it/Giroditalia/2014/it)

Os ‘escarabajos’ da equipa Colombia deram o tiro de partida no contra-relógio colectivo do dia inaugural. A chuva apareceu e acompanhou várias equipas no decorrer dos 21,7 km, onde a Orica-GreenEdge foi a mais forte entre as 22 armadas com um tempo de 24m42s. A Omega Pharma-Quick Step esteve a 5s do triunfo e a BMC, do favorito Cadel Evans, gastou apenas mais 7s numa demonstração de força logo à partida.

O sonho rosa começou bem para a equipa australiana e Svein Tuft, primeiro maglia rosa no dia do seu 37º aniversário. Mas se para uns o sonho começou em pleno, para outros foi um verdadeiro pesadelo. A Garmin-Sharp viu quatro dos corredores sentirem a dor do asfalto, não só no corpo como na alma da equipa… a correr em casa, o irlandês Daniel Martin, que sonhava com a batalha pela geral, disse adeus ao Giro com fractura de clavícula, bem como o companheiro Koldo Fernández. Apesar do infortúnio da queda, Nathan Haas e André Cardoso não sofreram consequências de maior, continuando numa batalha que se tornou ainda mais dura psicologicamente, agora focados em Ryder Hesjedal como líder e também na busca por vitórias em etapas.

A segunda etapa viveu-se quase na sua totalidade junto à costa, novamente tendo por companhia a tão pouco querida chuva. Sem grande história ao longo dos 219 km de jornada, um quarteto esteve em fuga até bem perto do final -Tjallingii (BEL), Romero (COL), Armée (LTB) e Fedi (NRI)-, proporcionando alguma animação na  luta pelas duas metas de montanha, onde Tjallingii agarrou a primeira maglia azzurra. Por sua vez, a Orica-GreenEdge juntamente com a Giant-Shimano e, finalmente, a Cannondale derreteram a vantagem da aventura, que animou um pouco mais a etapa com os derradeiros ataques dos fugitivos à falta de 8 km para o final. Novamente, o corredor da Belkin foi protagonista sendo o último alcançado a 3 km da meta. Sem surpresa, após uma apertada curva a 300m da linha final, o máximo favorito Marcel Kittel (GIA) sprintou para a vitória da etapa, frente a Nacer Bouhanni (FDJ) e Giacomo Nizzolo (TFR), alcançando assim a vitória de etapa que lhe faltava no palmarés das três grandes voltas.

Na terceira e última etapa vivida na Irlanda, entre Armagh e Dublin, o holandês Tjallingii (BEL) não perdeu tempo e rumou à fuga da jornada de 187 km para defender a liderança da maglia azzurra, conseguindo-o acompanhado na aventura por Godoy (AND), Rubiano (COL), Cecchinel (NRI) e Dockx (LTB). Uma vez mais, o pelotão trabalhou para uma chegada ao sprint e a fuga terminou a 7 km da linha de meta. Na capital irlandesa, a multidão de Tifosi aplaudiu o aniversariante do dia, Marcel Kittel (GIA), dono de um ‘sprintazo’ de deixar qualquer um de boca aberta… Kittel fez uma recuperação incomparável nos últimos metros, passando toda a concorrência, vindo pela direita dos adversários até ao cruzar vitorioso da linha de meta, deixando atrás de si Ben Swift (SKY) e Elia Viviani (CAN).

O Giro despediu-se da Irlanda com Michael Matthews (OGE) de maglia rosa e os primeiros 427,7 km pedalados entre muita chuva e algumas quedas, contudo uma aposta ganha por parte do organizador RCS Sport em levar a ‘Corsa Rosa’ até à ilha irlandesa, onde foi sempre recebido com enchentes de Tifosi ao longo das três etapas. Esta segunda-feira, dia de descanso, o pelotão ruma a Itália para travar a batalha dos restantes 3017,7 km.

Olhando às posições de alguns favoritos à geral, Cadel Evans (BMC) ocupa o 14º lugar (+21”), Nairo Quintana (MOV) o 59º lugar (+1:09”) e Joaquim ‘Purito’ Rodríguez (KAT) o 116º lugar (+1:47”). Tudo em aberto para a verdadeira dureza que espera o pelotão nas etapas montanhosas do 97º Giro, para as quais o português André Cardoso (GRS) parte ocupando a 185ª posição da geral (+6:11”).

CG após 3ª etapa [by Helena Dias]

(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.