Avançar para o conteúdo principal

Entrevista a Luís Fernandes, líder em Abril do Ranking Equipier (APCP)

Luís Fernandes (by Zé Paulo/Momento Certo Fotografia)

Desde o começo da presente temporada, Luís Fernandes tem ocupado o 1º lugar do Ranking Equipier do Ano, promovido pela APCP – Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais. Aos 26 anos, o corredor luso da OFM-Quinta da Lixa demonstra a cada corrida, segundo a opinião dos companheiros de pelotão, que as suas aptidões no apoio ao chefe-de-fila são fundamentais para o sucesso e cumprimento dos objectivos da equipa.

Luís Fernandes falou com a APCP sobre o importante trabalho de um ciclista em prol do seu líder, as corridas disputadas até ao momento e futuras ambições da formação dirigida por José Barros.

Conta-nos sobre o trabalho de gregário que tens realizado dentro da equipa.

O trabalho de gregário que tenho realizado é o de abdicar do sucesso pessoal para servir a equipa e o líder… colocar a cara ao vento, neutralizar fugas, carregar bidons e ainda alimentos. Deixar todas as minhas forças na estrada com o dever cumprido, para que no final a equipa vença!

A OFM-Quinta da Lixa tem-se destacado em todas as provas do calendário português, finalizando sempre com corredores nos primeiros dez lugares, além de somar já quatro vitórias. Que balanço fazes até ao momento, não só a nível da equipa como também a nível pessoal?

Se o ano de 2013 foi um sucesso, o que dizer do ano 2014! O balanço é bem positivo para a equipa como pessoalmente.

Em Portugal, tivemos apenas duas provas em Abril. Em que medida o número reduzido de corridas afecta o rendimento que podes ter ou não na estrada? Superas a falta de competição com treinos?

Ao longo dos últimos anos, o nosso ciclismo tem vindo a assistir a várias alterações, tanto na estrutura das equipas como nos orçamentos disponibilizados pelos patrocinadores, o que se reflecte no calendário português. A falta de corridas em Portugal afecta o rendimento de um ciclista e a forma de tentar combater esta lacuna é fazendo meio-fundo.

Na prova terminada há dias, o GP Liberty Seguros, subiste ao pódio como equipa vencedora no colectivo. Soube a pouco depois de estar os primeiros dias de amarela com o Ricardo Vilela?

Sim, podemos dizer que soube a pouco. Queríamos a vitória final com o Ricardo Vilela ou o Nuno Ribeiro, mas deixámos tudo na estrada e não foi possível. O Rafael Silva estava muito forte e foram ganhando segundos todos os dias. Temos que dar os parabéns à Efapel.

Embora não contando para o Ranking nacional, participaste em Espanha na Klasika Primavera Amorebieta. Como correu essa experiência?

É sempre uma boa experiência. Posso dizer que foi uma corrida de loucos, toda a ‘full gás’. Foi uma corrida à Moto GP, com a equipa do Valverde a controlar a Klasika.

Olhando às próximas competições do calendário nacional, quais as principais ambições da equipa face a essas provas?

Onde vai, a OFM-Quinta da Lixa é sempre para tentar ganhar! Temos vários atletas bons, com qualidades para podermos estar bem em todas as provas do calendário nacional.

______
Entrevista realizada para APCP
Ranking APCP completo aqui
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.