Avançar para o conteúdo principal

Celina Carpinteiro na liderança da Taça de Portugal

Celina Carpinteiro venceu a 3ª prova pontuável da Taça de Portugal Liberty Seguros. A experiente corredora do CC Ouriquense vinha de uma vitória na 2ª prova disputada em Abril, prevalecendo uma vez mais na meta este sábado, assumindo a liderança da Taça Feminina.

Um curto pelotão de 11 corredoras disputou o percurso de 92,8 km em Torres Vedras. Entre os nomes presentes, destacaram-se algumas das atletas recém-chegadas da Vuelta a Gipuzcoa, prova espanhola onde estiveram pela Selecção Nacional, mais precisamente a vencedora de hoje Celina Carpinteiro (CC Ouriquense) e as seguintes a cruzar a meta a 1s Daniela Reis (Acreditar/AC Malveira), a 3s Ilda Pereira (CC Ouriquense) e a 6s Ana Rita Vigário (BMC/Sram/Póvoa de varzim). Este quarteto demonstrou maior ritmo competitivo, vindo no seguimento da participação além-fronteiras, de suma importância no desenvolvimento e crescimento enquanto atletas.

Com a conquista da prova, a campeã nacional Celina Carpinteiro assumiu a liderança da Taça de Portugal com 48 pontos, destronando Daniela Reis para a 2ª posição a 1 escasso ponto. Na 3ª posição encontra-se Isabel Caetano, mantendo os 25 pontos obtidos até à prova anterior, já que não esteve presente nesta terceira jornada.

Entre as 9 juniores, a vencedora no final dos 69,6 km pedalados foi Andreia Alves (Acreditar/AC Malveira), que assumiu de forma categórica a liderança da Taça no seu escalão com 52 pontos. A jovem corredora também esteve na referida prova em Gipuzkoa, chegando mais forte a Torres Vedras e triunfando em solitário na meta, a 7m35s de Ana Rita Inácio (Spirantt/Ginásio Spald) e a 9m01s de Vitória Oliveira (Viveiros Vítor Lourenço). No Ranking da Taça, ocupa o 2º lugar Ana Silvestre (Atlantic Service/Clube Xelb) com 43 pontos e o 3º lugar Ana Lopes (CC Ouriquense) com 37 pontos.

Em cadetes e veteranas pedalaram-se os mesmos 58 km. Sem surpresa, a vencedora das duas provas anteriores em cadetes imperou igualmente na terceira. Consolidando a liderança da Taça com 60 pontos, Beatriz Lopes (CC Ouriquense) foi a mais forte entre as 11 jovens superando na meta Soraia Silva (CC Bairrada) e Alexandra Santos (Viveiros Vítor Santos). No Ranking da Taça, em 2º lugar encontra-se Soraia Silva com 42 pontos e em 3º Maria Martins (CC Ouriquense) com 33 pontos.

Também em veteranas, entre as 4 corredoras em prova, o triunfo coube a Natália Mendes (Freeshop Bike), líder da Taça com 55 pontos, deixando em 2º a 1m06s Teresa Fernandes (Atlantic Service/Clube Xelb) e em 3º a 5m56s Orieta Oliveira (CC Ouriquense), que ocupam as mesmas posições no Ranking com 47 e 39 pontos respectivamente.

Colectivamente, o Clube de Ciclismo Ouriquense manteve a soberania na classificação por equipas.

A 4ª prova da Taça de Portugal Feminina está prevista para o dia 20 de Julho, sendo antecedida no final do mês de Junho pela realização do Campeonato Nacional.
 
Vitória de Celina Carpinteiro em Torres Vedras (Foto UVP-FPC)

Resultados Completos Elites
1 Celina Carpinteiro (Por) CC Ouriquense 2:46:58
2 Daniela Reis (Por) Acreditar/AC Malveira +1”
3 Ilda Pereira (Por) CC Ouriquense +3”
4 Ana Rita Vigário (Por) BMC/Sram/Póvoa de Varzim +6”
5 Vanessa Fernandes (Por) Associação 20km de Almeirim +32”
6 Liliana Jesus (Por) Individual +1:23”
7 Marisa Santos (Por) BMC/Sram/Póvoa de Varzim +4:22”
8 Ana Valido (Por) Acreditar/AC Malveira +7:09”
9 Ana Gaspar (Por) CC Ouriquense a1volta
DNF Ana Azenha (Por) BMC/Sram/Póvoa de Varzim
DNF Andreia Lopes (Por) CC Ouriquense

Resultados completos restantes categorias aqui
Relembrar 1ª Prova
Relembrar 2ª Prova
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.